Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alecrim

Nome científico

Rosmarinus officinalis L.

Família

Lamiaceae (Labiatae)

Sinonímia popular

Alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis.

Parte usada

Folhas e flores

Propriedades terapêuticas

Estimulante digestivo, anti-espasmódica, estomacal, vasodilatora, anti-séptica.

Princípios ativos

* Óleo essencial – Borneol; pineno, canfeno, canfora, cienol, acetato de bornila; diperteno – rosmaricina; tanino, saponina; ácidos orgânicos; pigmentos; flavonoides.

Indicações terapêuticas

Dores reumáticas, depressão, cansaço físico, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva, problemas respiratórios.

Gênero

Masculino

Planeta

Sol ou Mercúrio

Elementos

Fogo, Terra ou Ar

Uso mágico

Melhora a memória e sono. Purifica os ambientes, atrai jovialidade, dá poder, favorece a cura. Fortalece a saúde, o amor e a proteção espiritual. Luxúria.

 

clip_image001

1. Informações complementares

a) Origem

Sul da Europa e Norte da África.

Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo (o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.

b) Partes usadas

Folhas e flores.

clip_image002

c) Propagação

Estacas, ponteira dos ramos.

d) Modo de uso

Infusão das folhas frescas ou secas na forma de compressas, decoto das folhas na forma de loção, na forma de pomada usando-se o suco concentrado.

e) Lendas e mitos

Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita - se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto. Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.

     

Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e

clip_image003

alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.

f) Características e Cultivo

Arbusto rústico e persistente, atinge até 2m de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócolis e couve, atrai abelhas e repele moscas da cenoura. Solo drenado e permeável, vai bem mesmo nos pedregoso.

 

clip_image005

2. Propriedades

Bom para os rins e vesícula, e equilibra a pressão arterial, auxiliando

A boa circulação, auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia, é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

a) Cosmética

Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampu para fortificar.

Na pele restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).

Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho.

* Creme para lábios sensíveis: 1 colher de café de manteiga de cacau, 1/3 de colher de café de glicerina, essência de alecrim. Derreta a manteiga, misture a glicemia e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.

* Tônico facial de alecrim: 1,5 xícara de água, 1 maço de alecrim, ½ dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.

- Para pele precocemente envelhecida: 50gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coar e fazer compressa no rosto após a limpeza.

b) Utilização

* Uso caseiro: inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.

* Uso mágico: para proteção, amor, luxúria, purificação, cura, poderes psíquicos. Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre. Poção de amizade leva alecrim. Coloque-o em todos os banhos de purificação. Incenso de amor e defesa mágica, Faça óleo simples de alecrim e use-o para limpar as mãos antes dos rituais. Queime alecrim com junípero para limpeza astral.

* Aromaterapia: o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.

* Uso culinário: aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. O famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim.

ALMÔNDEGAS SUECAS

½ xícara de pão seco ralado em 2 colheres de sopa de creme de leite. Adicionar 250gs de carne de porco e 250gs de carne de vaca moídas, junte 2 colheres de sopa de cebola picadas e 1 colher de chá das ervas: alecrim, sálvia e tomilho.

Mexa bem e tempere com sal e pimenta à gosto. Despeje nessa mistura aos poucos 3/4 de xícara de club soda. Junte um ovo bem batido. Misture bem novamente e faça bolas de 2,5 cm de diâmetro. Frite ligeiramente na manteiga.

3. Dosagem indicada

a) Dor de cabeça de origem digestiva

Em 1 xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá antes ou após as principais refeições.

b) Problemas respiratórios

* Xarope: para ½ litro de xarope adicionar o suco de 4 xícaras de cafezinho de folhas

frescas, tomar 1 colher de sopa a cada 3 horas.

* Infusão: 1 xícara de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de água, tomar xícara de chá a cada 6 horas.

* Tintura: 10 xícara de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de álcool de cereais ou aguardente, tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia em um pouco de água; para a maioria das indicações, inclusive hemorroidas.

* : as folhas secas reduzidas a pó têm bom efeito cicatrizante.

c) Para asma

Fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).

d) Para reumatismo, eczemas e contusões

Folhas cozidas no vinho usadas externamente.

e) Anti-séptico bucal

Infusão comum ou 30g de folhas e flores de alecrim em um litro de água durante 20 minutos. Tomar uma xícara (chá), 3 vezes ao dia.

f) Para sarna

Infusão bem forte aplicada externamente.

g) Cicatrizante de feridas e tumores

Folhas secas reduzidas a pó ou suco.

h) Outros usos

Usam-se ramos em armários para afugentar insetos.

Usado como tônico do sistema nervoso central e indicado em casos de esgotamento cerebral, excesso de trabalho e depressão ligeira.

Seu uso à noite pode alterar o sono.

Cuidado

Toxicologia: Em altas doses pode ser tóxico e abortivo. Em doses elevadas pode provocar irritações gastrointestinais.

Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos. Em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário