Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 20 de agosto de 2011

Todos Contra a Dengue

 

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Nos últimos dias, o pânico tem imperado entre os brasileiros em decorrência da crescente epidemia de dengue. E não está sendo fácil conter o seu avanço.
Só no Estado do Rio de Janeiro, já foram notificados mais de 90 mil casos de contaminação pelo vírus e mais de 170 mortes pela doença.
A campanha do combate ao mosquito transmissor da dengue vem atuando com frequência, enquanto a medicina convencional se empenha em combater os sintomas e promover a cura.
Mas seria ótimo se houvesse uma maneira de nos prevenir em definitivo e, mais ainda, nos tornarmos imunes ao vírus. Sonho?
Não mesmo. A Homeopatia e a Fitoterapia vêm surgindo como novas aliadas não só no combate à doença, mas na sua prevenção.
Para falar sobre o assunto, conversamos com *Eliete Fagundes, professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Na entrevista, a especialista, além de explicar melhor o assunto, ensina a como se prevenir e tratar a dengue através da natureza.

1) Quais a principais vantagens de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?
A pessoa torna-se imune à doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica - o que possibilitaria a reincidência, que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo, portanto, acessível a toda a população.

2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?
O Brasil é um país pioneiro neste campo. As pesquisas são muito incipientes em ambas as áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento, com muito sucesso no país.

3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?
Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente. A melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar sendo tomado por mais uns 10 dias para depois suspender.

4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?
Sim, a homeopatia é preventiva. Se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.

5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?
A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.

6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?
Sim, ambas são eficazes na fase aguda.

7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?
Sim, a Citronella, a Arruda, seja plantadas em vasos ou usadas como incenso, podem espantar o mosquito da dengue.

8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?
Não são todas as farmácias homeopáticas que têm conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do Rio de Janeiro com a orientação de tratamento.
Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usá-los.

9) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate à dengue nos postos?
Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.

10) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? Nesse caso, a medicina convencional é eficaz?
Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.

11) Que medidas você sugere no combate à epidemia de dengue que vem assustando o Brasil?
As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.

12) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?

1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA:
. Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias.
. Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.

2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.

3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA:
Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.

13) E na Fitoterapia? O que usar?
PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:

1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.

2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.

Por Ana Elisa Arnold colaboradora
* Eliete M. M. Fagundes é professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa e, juntamente com José Alberto Moreno, criou um método inédito na homeopatia mundial ao selecionar modelos vivos de plantas, animais e humanos, representando personalidades homeopáticas. Mais informações no site:
http://www.homeopatias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário