Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 21 de agosto de 2011

Os Chás e os seus Benefícios para a Saúde!

 

Embora muita gente não goste, a verdade é que o chá é talvez uma das bebidas mais conhecidas deste mundo.
O chá uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de chá, ou camellia sinensis.

Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A palavra “chá” é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva como a camomila ou a cidreira, mesmo não contendo folhas de chá.

Com base nesta busca de ervas aromáticas e quais os seus atributos, coloquei de forma sumária para que determinado chá faz bem, tendo em conta as suas propriedades benéficas para a saúde humana.

Chá de :

Alecrim – Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão.

Alfazema - Indicado para insónias, excitação nervosa, alivia nevralias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.

Arnica – Analgésica e anti-inflamatória em casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptica em afecções bucais e furúnculos.

Ban-chá – Depurativo cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
Boldo – Tónico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bilis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.

Camomila – Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarreia. Indicado como calmante para insónia e nervosismo.

Carqueja – Ação benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.

Catuaba – Tónico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insónia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.

Cofrey – Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório como amigdalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.

Erva Cidreira – Insónia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.

Erva Doce – Alivia cólicas menstruais, de recém-nascidos e abdominais, também auxilia a má digestão.

Eucalipto – Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.

Hortelã – Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.

Jasmim – Tónico, indicado contra sonolência e combate acessos de asma. Excelente diurético.

Maçã – Sedativo, digestivo, anti-diarreica e também indicada nos casos de colite.

Malva – Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.

Maracujá – Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insónia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.

Melissa – Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjoos e espasmos. Alivia dores de cabeça.

Menta – Indicado para má digestão, gases e cólicas.

Poejo – Anti-inflamatório, ação expectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespasmódico e ainda depurativo.

Sálvia – Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.

Stévia – Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.

O chá da flor de sabugueiro serve para combater as bronquites, as queimaduras, o reumatismo, as hemorroidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.

O poejo é utilizado no caso de gripe ou de tosse.

Para combater as indigestões, as cólicas ou as insônias pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão.

A doce lima (lúcia lima) utiliza-se para a cura das dores de estômago.

O chá da erva de S. Roberto pode ser utilizado no combate das inflamações intestinais e ginecológicas, hemorroidas e diabetes.

As malvas são utilizadas no caso de bronquites, tosse ou inflamações.

A pimpinela serve para aliviar as diarreias ou hemorroidas ou tratar as irregularidades da menstruação.

As folhas de oliveira também podem ser utilizadas na preparação de chás para o tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.

O chá feito com barbas de milho serve para combater as dores de rins ou da bexiga, o reumatismo ou a hipertensão arterial.

A flor da carqueja serve para tratar os diabetes ou as constipações.

O hipericão trata as necessidades aperitivas e digestivas (estômago).

O chá da salva do mato é utilizado para os problemas estomacais como as indigestões ou as dificuldades em ingerir, serve também como fortificante.

O fel da terra serve para tratar as diarreias ou para fazer baixar a febre.

A erva da prata é utilizada na preparação de chás no caso das dores abdominais.

O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.

fonte: Ervas Curativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário