Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trabalho com Erveiro

FONTE: Conselho de Bruxaria Tradicional:
http://bruxaria- tradicional. blogspot. com/2011/ 08/bruxaria- tradicional- trabalho- com.html

O trabalho com ervas é um imenso mar de conhecimento e esta presente na sabedoria popular, dos conhecidos sábios da natureza, conhecimento vindo de geração a geração por gente afastada do meio urbano e que hoje promove fascínio em estudiosos e grandes empresas farmacêuticas. Com o distanciamento dos conhecimentos da mãe Natureza levou a humanidade a acreditar que tudo nasce no estilo fast-food e com isto começou a fase do esquecimento sobre os caminhos da tradição.
A vida não é pronta, ela é construída. A saúde, a família, o trabalho e a busca da essência não estão prontos como muitos desejam.
A magia está em nós enquanto somos capazes de construir. Neste caminho os antigos povos buscaram na Natureza a sabedoria que ela tem para ensinar, na observação dos ciclos, do espiritual até o benefício da saúde do corpo.
Encontramos na medicina erveira algumas formas na criação de remédios naturais, segue abaixo formas de trabalhar os princípios da fitoterapia.

FORMAS DE PREPARAÇÃO
DECOCÇÃO  -  É uma solução obtida através da fervura das ervas em água ou vinho, como se fosse uma sopa, e depois retira-se os sedimentos. Assim temos uma solução medicinal. Adecocção pode ser usada por via oral, cataplasma (aplicado no local) ou usar como uma sopa, e tomar como um chá.

PÓ  -  A erva é moída e transformada em pó. Há duas maneiras para seu uso: via oral ou aplicada externamente.

PÍLULAS  -  A partir do pó ou extrato seco, só que as pílulas são misturadas com água, mel, pasta, farinha, vinho ou vinagre.

EXTRATO LÍQUIDO - As ervas são solvidas em uma solução especial, aquece a uma temperatura baixa e destila-se o preparado, sob a forma de álcool. Um miligrama corresponde a 1gr de extrato.

EXTRATO SECO  -  Igual ao extrato líquido, só que retira-se o solvente,
secando-o. Uma grama de extrato seco equivale a mais ou menos cinco
gramas da erva. São utilizados para cápsulas ou tabletes.

UNGÜENTO -  Utiliza-se do extrato seco ou pó, que misturado a um veículo (vaselina/ outro creme), é aplicado sobre a pele.

EMPLASTO  -  Utiliza-se das ervas maceradas em um pano e aplicado sobre a pele.

INJEÇÃO  -  Pode ser muscular ou endovenosa.

XAROPE  -  São ingeridos por via oral. O mel é o veículo mais usado.

LICORES  -  Igual ou semelhante às garrafadas. Coloca-se a planta mergulhada no álcool ou no vinho.

PREPARAÇÕES DOS MEDICAMENTOS
DECOCÇÃO
Processo indicado para cascas, sementes e frutas duras. Colocadas em uma panela contendo água, após a fervura, abaixar o fogo e mantê-la durante quinze minutos. Filtrar e guardar em refrigerador. Pode durar
aproximadamente dois dias.

INFUSÃO
As ervas devem ser amassadas em um pilão. A preparação é simples. O
objetivo é obter uma bebida mais leve que a decocção, mas igualmente
eficaz. A infusão é utilizada para aquelas plantas cujo o cozimento prolongado pode prejudicá-las. Coloca-se as ervas em um recipiente e despeja-se água fervendo sobre a planta, tampe durante dez minutos, filtre e beba morna. Algumas vezes para se obter uma infusão, pode utilizar-se de água, vinho, vinagre, álcool ou leite.

MACERAÇÃO
Para retirar todos os princípios de uma ou mais plantas, colocam-se as
mesmas em uma dose estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho, e se deixa macerar por algumas horas, ou um dia, ou semanas. Também neste caso, após haver coado ou filtrado o líquido, deve-se espremer o resíduo no coador ou na tela.

CATAPLASMA
Trata-se de envolver a parte lesada do corpo em uma massa ou pano, o
remédio é empregado para curar as inflamações da pele, inchaços, contusões, feridas, chagas, ulcerações e dores reumáticas. Para preparar
o cataplasma, a erva deve ter passada por uma infusão ou decocção com pouca água, este cataplasma pode ser aplicado quente ou frio. Para que a infusão vire uma massa, é preciso colocar um veículo, que pode ser argila ou farinha, no caso de feridas, coloca-se uma bandagem e depois o cataplasma.

CREME
Mais utilizado na cosmética do que em tratamentos alternativos, os cremes são fáceis desfazer e dão ótimos resultados. Podemos preparar um creme da seguinte maneira: coloca-se lanette (cera utilizada como base para cremes) em banho-maria até que derreta, em seguida deve ser misturada aos óleos, decocções ou infusões das ervas indicadas para os fins desejados. Além disso, vale a pena acrescentar ao conteúdo algum tipo de conservante natural, como arovit ou própolis (ambos vendidos em farmácia). Mesmo assim os cremes devem ser mantidos em refrigeração.

TINTURA MÃE
É a maceração de folhas ou outras partes da planta, que se faz a frio em
álcool de cereais (milho ou uva). As tinturas mãe extraem as propriedades das ervas com grande eficiência e concentração, mantendo a conservação por um longo período (em média dois anos). Para prepara-la basta misturar três partes de ervas com sete de álcool de cereais, ou, seis partes de álcool de cereais e um de água destilada e três partes de ervas. Depois deixe esta mistura macerar por, no mínimo, trinta dias em um vidro escuro em local seco e escuro. Após trinta dias devemos filtrar.

POMADAS
As pomadas em geral podem ser feitas a partir de tinturas de qualquer erva. Para isso deve-se misturar partes iguais da tintura desejada com vaselina e lanolina, nesta ordem, na proporção de uma medida de tintura
para uma de vaselina e uma de lanolina. A pomada chega a durar de um a dois anos, no entanto, para conserva-las o importante é manusear o
conteúdo sempre com uma espátula, evitando o contato com as mãos.

UNGÜENTOS
É preparado misturando-se as ervas ou suco de ervas com uma substância gordurosa (gordura hidrogenada) . Habitualmente empregua-se a vaselina ou lanolina. Em primeiro lugar, deve-se socar a erva escolhida, em seguida mistura-la a gordura ao vaselina, deixar então o conteúdo em banho-maria por aproximadamente duas horas. A mistura vai estar pronta quando estiver com aparência homogênea.

VINHO MEDICINAL
Costumeiramente  é  diurético  ou  estomáquico.  Vertem-se  as  ervas
estabelecidas naturalmente cortadas em pedaços, ou trituradas e esmagadas. Coloca-se no vinho deixando macerar por um certo período de tempo, filtra-se então o vinho.

* Advertimos procurar profissionais da área, nunca se auto-medique!

Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxaria tradicional. com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário