Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poejo

Mentha Pulegium L.

Planta pertencente à família da Labiatae, é oriunda da África do Norte e pode ser encontrada em lugares húmidos, nas margens dos caminhos, em terrenos baldios, etc. Conhecida também como Hortelã dos Pulmões e Menta Selvagem, o Poejo já era utilizado na antiguidade no fabrico de coroas religiosas. Na China Antiga, as suas propriedades calmante e antiespasmódicas eram muito famosas. Na simbologia é uma planta que traz saúde e alegria para toda a família. É um excelente amuleto.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS

É uma planta perene que atinge entre 10cm e 50cm de altura, com um aroma bastante forte, folhas pequenas e ovais, flores numerosas e rosadas ou violetas claras. Os seus caules são muito frágeis, pouco profundos e bastante ramificados. As folhas do Poejo são muito utilizadas na culinária como condimento para carnes, saladas e molhos. Deixa um sabor muito semelhante ao da Hortelã. 

Esta planta pode ser usada também na medicina, pois o Poejo é um excelente digestivo, expectorante e anti-inflamatório, como na cozinha para temperar os seus cozinhados. Pode, inclusive, usá-la em sua casa como repelente de traças e outros insetos. O seu óleo essencial contém taninos, carvona, pulegona e mentol.

USOS

Na Saúde: o Poejo é bom para a digestão, como expectorante e antiespasmódico. Para uso externo é um bom cicatrizante e anti séptico. O seu óleo essencial é eficaz contra a tosse, bronquite, insónias, acidez estomacal, febre e gases. Eficaz também para as dores menstruais, crises nervosas e reumatismo. A ingestão desta planta é também indicada no combate aos vermes intestinais.

Na Beleza: ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos.

Contra-Indicações: o mentol presente na composição do Poejo pode provocar reações alérgicas e o seu uso prolongado pode provocar uma intoxicação no fígado.


BANHO RELAXANTE

Ferva 100gr de folhas de Poejo em 2 litros de água por 10 minutos.

Coe e dissolva no preparado 2 colheres de sal grosso. 

Deite na banheira e tome banho com este preparado.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/11/poejo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário