Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Glossário (D)

Dália

O suco das folhas e talos, alivia as queimaduras de lagartas, de fogo, e picadas de insetos; as flores aliviam febres, sarampo e varíola. As batatas contêm óleo amargo com propriedades diuréticas e sudoríficas.

Damiana

Sinônimos: Turnera diffusa, Turnera opífera. - O chá das folhas, tomadas após as refeições, é um bom tônico geral e estimulante. É afrodisíaca, contra inapetência masculina, má digestão, dispepsia, incontinência noturna da urina, nos problemas renais. É um poderoso expectorante.

Dedaleira

Sinônimo: Digitalis purpúrea. - Tônica do coração; útil nas bronquites crônicas e tosse. A planta é venenosa. É melhor usar tintura-mãe homeopática. A digitalis extraída da planta tem ação vasoconstritora e efeito sobre os rins e o fígado.

Dente de leão

Taraxacum officinale, Amor-dos-homens. - Planta conhecida desde a antiguidade, para fortificante dos nervos, do cérebro e das vistas; rica em vitaminas e sais minerais; fortifica e depura o sangue; melhora o apetite, combate gases, prisão de vente; o leite cura feridas; combate a diabete, câncer da bexiga, ótimo par o fígado e os rins. Das folhas novas se faz uma ótima salada, das outras suco com água e limão. Das raízes se faz um café dos mais saudáveis.

Dorme dorme

Sinônimos: Sensitiva, Não-me-toque, Mimosa pudica, Mimosa humillis. - O chá das folhas, em dose fraca, é usada como purgativo; depurativo; reumatismo; em banhos ou emplasto sobre o órgão doente, combate o ingurgitamento do fígado, hepatite, inchaço das pernas.

Douradinha do campo

Sinônimos: Policourea rígida, Critadeira. - O chá das folhas e flores secas é indicado nos seguintes casos: obesidade(auxiliar no tratamento), como diurético, rins e bexiga, gota(para eliminar ácido úrico), cistite, dificuldade de urinar, elimina pedras; cura as endemas e eczemas, benéfico nas afecções pulmonares, bronquites e tosses, para combater a sífilis e amolecer tumores. O chá muito forte provoca vômitos. Prepara-se o chá por infusão: 1 xícara (cafezinho) de folhas e flores secas picadas em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 6 vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário