Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Óleos Essenciais

 

Chamados de Óleos Essenciais, são substâncias extraídas das plantas aromáticas e constituem matérias-primas na fabricação de cosméticos, fármacos e gêneros alimentícios.

Essas substâncias são uma espécie de “alma da planta” pois são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.

Podem ser encontradas em várias partes das plantas como nas folhas, nas flores, na madeira, nos ramos, galhos, frutos e rizomas.

O uso deles é muito antigo. Acredita-se que os primeiros usos tenham sido através de bálsamos, ervas aromáticas e resinas usadas para embalsamar os mortos em cerimônias religiosas.

No livro de ervas chinesas, há relatos de seu uso por volta do ano 2.700 a.C. Séculos depois, os hindus também deixaram registros, assim como os egípcios. Algumas indicações se referem ao Capim Limão e Cidreira.

Na época das Cruzadas, os óleos se difundiram entre os Árabes, que logo aperfeiçoaram as técnicas e os aparatos de destilação. Mestres na alquimia, os árabes melhoraram e publicaram muito mais conhecimento nessa área do que qualquer outro povo.

O uso das essências pode trazer vários benefícios ao dia a dia. Proporciona o relaxamento, diminui o estresse cotidiano, perfuma o ambiente residencial entre outros e também procura o equilíbrio físico, mental e espiritual da pessoa.

Capim Limão ou Cidreira: contém óleo essencial citral e por isso tem grande utilização aromática e medicinal. Amassando as folhas, têm-se um cheiro forte de limão. O chá tem ação calmante, além de aliviar espasmos suaves.

texto e fonte: Agenda Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário