Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caapeba

Nome científico

Pothomorphe peltata (L.) Miq.

Família

Piperáceas

Sinonímia popular

Capeba, caapeba-do-norte, catajé, malvarisco, caapeba cheirosa, pariparoba. guaxima.

Sinonímia científica

Pothomorphe umbellata (L.) Miq.

Parte usada

Raiz, folha, caule, sementes.

Propriedades terapêuticas

Diurética, desobstruente, emoliente, resolutiva, tônica, estomáquica, sudorífera, febrífuga, antipirética, antipiléptica.

Princípios ativos

Óleo essencial, substâncias fenólicas, esteroides, mucilagens, pigmentos, apiol.

Indicações terapêuticas

Moléstias das vias urinárias, afecções das vias respiratórias, escorbuto, escrofulose, resfriado, licoreira, úlcera, sífilis, doenças gástricas, pleurisias, tumores, furúnculos, fígado, vesícula, baço, amenorreia, dispepsia, menstruação.

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Outros sinônimos científicos

Piper umbellatum L.

Heckeria umbellata (L.) Kunth.

Lepianthes umbellatum (L.) Raf.

Peperomia sidaefolia A. Dietr.

Peperomia umbellata (L.) Kunth.

Piper dombeyanum C. DC.

Piper peltatum Ruiz & Pav.

Piper sidaefolium Link & Otto.

Piper umbelattum L.

Piper umbellatum var. majus C. DC.

Pothomorhe alleni Trel.

Potomorphe dombeyana Miq.

Potomorphe sidaefolia Miq.

b) Outros nomes populares

Capeua, aguaxima, caapeba-verdadeira, malvaísco, caena, capeva, lençol-de-santa-bárbara.

c) Origem

Brasil, ocorrendo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.

d) Uso medicinal

Tanto na homeopatia como na alopatia, ela é recomendada no tratamento da sífilis, leucorreias, amenorreias, úlceras e dispepsias.

Com suas propriedades emolientes e desobstruentes, as folhas da caapeba promovem a cura de moléstias das vias urinárias, do escorbuto, escrofulose, resfriados, leucorreias, úlceras, sífilis e doenças gástricas.

As cascas em decocções atuam contra as afecções das vias respiratórias.

Em uso externo, as sementes agem beneficamente nas pleurisias, servindo ainda como maturativas nos tumores e furúnculos. As raízes funcionam como febrífugas, sudoríferas, diuréticas e estomáquica, combatendo as doenças do fígado, vesícula e do baço.

Um estudo farmacológico com ratos confirmou sua atividade antimalárica sobre Plasmodium berghei, tanto via oral como subcutânea.

Num outro ensaio provou-se a ausência de atividade mutagênica desta planta.

No seu extrato encontrou-se alta atividade antioxidante. Num estudo fotoquímico com esta planta isolou-se e identificou-se o composto nerolidycatechol.

Das folhas foram isolados os apióis Dill e Parsley. O apiol tem sido usado para combater a febre e regular a menstruação.

2. Dosagem indicada

a) Estimulante das funções (estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço), diurética

Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (chá) de raízes picadas, 1 colher (chá) de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de manhã em jejum e outra antes do almoço.

b) Debilidade orgânica, estimulante das funções (estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço)

Coloque 2 colheres (sopa) de raízes e folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco e coe. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.

c) Afecções das vias respiratórias (tosses e bronquites), febres

Coloque 1 colher (sopa) de folhas e caules picados em 1 xícara (café) de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo brando até dissolver completamente o açúcar. Tome 1 colher (sopa) de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.

d) Maturação de furúnculo, queimaduras superficiais, dores de cabeça, reumatismo

Lave muito bem, enxágue e fatie 1 folha fresca. Coloque em um pilão e amasse bem. Espalhe em um pano e exponha ao vapor da água em fervura. Espere amornar e aplique, ainda morno, sobre o local afetado, na forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.

e) Pleurisias, abscessos, furúnculos

Secam-se as sementes e reduzem-se a pó. Este pó , misturado com óleo de linhaça, dá bom resultado na pleurisia. Aplica-se em forma de cataplasma nas costas e região dos pulmões.

f) Queimaduras

Suco das folhas para aplicação tópica.

3. Curiosidade

O nome indígena significa Caa (folha) peba (larga).

Observação:

Outras plantas são conhecidas pelo Brasil como caapeba, com características diferentes. Por isso é bom certificar-se de que espécie se trata realmente, para se fazer o uso correto. Não faça automedicação, tenha sempre um acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário