Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 7 de maio de 2011

Açaí

(Fonte: http://frutasecompanhia.blogspot.com/2009/05/acai.html)

Nome popular: Çaí-do-pará, Açaizeiro, Assai, Juçara, Piná, Palmito
Nome científico: Euterpe oleracea.
Colheita: Colher frutos pretos e opacos, quase cerosos, na estação seca (agosto a dezembro), em sua região de origem.
Finalidade: É adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, resolutivo, depurativo, auxilia a tratamentos no fígado,
Combate: Diarréia, icterícia, cirrose, anemia e vermes

Uso:
- óleo das amêndoas: adstringente, resolutivo;
- decocção das raízes: diarréia, depurativo;
- suco ou vinho da polpa dos frutos: fígado, icterícia, cirrose, anemia;
- no preparo de sucos, refrescos e sorvetes. Com farinha d'água ou de tapioca, para acompanhar peixes, camarão seco, carnes e arroz com feijão;
- palmito cru: em saladas, empadas, pizzas, omeletes, cremes, picles e ração animal;
- frutos novos: distúrbios intestinais e vermes;
- palmito (em forma de pasta): conter hemorragias após extrações dentárias.

Lenda:

(Fonte: http://www.cdpara.pa.gov.br/acai.php)

“O nome Açaí teve origem quando, numa tribo indígena, existia uma mulher chamada Iaçá, ela era filha do cacique.
Como havia falta de alimento, o cacique decidiu que desde então se matasse toda a criança que nascesse na tribo. Certo dia Iaçá apareceu grávida e quando ela teve o bebe, o cacique tinha que cumprir com o que disse. Mandou matar a criança. Mataram e enterraram a criança perto da tribo.
Certo dia Iaçá,chorando, inconformada com a morte de sua filha, saiu para visitar o túmulo dela e percebeu que uma palmeira estava nascendo lá. Então todo dia Iaçá ia ver a palmeira, até que um dia, quando a palmeira já estava grande, ela viu a sua filha na direção da palmeira, Iaçá ficou assustada com aquilo. Quando Iaçá abraçou a menina, viu que era a palmeira e morreu.
No outro dia o cacique foi informado de que sua filha tinha morrido e quando ele chegou lá, viu sua filha abraçada na palmeira, então os Índios começaram a se alimentar daquela fruta que a palmeira produzia e em homenagem à sua filha, o cacique botou o nome daquela palmeira de Açaí, que é o contrário de Iaçá. E nunca mais faltou alimento na tribo, pois, agora eles tinham descoberto uma nova fonte de alimento, o Açaí.”

(Fonte: http://www.floresecesta.com.br/lenda-acai.aspx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário