Autoria: Sandra Baptista
A alfazema, também conhecida como Lavanda, é uma erva muito cheirosa, originária da Ásia.
De acordo com a História, ela foi inicialmente batizada pelos gregos com o nome de "nardus", em alusão à sua origem ligada a Naarda, uma cidadezinha na Síria, perto da região do rio Eufrates. Sua fama espalhou-se rapidamente pela Europa e foi ela a principal percursora do desenvolvimento e da expansão da arte da perfumaria e cosmética. Seus benefícios são tão amplos que, na aromaterapia, ela é considerada o óleo essencial básico para praticamente todos os tratamentos. Seu aroma é indicado especificamente para tranquilizar o sistema nervoso, agindo sobre a emoção e deixando as pessoas mais serenas.
Propriedades da alfazema
- É analgésica, antidepressiva, anti-inflamatória, anti-séptica, sedativa, sudorífica
- Excitante o sistema nervoso,
- Repele insetos, e cura picadas,
- Combate anemia, a acne, a asma, bronquite, catarro, gripe, resfriado, sinusite, tosse,
- Tem propriedades aromáticas desodorantes refrescantes
- Funciona como tônico capilar
- Limpa e amacia a pele
Efeitos colaterais e contra-indicações
Se for consumido em altas doses, pode ser depressiva do sistema nervoso e causar sonolência. Assim como outras plantas, não deve ser consumida em excesso e não se devem fazer tratamentos sem orientação médica. Outras contra-indicações: pessoas com úlcera devem evitar o consumo do chá.
Modos de preparo da alfazema
Infusão ou decocção:
- Ferver juntos: 10g ou 2 colheres de folhas secas picadas para cada meio litro de água e tomar uma xícara, duas vezes ao dia;
- Colocar 5g ou uma colher de sopa de flores de alfazema em uma xícara de água fervendo e deixar por 5 minutos. Pode ser adoçado com mel e bebido 4 vezes ao dia.
O chá de alfazema tem como princípios ativos: cumarina, taninos, saponinas, princípio amargo, óleo volátil (linalol) com perfume característico da alfazema. Este chá é bastante usado nos tratamentos de dor de cabeça e nevralgias, insônia, vertigens, bronquite crônica, nervosismo, asma brônquica, astenia, também contra problemas estomacais, como dispepsias, cólicas, flatulência e mau hálito.
Compressas e massagens:
- Colocar 10 gramas ou duas colheres de sopa em 1 litro de álcool neutro ou de cereais. É antisséptico e cicatrizante e, em massagens, alivia dores reumáticas;
Maceração:
- Colocar 50 gramas de flores em um litro de água por 15 dias e coar. Serve para contusões, alivia as dores e desincha.
Dicas:
- Banho: um banho perfumado com óleo essencial de Alfazema é um excelente tratamento contra a insônia.
- Na Cosmética: como água tónica ajuda a acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e é anti-séptica contra o acne. Protetor dermatológico.
- Em Aromaterapia: é um dos óleos essenciais devido à larga amplitude das suas propriedades curativas. É ante estresse; regenerador da pele, relaxante e combate as rugas.
- As Flores, menos potentes que o óleo essencial, são benéficas quando usadas como infusão para o cansaço, dores de cabeça, cólicas e indigestão. Devem ser colhidas no final da floração quando as pétalas começam a secar.
- Gargarejo com infusão de flores, alivia a dor de dentes.
Fontes:
Conheça o chá de alfazema e suas aplicações!
texto e fotos vem daqui: http://www.terapiasecursos.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário