Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Erva-Cidreira ou Melissa

Nomes Populares

cidreira verdadeira, cidrila, melissa romana, CHÁ DE FRANÇA.

Nome científico

Melissa officinalis L.

Família

Lamiaceae / Labiadas

Sinonímia popular

Melissa

Sinonímia científica

M. altíssima Sibth e Sm, M. cordifolia Pers; M. foliosa Opiz, M. graveolens Host, M. hirsuta Hornens, M. occidentalis Rafins, M. romana Mill

Propriedades terapêuticas

Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, anti-vômitos.

Princípios ativos

Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.

Indicações terapêuticas

Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.

Planeta

Lua, Júpiter ou Vênus

Elemento

Ar

Uso mágico

Paz, dinheiro e purificação, amor, cura, saúde e sucesso.

1. Informações Complementares

a) Origem

clip_image001[4]A origem do nome vem do grego ‘melissa’ que significa abelha, já que os insetos adoram o néctar produzido por esta erva, de flores amarelas. É citada na Odisseia de Homero.

É conhecida como erva-cidreira, mas também pode ser como lemon balm, abreviação de bálsamo e variação do hebraico Bal-Smin, chefe dos óleos.

b) Lendas e Mitos

Fortalece o amor, colocar ramos no vinho e servir para o ser amado. Para encontrar o ser amado, andar com folhas de erva na bolsa. Simboliza o sucesso, principalmente no amor e na cura.

clip_image002c) Outras espécies

* M .o .Aurea - folhas com aroma de limão, manchadas de dourado, altura de 30cm; cultivar à luz indireta do Sol.

d) Características e Cultivo

Planta perene, de clima temperado para quente, cresce até 50cm de altura, com folhas verdes claras em formato de coração, com cheiro de limão, um tanto vilosa, com nervuras sulcadas, serrada e ovada; as folhas tornam-se amarelas e de odor desagradável se

estiverem à luz direta do sol, em terreno seco.

As flores são pequenas, bilabiadas, amarelo-claras, em fascículos; ao secar passam ao branco e depois a azul-claras; desabrocham no Verão e Outono. Clima temperado, protegida de invernos rigorosos, gosta de sol pleno ou meia sombra, perto de riachos, lagos e rios. Solo leve e rico em matéria orgânica. No Brasil há uma planta da família das Verbenáceas, a Lippia Geminata, que é popularmente chamada de falsa-melissa que pode ser usada igualmente (ver Cidrão); as folhas são parecidas, mas são mais grossas e o

caule é lenhoso. Semeadura de setembro a janeiro.

e) Princípios ativos (continuação)

clip_image001[6]Suas folhas emitem um odor agradável, semelhante ao do limão, quando machucadas e elas contém, pelo menos, 0,05% de óleo volátil de evaporação média, composto por citronelol, geraniol, linalol (são álcoois), citral, neral (os três dão de 50 a 75% do óleo); e ainda ácido fenol carboxílico (4% do rosmarínico), ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.

O famoso óleo de melissa é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração.

2. Dosagem indicada

Recomendam-se doses de 1,5 a 4,5g da droga vegetal (no caso folhas) seca; infuso ou decoto a 3% e toma-se de 50 a 200cm3/dia; extrato fluido de 1 a 6cm3/dia; ou xarope de 50 a 200ml/dia.

a) Outros usos

Repele insetos.

3. Propriedades

a) Medicinal

É considerada uma panaceia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.

É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranquiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.

No único estudo experimental até agora realizado sobre possíveis efeitos sedativos, este óleo foi administrado de 3 a 100mg/kg e, embora alguns efeitos se conseguiram (Wagner e Sprinkmeyer, 1973) a ausência de respostas dependentes de dose sugere que os efeitos não foram específicos.

A Comissão Alemã, em 1984, citou a "insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais" como curáveis com preparados de melissa.

May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.

Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).

Sedativo, digestivo, contra pressão alta e dor de cabeça (infusão folhas). Combate gases e cólicas intestinais, auxilia na produção da bile, facilita menstruação, combate infecções virais (gripe, herpes, caxumba e varicela), bom para digestão, icterícia, arrotos, enjoos, fadigas, inflamações oculares, insônia, tensão nervosa e ansiedade. Ameniza problemas digestivos causados pelo estresses. Baixa a febre. O chá, acrescentado aos banhos de imersão, é capaz de acalmar crianças hiperativas, proporcionando um sono tranquilo.

* Infuso: 3gs de erva em 100ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia

* Macerado: 3 a 5gs de erva em 100ml de vinho branco por 5 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia.

- Para baixar febre de gripe, tomar 1/2 xícara de chá a cada 2 horas.

- Colocar folhas frescas esmagadas sobre ferimentos e cubra com band-aid.

* Vertigens: ferver 1 litro de água com 1 colher (sopa) de erva cidreira. Esperar amornar e coar. Adoçar com 1 colher (sopa) de mel e beber 4 xícaras (chá) ao longo do dia.

b) Cosmética

Revigorante para peles e cabelos cansados e sem vida.

c) Utilização

* Uso caseiro: misturar a seiva com líquido de limpeza de móveis, em pot-pourris.

* Aromaterapia: óleo essencial usado para combater a depressão, o nervosismo, náuseas, palpitações, herpes, cólica menstrual, candidíase, cansaço mental pelos poderes anti-oxidantes e anti-inflamatórios.

* Uso culinário: saladas, molhos.Ótimo tempero para o ponche (1 mão cheia de erva picada). Licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodka, 3/4 xícara de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar. Picada fina a erva vai bem em molhos brancos para peixe, arenques em conserva, aves e carne de porco. O vinagra de estragão e melissa é muito apreciado e dá excelente mistura.

BOLO DE QUEIJO COM ERVA CIDREIRA

Massa:

100gs. de farinha

1 pitada de sal

50gs de margarina cortada em pedaços

Recheio:

50gs. de margarina

2 colheres de sopa de mel

350gs. de queijo creme

2 ovos batidos

6 colheres de sopa de erva cidreira

Preparo:

Aquecer o forno. Preparar a massa: peneirar a farinha e o sal para uma tigela. Acrescentar a margarina até ficar parecido com migalhas. Acrescentar água suficiente para massa fácil de estender e forrar com ela uma forma de pudim flan, de 20 cm. Meter no forno por 15 minutos. Para o recheio, bater a margarina, o mel e o queijo-creme numa tigela. Misturar bem os ovos e envolver a erva cidreira. Reduzir a temperatura do forno. Meter no forno por 45 minutos até o recheio ficar dourado e firme. Servir com iogurte natural.

Cuidado

Efeito colateral: Embora seja antialérgica, pode irritar peles sensíveis.

Contraindicações: Pessoas com úlcera devem evitar o consumo de erva-doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário