Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Gengibre

(Zingiber Officinale)

O Gengibre é uma planta de origem asiática, que se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Tornou-se num ingrediente essencial em qualquer cozinha. Este possui um sabor picante e pode ser usado em pratos salgados como nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois os seus sabores são muito diferentes: o Gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave.

FEITOS POSITIVOS

A sua composição é rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. O seu óleo essencial contém fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sua composição química bastante rica. É uma plante perene, que pode atingir até 1 metro de altura. As suas folhas são verdes escuras e nascem a partir de um caule duro, grosso e com raízes bastante profundas. O seu caule é utilizado na culinária e na preparação de medicamentos.

USOS

Na Saúde: é usada para o tratamento dos enjoos. Previne gripes e constipações e mantém o nível desejado do colesterol. Usado em forma de óleo, em banhos e compressas quentes é excelente para tratar problemas de coluna, articulações, dores de cabeça, ajuda a diminuir a congestão nasal, as cólicas menstruais e alguns tipos de cancro. Acredita-se ainda que atua contra a disfunção eréctil.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado na composição de perfumes.

Na Cozinha: como condimento, o seu óleo é precioso. Em pó ou seco é essencial para cozinhar bolos, bolachas e para dar um sabor especial a molhos.

Contra-Indicações: grávidas não devem consumi-lo todos os dias. O uso externo deve ser acompanhado para evitar queimaduras.

CHÁ DE GENGIBRE PARA O ENJOO

Derreta 4 colheres de açúcar em ponto caramelo, junte 2 colheres de sopa de gengibre, cravo e canela que baste e uma rodela de limão sem casca.

Junte-lhe 1 litro e meio de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e sirva bem quente.

Deve tomar 4 chávenas de chá da planta por dia. Se vai viajar, tome-o 30 minutos antes de iniciar, repetindo a dose de 4 em 4 horas se necessário.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/09/gengibre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário