Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Erva-de-Santa-Maria

Nome científico

Chenepodium ambrosiodes L.

Parte usada

Folha, flor.

Propriedades terapêuticas

Estomáquico, diurético, vermífugo, sudorífico, cicatrizante, tônico, digestivo, hipossecretor gástrico.

Indicações terapêuticas

Angina, infecção pulmonar, contusão, ressaca alcoólica, afecção do fígado.

clip_image001

1. Preparo e dosagem:

a) Infusão

1 xícara de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro de água, tomar 1 xícara de chá de 6 em 6 horas (vermífugo, estomáquico).

b) Sumo

- 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xícara de chá de leite, uma vez ao dia; crianças maiores de 2 anos devem tomar a metade da dose (peitoral).

- 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos (vermífugo).

- Amassar duas folhas em 1 copo e completar com água, tomar 2 a 3 vezes ao dia.

c) Cataplasma

Colocar 1 xícara de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar (contusões).

d) Geleia

Pegar 4 bananas nanicas maduras com casca, picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água, em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geleia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia, pura ou passar na bolacha, pão, etc. (vermífugo).

e) Outros usos

* Elimina e repele pulgas e percevejos: colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura.

f) Indicações

Tônico, digestivo, hipossecretor gástrico (para azia e dispepsia), carminativo, para afecções do fígado e para ressaca alcoólica.

g) Tintura

20g de planta fresca em 100ml de álcool, tomar 20 a 40 gotas no momento do incômodo, ou até 3 vezes ao dia.

Cuidado

Toxicologia: Em doses elevadas pode causar irritação gástrica.

Contra-indicação: Para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário