Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Glossário (A)

Abacateiro

Sinônimos: Persea gratissima Gaertn, Árvore de manteiga. - As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitaminas. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate o artritismo e a gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos biliares e, melhora os rins e a bexiga. Somente devem ser usadas as folhas secas do abacateiro, porque as verdes produzem palpitações cardíacas e prejudicam o coração. O caroço ralado e macerado em álcool serve para fricções contra o reumatismo e nevralgias, e, torrado, o pó, (uma colher de chá combate as diarreias, gases intestinais e os vermes. A massa do fruto ou suco do carroço são tônicas do couro cabeludo e melhora os cabelos.

Abacaxi

A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado; favorecem a digestão, são depurativos do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerante geral, os seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, bronquites e dores de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.

Abóboras

Sinônimos: Cucurbita maschata Duch, Abobora rasteira, Abóbora cheirosa, Abóbora moranga, Jerimum. - As sementes ajudam a eliminar as lombrigas e a solitária. Esmagar dois copos de semente de abóbora fresca e sem casca, num pouco de leite. Tomar em jejum. Duas hora depois, tomar duas colheres de óleo de Rícino. Não ingerir nenhum outro alimento. Se no dia seguinte as tênias não tiverem sido expulsas repetir mais uma vez o tratamento. O suco das folhas e das flores curam inflamações do ouvido, dos rins, da bexiga, da próstata, do estômago, da erisipela e aplica-se em queimaduras. A abóbora a as flores, são bom alimento; da casca se faz um fortificante especial. Chá do cabinho e das folhas combate febres e favorece a urina.

Abóbora-d'anta

Sinônimos: Trianosperma trilobata, aboboreira-do-mato. Originária do Brasil, tem alto poder medicamentoso. É um dos mais poderosos depurativos do sangue, e indicada com resultados surpreendentes no reumatismo agudo ou crônico, na ciática e no ingurgitamento das glândulas internas. Usa-se o cozimento das cascas ou raízes para meio litro de água. Cozinhar bem, coar e tomar o chá.

Abutua

Sinônimos; Uva-do-rio-apa, butua, parreira brava, videira silvestre. - É uma trepadeira muito bonita que produz cachos de bagas pretas semelhantes à uva, mas que não devem se comidas. - Combate eficazmente a dispepsia por falta de suco digestivo. Empregada nas más digestões, tonteiras, diurético, tônico e anti-febril, contra dores, esclerose, nervosismo e de ótimo efeito nas menstruações difíceis, nas cólicas anteriores e posteriores ao parto, regras atrasadas, hidropisia, corrimento blenorágico. Usam-se a raiz e lascas do tronco em infusão (20 gramas para 1 litro de água).

Abutua-jarrinha

Sinônimos: Aristoloquia, capa-homem, jarrinha, cipó-mata-cobras, papo-de-peru, parecido com cipó mil-homens; as flores e as raízes gozam de propriedades curativas para o estômago, para atonia do útero, esclerose, falte de apetite, cólicas, nevralgias, tristeza, sono após as refeições, úlceras varicosas, hidropisia. Diz o erudito Dr. Mure que esta planta dá ótimos resultados nas pessoas muito sensíveis e nervosas com sobressaltos, tristeza contínua sem causa aparente, sono agitado por sonhos extravagantes. O chá é feito com as flores e raízes em infusão. Uso int. 2 vezes ao dia.

ACACIA
Nome científico: Acácia Horrida, Acácia Senegal
A Acácia pertence a família das Leguminosas Mimosídeas.
Seus ramos são fortes e suas flores muito perfumadas.
Através de incisões no tronco dessa planta, originaria da África do Sul, que se extrai a goma arábica, uma substancia densa e pegajosa. A Acácia é recomendada para o tratamento de problemas intestinais, queimaduras, sendo indicada ainda para uso veterinário, uma vez
que constitui um excelente remédio para nefrite canina.

Acácia-Jurema

Sinônimos: jurema-preta, jerema. Os índios brasileiros fazem com ela uma beberagem e dizem que, com ela, se encantam e se transportam ao Céu. As cascas desta planta são ricas em Estrifino, as quais são empregadas em casos de úlceras, cancros, flegmão e erisipelas. O chá em infusão. 1 colher das de sopa das cascas para meio litro de água fervente. Uso int.

Acaciroba

Sinônimos: Hydrocotyle umbelata, erva-do-capitão. É uma planta que dá no brasil e na Argentina. Muito recomendada para doenças do fígado. Usando-se para tal, as folhas. Usa-se a infusão, como diurético, nas doenças do baço, desinteiras, moléstias da pele e males causados pela sífilis. O uso dessa planta deve ser moderado pois em dose elevada provoca vômitos.

Acanthea virilis

Sinônimos: marapuama, pau-homem. Arbusto comum no norte do Brasil. Flores brancas, de perfume penetrante de jasmim-laranja. O cozimento das cascas é usado contra reumatismo, nevralgias, doenças do sistema nervoso e impotência masculina. Quando se verifica a queda das forças genitais, o uso deste vegetal dá resultados altamente satisfatórios, sendo considerado específico da neurastemia genital. O chá é feito em cozimento das hastes e raízes das plantas novas. Tomar 4 xícaras ao dia.

Açafrão

Sinônimo: açafrão-oriental. - Usam-se os estigmas em chá ou cozimento para combater gases intestinais, doenças dos rins, histeria, perturbações nervosas, asma, tosse, bronquite, coqueluche, melancolia. A raiz é diurética, digestiva e acelera a circulação. Em doses elevadas produz, embriaguez e delírio. É preciso cuidado! Usar doses fracas, 1 vez ao dia.

Açoita-cavalo

Sinônimos: Luhea grandiflora, Ivitinga, mutamba-preta, caa-abeti, papeá-guaçu. O cozimento das cascas usas-se para clísteres, desinteria e hemorragia, artrite, úlceras internas, limpar o sangue, leucorreia, reumatismo, tumores e inflamações internas. Usar As folhas e flores desta planta, misturadas com folhas de gervão, agrião e casca de angico, dão um ótimo xarope contra tosse. Todas as Luheas conhecidas por açoita-cavalo são adstringentes.

Acônito

Sinônimo: Aconitum napellus; Antinevrálgico, sobretudo na nevralgia facial. Indicado nas febres e no início do tratamento de todas as doenças inflamatórias e febris com calafrio seguido de calor seco e ardente. Usar a tintura-mãe homeopática na dose 2 gotas em 1 cálice de água de 2 em 2 hora. "Não dar Acônito nas febres em que há envenenamento do sangue.

Actea racemosa

Sinônimo: Cimifuga: Usada em nervosismo, perturbações cardíacas reflexas do útero e do ovário. A ação do coração parece cessar de repente, sufocação iminente, palpitação ao menor movimento. Dores nas mamas, especialmente do lado esquerdo. Nevralgia ciliar. Prefira usar Homeopatia. Usar tintura na 30ª dinamização, 10 gotas pela manhã em 1 cálice de água, e 10 gotas à noite.

Açucena-Branca

Os bulbos são emolientes, para supuração de tumores; o óleo emprega-se nas nevralgias e dores de ouvido.

Agoniada

Sinônimos: Plumeria lancifolia Muell, Agonium, Arapué, Apocinaceae - Indicações: menstruações irregulares, dolorosas, inflamação do útero e ovários. Nas febres intermitentes, clorose e adenite. Substituto da quinina. Parte usada; folhas secas (infusão: preparar o chá com duas xícaras(cafezinho) da planta picada em um litro de água. Tomar de 4 a 6 xícaras de chá ao dia. Cascas secas: Decocção (preparar o chá com duas xícaras (cafezinho) da planta picada em um litro de água. Tomar de quatro a seis xícaras de chá ao dia.

Agrião

Sinônimos: Nasturtium officinale, agrião d'água. Emprega-se o suco e o chá no raquitismo, afecções da pele e pulmões; tosse, catarro no peito, bronquite alérgica, limpa o sangue, os rins, o fígado de seus cálculos. Deve ser usado cru, pois cozido perde suas propriedades medicinais. As mulheres grávidas não devem comer agrião em grande quantidade, pois devido à sua ação sobre a matriz pode provocar o aborto. Com 250g de suco, 1 clara de ovo e 350g de açúcar, se faz um bom xarope para tosse e catarro pulmonar.

Agrião do Pará

Sinônimos: Spilanthes acmella murr, Agrião do Brasil, nhambu; tem as mesmas indicações do que dissemos acima. Mas é empregado também o extrato das flores frescas contra dor de dente. Com um palito, mergulha-se um pedacinho de algodão no suco e põe-se na cárie dentária. Muito usado pelos sertanejos brasileiros.

Agrimônia

Estimulante, tônica dos nervos, melhora o apetite, ajuda na má digestão, combate impurezas da pele, cálculos renais e biliares, favorece o funcionamento do fígado e a cura de inflamações das amígdalas, da faringe, das anginas, da boca e da garganta.

Aguapé

Sinônimos: Lírio d'água, Orelha de burro. Usar as raízes como adstringentes para combater as desinterias, as flores para blenorragia e outros corrimentos do aparelho genital.

Aipo das hortas

Sinônimo: Celeri ou cerely. Os talos comem-se crus em salada e são apropriados nos males uterinos, na falta de regra; O chá das folhas é bom na extinção da voz, diurético, contra gases e é depurativo do sangue. Como alimento ou em forma de chá, é aconselhado aos que sofrem de artrite, de reumatismo ou de ácido úrico. Sua raiz é empregada contra cálculos do fígado e dos rins, como na icterícia. Regulariza as menstruações. Externamente, é recomendado nas inflamações dos seios das mulheres que recém deram à luz, devido ao estancamento do leite.

Alcachofra

Sinônimo: Cynara Scolimus: Excelente para o fígado, icterícia, escorbuto, febre reumatismo crônico e prisão de ventre; enérgico diurético eliminador de ácido úrico, aumenta a secreção biliar, a flor é boa salada, comece a parte final das folhas e o coração da alcachofra. Faz baixar a pressão arterial. Evitar seu uso durante o período da lactação.

Alcaçuz

Sinônimo: Raiz-doce. Esta espécie é brasileira, descoberta pelo sábio botânico Von Martius, que disse certa vez: "As plantas brasileiras não curam; fazem milagres!". Tem as mesmas propriedades do alcaçuz europeu, cujo nome botânico é Glicirrhiza Glabra. Acredita-se que mascando habitualmente a raiz do alcaçuz, abandona-se com facilidade o vício de fumar. Usado ainda na prisão de ventre, nas inflamações das vias urinárias. As raízes em cozimento são valioso remédio contra tosse, falta de ar, bronquite e rouquidão.

ALECRIM
Nome científico: Rosmarinus officinalis
Segundo as crendices populares, o alecrim é uma planta que ajuda a espantar o mau olhado,a inveja. Mas essa planta, que pertence a família das Labiadas,tem ainda inúmeras funções terapêuticas. É indicada, entre outras coisas, para o tratamento de abscessos, asma e reumatismo. 0 alecrim apresenta caule lenhoso, com folhas pequenas e finas. Suas flores são azuladas, possuindo também frutos. Esta planta exala um perfume forte, por isso é utilizada pela indústria de perfumes. Uma outra propriedade importante do alecrim é a de estimulante, dando força e vigor 'as pessoas com fraqueza e exaustão devido a atividades físicas e intelectuais.

Alecrim-de-jardim

Sinônimos: Rosmarinus officialis, Alecrim de jardim, Rosmarino. Emprega-se muito na debilidade cardíaca, é excitante, tônico do coração e do estômago combate gases, é antisséptico. Usa-se o chá na falta de apetite, histeria, nervosismo, digestões difíceis, tosses, bronquites. Males do fígado rins e intestinos. Provoca suor. Em banhos, alivia o reumatismo e cura feridas. A infusão deve ser feita com 6 a 10 g das folhas para meio litro de água fervente. Este chá também é bom para menstruação irregular, emoção de grande pesar e retenção de urina. Na aplicação externa para lavagens vaginais. O vinho de alecrim pode ser usado para combater o fastio. Para isso usar 60 g de folhas em infusão, coar, e nesta infusão misturar vinho branco doce. Tomar 1 cálice pequeno pela manhã em jejum e outro após as refeições. Não ferver o alecrim, pois suas propriedades se perdem.

Alface

Sinônimos: Lactuca sativa, Alface das hortas. - Calmante, contra insônia, palpitações do coração, ajuda ao estômago; nas vertigens, alface com malva combate a tosse e os catarros.

Alfafa

Sinônimo: Luzerna. - Bom reconstituinte, antiescorbútico; o suco fresco é excelente contra raquitismo; contém muitas vitaminas; abre o apetite; calmante dos nervos; combate a cistite crônica e o reumatismo. Contra apendicite. Seu cozimento usado para banhos e fricções alivia e estimula os membros cansados e doloridos.

Alfavacas

Sinônimos: Ocimum Basilicum, Ocimum gratíssimum, Basilicão, Manjericão, alfavaca-do-mato. Usa-se o cozimento das folhas em banhos, emplastos e bafos, no tratamento do reumatismo, inflamação dos testículos, paralisia, pernas inchadas, cálculos e cólicas renais. Internamente, o chá em infusão para areia dos rins, tosse convulsa e irregularidade menstrual, angina, ajuda o estômago, diurético, estimulante, sudorífico. 5 g de folhas para meio litro de água fervente.

Nome científico: Ocinum Basilicum
Pertencente a família das Labiadas é uma planta herbácea (erva), originária dos países com clima tropical, a exemplo do Brasil. A Alfavaca é aromática e pode ser muito útil na cozinha para a preparação de molhos e sopas, conferindo um paladar especial ao prato. Quando dessecada conserva intacto o seu perfume.
É uma planta anual (que só cresce em determinadas épocas do ano).
Apresenta-se com uma haste reta, suas folhas são verdes e brilhantes, um tanto carnosas. Para a preparação de medicamentos são utilizadas suas folhas frescas ou secas.
É conhecida ainda pelos seguintes nomes: manjericão-de folha- larga, manjericão-dos-cozinheiros, erva-real, remédio-de-vaqueiro etc..

ALFAZEMA
Nome científico: Lavandula Officinalis
Esta talvez seja uma das plantas aromáticas mais populares de nosso pais.
Sua origem, entretanto,é européia. Pertence também 'a família das Labiadas.
É um arbusto perene, isto é, que não precisa ser replantado, cuja altura varia entre 50 cm a 1 m.
Suas folhas são longas e finas, cobertas por uma lanugem esbranquiçada, distribuídas em vários ramos. As flores são azul-violeta, reunindo-se em glomérulos com a forma semelhante a uma espiga.
A alfazema é indicada para os casos de nevralgia, excitação nervosa, insônia, vertigens, laringites, entre outras aplicações,além de sua utilização na perfumaria. Para a preparação de medicamentos,utilizam-se suas flores, que devem ser dessecadas ao ar livre e a sombra.

Sinônimos: Lavandula vera, Lavandula officialis, alfazema do mato: Excitante e antiespasmódica. Na falta de regras, promove ou restabelece o fluxo menstrual. Usa-se o chá das folhas para expelir gases intestinais. Para asma, afecções do fígado e baço, nervosismo, dor de cabeça, neurose cardíaca, ventuosidade, tosses catarrais, feridas, abcessos, acne, reumatismo, gota. Sua essência combate piolhos e outros parasitas. A infusão das sementes serve para digestões difíceis.

Algodoeiro

Sinônimos: Gossypium hirsutum, algodão: Suas folhas, em infusão, são úteis em casos de catarros intestinais, diarréia, o sumo das folhas alivia queimaduras e cura feridas; inflamações uterinas, corrimentos vaginais, dores ovarianas. A casca da raiz e as sementes são diuréticas e empregam-se nas afecções dos rins e hemorragias após o parto, retenção da placenta. favorecem as menstruações difíceis; provocam contrações uterinas e não se recomendam a mulheres gestantes. Aumenta a secreção de leite nas glândulas mamarias.

Alho

Sinônimos: Allium sativum, alho-comum, alho-manso: os dentes do alho fervidos com leite em forma de chá, são usados para baixar a pressão arterial, desinflamar os brônquios, abortar a gripe. Febrífugo, contra diabete, alho com azeite alivia a dor de ouvido. Combate areia e pedras da bexiga. O Botânico Oriard diz que "externamente o alho socado cru, misturado com um pouco de manteiga fresca e aplicado sobre ferimentos causados por prego enferrujado, espinhos, lascas de madeira, vidros, matéria plástica etc., faz com que se desinflame". O chá do alho pode ser usado misturado com anis-estrelado e raiz de funcho para corrigir o mau hálito.

Almeirão

Sinônimo: Chicória: Evita perturbações estomacais; bom para o fígado e os rins; digestivo; brando laxativo; como salada, é saudável. Seu uso frequente renova e fortalece a pessoa.

Aloés

Ir para Babosa.

ALTEIA
Nome científico: Althaea Officinalis
Pertencente a família das Malváceas, a Alteia é uma planta perene (que não precisa ser replantada). Seu caule é reto e pode atingir a altura de dois metros. Suas flores possuem cinco pétalas e as folhas são ovais, cobertas por uma lanugem prateada que dá a elas uma coloração prata.É também conhecida como malvaisco ou malvarisco.
A Alteia pode ser usada como laxante,calmante,diurético e expectorante. Esta planta se adapta bem a terrenos úmidos e pantanosos.

Sinônimos: Althaea officinalis, malvaísco, malvarísco. As folhas e raízes são usadas como emolientes nas irritações da pele; O chá das folhas em infusão serve como loção e fomentação para acalmar dores e erupções cutâneas. O cozimento das raízes e flores é bom para curar tosse nas crianças e pessoas idosas.

Ameixeira do japão

Sinônimo: Nespereira, Ameixa-de-inverno. - Fruta amarela que dá no fim do inverno. Fruta laxativa; combate a prisão de ventre e diarreia nas crianças; das folhas se faz um bom xarope contra tosse; é adstringente e emoliente; ajuda a baixar a pressão; é depurativa; chá das flores e folhas combatem a gripe. Rica em vitaminas.

Ameixa-do-Japão

Sinônimos: Ameixa-amarela; Prunus triflora. - A ameixa-do-Japão é planta que tem sua origem na Ásia, tendo-se aclimatado no Brasil. Externamente ela tem uma casca vermelho-escura, na parte interna sua polpa é amarela, com uma única semente. Ainda hoje, no Japão, todas as famílias tradicionais fazem anualmente um ritual de salga e conservação dessa preciosa ameixa japonesa, que não é tocada senão após três anos. Aqui no Brasil e em outras partes do mundo, pode ser obtida em lojas macrobióticas, e tem infinidade de usos como comida e como medicamento. - É emoliente, depurativa de todos os órgãos internos, tem um grande poder desintoxicante. Nos casos de gripe muito forte os macrobióticos usam esta ameixa salgada picada em pedacinhos dentro de uma taça de banchá ou chá-verde natural folhas são antes torradas levemente numa panela esmaltada em fogo médio. Depois junte água fria e deixe ferver dez minutos. Tomar 2 vezes ao dia, após as refeições.

Ameixa-Preta

Existem mais de 150 espécies. É de uso mundial como laxativa, seja comendo umas 7 a 10 frutas, mesmo secas, ou fazendo chá delas. É indicada na prisão de ventre, contra hemorroidas, desobstruente do fígado e dos intestinos. Rica em fósforo, sendo daí boa para fortalecer o cérebro dos intelectuais e estudantes.

Amêndoas-Amargas

Sinônimo: Amygdalus communis amara: - - A árvore que produz as amêndoas-amargas tem as folhas alongadas, lanceoladas e dentadas nas bordas; flores que nascem isoladamente, e fruto oval, achatado e recoberto de lanugens. Muitas são as espécies desta planta, sendo em número de vinte as conhecidas, e, quanto às suas variedades, estas, segundo alguns autores, além de seiscentas. - A amêndoa-amarga é fruto gostoso e por isto muito apreciado, sendo também nutritivo. Dá em vários Estados do Brasil, mas é cultivado em mais alta escala no Rio Grande do Sul. Contém emulsina (que é uma espécie de fermento), óleo, goma e sacarina, sendo nela encontrada também uma substância denominada "Amigdalina", que, misturada com água e sob a influência da emulsina, sofre um desdobramento, produzindo glicose e ácido cianídrico. A presença deste veneno no fruto exige muita cautela na ingestão do mesmo, que pode acarretar envenenamento. - estas amêndoas são alimentícias, dotadas de poder emoliente e sedativas. Muito indicadas no tratamento das doenças do estômago, do aparelho urinário, das tosses e bronquites, cálculos e catarros vesicais, hemoptises e gonorreias.

Amêndoas-doces

Sinônimo: Amygdalus communis dulcis:. Essas amêndoas são achatadas, um tanto compridas e externamente de uma cor pardo-amarelada. Contém uma substância, cuja consistência é dura, sendo inodora, esbranquiçada e de sabor doce. A Amygdalus communis dulcis é encontrada com relativa abundância em muitos pontos do nosso pais, principalmente nos Estados do Sul. - Emoliente. Usam-se as amêndoas-doces para debelar as febres e as inflamações em geral. Antigamente se preparava um bolo com estas amêndoas, o qual entrava no regime alimentar dos diabéticos, como sucedâneo do pão, de maneira vantajosa, assim prestando aos doentes real benefício.

Amendoim

Sinônimo: Arachis hypogaea. As sementes são estimulantes e reconstituintes. Torradas; com açúcar, limão e água, dão um rico refrigerante. É bom as crianças comerem um pouco por dia; contém vitamina A, indicada para fortalecer a vista, a pele e a mente.

AMI
Nome científico: AmmMajus
É encontrada na Itália, nos terrenos áridos. Pertencente a família das Umbeléferas, possui uma raiz lenhosa, caule cespitoso. Pode chegar à altura de 1,5 m. Seus ramos são finos e cilíndricos e as folhas franjadas. As flores são esbranquiçadas e amarelas e os frutos contém várias sementes.
Esta planta possui várias utilidades terapêuticas,sendo indicada, principalmente, para problemas digestivos e favorecimento da secreção láctea e menstruações.

Amor-de-Homem

Sinônimo: Chaptalia tomentosa. A semente cozida usa-se externamente para lavar úlceras e tumores linfáticos. As folhas aquecidas e colocadas nas têmporas curam dor de cabeça e produzem sono.

Amor-do-Campo

Sinônimos: Desmodium axilare, carrapicho, mundurana, barba-de-boi. Usa-se o cozimento das folhas no tratamento da leucorreia, ou corrimento, blenorragia, diarreia. Indicada para dores nos membros, disenterias, inflamação e rubor do pênis e gonorreia.

Amor-Perfeito

Sinônimos: viola tricolor, violeta-de-três-corres, Jacea, Erva-da-Trindade. Depurativo do sangue, indicado nas erupções, eczemas, herpes, reumatismo, manifestações escrofulosas. Depura o sangue e as vias respiratórias. Suas flores são usadas contra espinhas e manchas na pele, vontade frequente de urinar, urina fétida e turva, palpitação do coração e dores de cabeça. A dose é de 10g de folhas para 1 litro de água fervente

Amora do mato

A infusão de suas folhas emprega-se em todas as classes de diarreias, azia, cãibras de sangue, hemorroidas; em gargarejos, nas inflamações da garganta e da boca. A raiz é boa contra hidropisia e areias nos rins, contra a pressão alta e a diabete.

Amora preta

Sinônimos: Morus nigra, Amora-da-silva. É árvore de copa ampla, com folhas mais compridas do que ovais, revestidas de pelos finos, e flores em cachos. Fruto ácido e comestíveis, sendo as folhas aproveitadas para alimentar o bicho-da-seda. - O lenho da amoreira é de qualidade apreciável, sendo usado na confecção de obras de marcenaria. - Adstringente. - Usa-se externamente, em gargarejos, para combater as aftas e inflamações das amígdalas. Emprega-se ainda em outras afecções da garganta.

ANGÉLICA
Nome científico: Angelica Officinalis
Pertence à família das Umbeloferas. É uma planta herbácea (erva.) que possui caule reto e com ramos, que pode chegar à altura de 2 m. As flores, rosadas, são pequenas e perfumadas. A Angélica é indicada, principalmente,para problemas estomacais e também como expectorante.. Existe ainda uma outra espécie, a Angélica Silvestris, que possui as mesmas propriedades, mas ainda pode ser usada como planta ornamental, com a vantagem de servir como estimulante de apetite para pessoas anêmicas.

Angélica-dos-jardins

Sinônimos; angélica-da-boêmia, angélica-sativa, erva-do-espírito-santo, raiz-de-longa-vida. É uma planta estimulante, depurativa, diurética, estomacal, emenagoga. Usa-se para: bronquites, cãibras, dores de cabeça, cólicas, debilidade e dilatação do estômago, doenças dos rins, bexiga, fígado, gota, reumatismo, rouquidão, convulsões enfermidades da garganta. Embriaguez habitual; tomar a tintura, 10 gotas ao dia. Contra gases, falta de apetite, tônica do coração e fraqueza dos nervos. - O chá das raízes de angélica misturado com chá de losna, é muito bom para cãibras no baixo-ventre e mucosidades pulmonares.

Angelicó

Chamado também de jarrinha ou cipó-mil-homens ou cassaú. Convulsões epilépticas, nevralgias, provoca suor; bom na falta de apetite, digestões pesadas; combate a febre, provoca regras e desinflama os testículos. A semente é abortiva, não recomendada para as gestantes.

Angico

Sinônimos: Piptadenia macrocarpa Bemth, Acácia virgem, Angico vermelho, Acácia angico. - Emprega-se a goma dissolvida em água quente com mel ou açúcar, para tosses, bronquites, rouquidão, asma e afecções respiratórias. O chá ou xarope da casca combate ainda a diarreia, desinterias e anginas. É adstringente, depurativo, hemostático e útil nas leucorreias e gonorréias. O chá da resina emprega-se em casos de pele irritada e queimaduras de sol.

Anil-Anileira

Sinônimos: Indigofera anil, anileira-da-índia. Dela resulta o popular anil, que se usa para ajudar a clarear a roupa branca. A haste, as folhas e as raízes em infusão servem contra dores nas articulações, dores nos nervos do rosto, perturbação na circulação com torpor nos membros, inflamações agudas da pele, que se caracterizam pela erupção de vesículas, hemorragia nasal.

Anis

Sinônimos: Erva-doce, Pimpinella anisum, anis-verde. Chá de uma colher de sementes combate: cólica de crianças, diarreia crônica, provoca sono, evita desmaios, vômitos, enjoos durante a gravidez, aumenta o leite das mães; é digestivo e contra azia. Tem ação sobre o cérebro, facilitando trabalhos intelectuais. Aumenta a urina. O cozimento das sementes mantém a juventude do rosto se usado como loção todos os dias.

Aperta-Ruão

Sinônimos: Piper aduncum, papa-buraco, jaborandi-falso: - O aperta-ruão é adstringente. Os frutos são diuréticos e resolutivos. Em casos de mau hálito, mascam-se folhas cascas ou raízes de aperta-ruão para perfumar a boca.

Araçá

O fruto é rico em vitamina C. Aproveitam-se as cascas, as folhas e as raízes para combater diarréias, disenterias, doenças do coração, das vias urinárias e de hemorragias.

Araruta

Sinônimos: Agontiguepe, Marantha arundinácea. Erva vivaz, com escamas; folhas pecioladas, alternadas, lanceoladas, com extremidade inferior em ponta aguda, um tanto peludas no lado inferior; flores de cor branca, pequenas, que se apresentam solitariamente ou então em panículas; e sementes de superfície enrugada, de um vermelho pálido. - É do rizoma que se extrai uma fécula branca, sem cheiro, de consistência delicada, tradicionalmente empregada em confeitaria para a confecção de biscoitos, bolos e doces. A araruta não é extraída somente da planta a que nos estamos referindo, sendo também obtida de outros vegetais, como por exemplo, a Marantha ramosissima, nas Índias; e no Chile da Alestremeria pallida. Entre nós, tira-se araruta também da mandioca e da batata-inglesa. Há algumas variedades, dentre as quais as seguintes: - Caixulta-de-São-Paulo, caixulta-comum, caixulta-especial, caixulta-gigante, Marantha indica e Marantha silvatica.A araruta contém uma substância de gosto acre que ataca a pele, irritando-a, e suas folhas constituem boa forragem. - A araruta é indicada na convalescença, seu mingau fortalece os fracos, crianças e idosos e nos outros casos de debilidade orgânica, agindo como fortificante pelo seu poder alimentício. Em pessoas com problemas intestinais, dispepsias. Aplica-se também em feridas purulentas; é contra veneno de cobras.

Araticum

Tônico , adstringente, contra sapinho da garganta; cozimento feito da goma ou das folhas recomenda-se muito contra cólicas, diarreias, fraqueza do estômago e dos intestinos; é de bom efeito no reumatismo, fazendo banhos. A semente e a casca reduzidas a pó e com azeite, atuam contra os piolhos, feridas cancerosas e sifilíticas; seu chá elimina vermes.

Arnica

Sinônimos: Solidago microglossa, Solidago vulneraria, Leonorus ibirica, Erva lanceta, Quinino-dos-pobres. Nos traumatismos, golpes e ferimentos; machucaduras; aplicar e tomar; anemia; coqueluche; paralisia; hemorragias e vias urinárias; trombose, e, em caso de derrame, reabsorve o sangue. O povo chama a várias ervas com este nome, mas tem propriedades idênticas. A tintura homeopática na 30a dinamização é aconselhada contra reumatismo; o remédio mais geral a dar depois das operações cirúrgicas para prevenir complicações. A dar depois do parto, não havendo outra complicação. "Se dá arnica antes e depois da expulsão do feto quase infalivelmente prevenirá a febre puerperal" ; afirma o médico-ginecologista, Dr. Dewey. - Em fricções o Gliceróleo homeopático de arnica faz desaparecer as dores musculares ou articulares.

Aroeira

Não é aquela que causa alergias. Indicada para banhos no reumatismo, dor ciática, diarreias e disenterias; é adstringente. A casca é de valor contra feridas, tumores e inflamações em geral, hemorragias internas, problemas respiratórios e cicatrizante. Os jesuítas preparavam com a resina o famoso bálsamo das missões.

Arrebenta-cavalo

Sinônimos: Solanum agrarium, melancia-da-praia. Emprega-se exteriormente toda a planta em infusão, para curar panos e manchas na pele, furúnculos, urticária. Usar doses fracas, pois na opinião do Dr. Barbosa Rodrigues toda a planta é venenosa, quer para o homem quer para os animais. Os cavalos, quando comem os frutos, morrem, e as vacas, se não morrem, transmitem pelo leite as propriedades tóxicas da planta. Usa-se apenas externamente em doses fracas.

Arroz

Sinônimo: Oriza sativa. - O arroz escuro, natural, integral, sem polimento, é o alimento perfeito. Tem sido há muitos séculos o alimento básico de vários povos orientais. Cada grão de arroz integral contém todos os naturais sais minerais, vitaminas, proteínas e compostos orgânicos que produzem as gorduras, necessárias para a nutrição do homem" Diz o Dr. George Ohsawa, o Papa da macrobiótica no Ocidente. Há cerca de uns oitenta e poucos anos, depois da invenção alemã das máquinas polidoras "Engelberg" que despojam cada grão de arroz de seu revestimento protetor e transparente externo, transformando-o assim no chamado arroz refinado e polido, foi que o arroz branco apareceu e entrou na moda, pulverizado de talco e revestido de parafina... - Despojado de suas cascas protetoras, o arroz branco, que não pode ser armazenado sem o uso de aditivos químicos, possui apenas hidratos de carbono perecíveis. - Mas o arroz integral - hoje tão difundido, continua com suas maravilhosas propriedades curativas. É emoliente, desinflamante do tubo digestivo. Cura os intestinos, especialmente o duodeno, livrando-o de vermes. Eis uma receita simples do antigo Oriente. Coma um punhado de arroz integral cru, pela manhã, mastigando-o cem vezes, pouco a pouco. Fazendo isto após alguns dias ficará admirado com os resultados. - A água de arroz desinflama o tubo digestivo e é boa, por isso, para as crianças. Arroz cozido usa-se para cataplasmas, abcessos, inflamações, eczemas.

Arruda

Sinônimos: Ruta montana, arruda-dos-jardins. Estimulante, anti-helmíntica, boa contra histeria, lombrigas, incontinência da urina, nevralgias dos olhos, paralisia, gases intestinais, regras suprimidas bruscamente, para lavar feridas. No uso externo a arruda cura unhas encravadas. - A infusão deve ser feita com 3 g de folhas frescas para 2 copos de água fervente. Quando se quer expelir vermes das crianças socam-se algumas folhas de arruda com mel silvestre natural, não glicosado, para aplicar em cataplasma sobre a barriga das crianças. O suco fresco da arruda, pingado nos ouvidos duas ou três gotas, cura a zoada ou zumbido. Mata os piolhos, lavando a cabeça com um cozimento bem forte.

Artemísia

Sinônimos: Artemis vulgaris, Artemigem, Artemija. O chá das folhas em infusão cura doenças uterinas provenientes de resfriados, dissolvente de pedras da bexiga, retenção de urina, convulsões das parturientes; bom para o sistema nervoso, anemia fraqueza em geral; fígado; provoca menstruações suprimidas; debilidade do estômago, elimina os gases; combate a verminose, nevralgia, reumatismo; em casos de dores reumáticas, fazem-se fricções com o suco desta erva, sobre as partes doloridas. Pode-se, para o mesmo fim, aplicar cataplasmas quentes feitos com o cozimento das folhas de artemísia. Use 1 colher de sopa para cada xícara de água e ferva em fogo brando por 10 minutos. O chá de artemísia, tomado durante oito dias antes do parto, aumenta a secreção das mucosas genitais e facilita o parto.

Aspargo

Diurético, sedativo; recomendado nas afecções do fígado, estômago e rins; acalma a palpitação do coração.

Assa-peixe

Sinônimos: Bohemeria caudata, Mata-pasto, Mata campo. - Contra a gripe pulmonar, tosses rebeldes, bronquites e hemorroidas; e em banhos nas afecções do útero; alivia pontadas, dores no peito e nas costas, amarelão(raiz). O cozimento da raiz estanca o sangue pela boca e desfaz postemas internos.

Aveia

Sinônimos: Aveia-comum, Avena sativa. Fortificante especial para crianças e velhos e anemia em geral; normalizadora da pressão baixa. Útil nas doenças urinárias, gota, tosses e hemorroidas. A palha é muito eficaz e usada para banhos e aplicações externas, agindo como desintoxicante geral.

Avenca

Sinônimos; Adianthum capullus veneris, Avenca-comum, Capilária. - Especial contra o catarro pulmonar, gripes, tosses e bronquites; diarreia e disenteria; combate a calvície; faz desaparecer pólipos e verrugas com macerado em álcool, passando 3 vezes ao dia. Acalma dores reumáticas e cura males do ovário e da bexiga.

AZEDA-CRESPA
Nome científico: Rumex Crispus
Muito utilizada na preparação de remédios caseiros, pois tem entre suas funções terapêuticas a propriedade de reonstituinte,laxante e adstringente para a tonificaçãoo da pele. É uma planta herbácea (erva) perene (que não precisa ser replantada), pertencente à família das Poligomáceas.

Azedinha

Sinônimos: Erva-saracura, erva-de-sapo, erva-azeda. - rica em vitaminas, sobretudo C; bom reconstituinte contra escorbuto e disenteria; refrigerante; inflamações da garganta; sapinhos, que são uma espécie de aftas, ou vesículas brancas que costumam aparecer na boca dos bebês; catarro da bexiga. Ativa as funções do fígado; recomendada nas menstruações escassas; bom depurativo do sangue e impurezas da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário