Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Umbuzeiro

Umbuzeiro, umbú, imbú, ombuzeiro


Nomes Populares
Umbuzeiro, umbú, imbú, ombuzeiro ambu, giqui, imbuzeiro, taperebá (AM).

Sinonímia Botânica
Spondias cirouella Tuss., Spondias tuberculata L.

Características Morfológicas
Altura de 4 a 7 m, com tronco muito curto, revestido por casca lisa, de 40-60cm de diâmetro. Copa baixa com profusa ramificação aparentemente desordenada. Folhas compostas de 3-7 folíolos membranáceos. Seus sistema radicular é dotado de órgãos de reserva de água, amido, etc., denominadas de "túberos aquíferas" ou "cunangas".

Ocorrência
Espécie típica das caatingas do Nordeste brasileiro, ocorrendo desde o Ceará até o norte de Minas Gerais.

Madeira
Leve, mole e fácil de trabalhar, de baixa durabilidade natural.

Fenologia
Floresce quase sempre um pouco antes das primeiras chuvas quando ainda sem folhas, ou no início das chuvas quando já enfolhada. Como as chuvas na caatinga não iniciam na mesma época, a floração e a produção de frutos varia de local para local. Entretanto, de maneira geral, sua época predominante de floração é durante os meses de setembro-dezembro. Os frutos amadurecem predominantemente nos meses de janeiro-fevereiro. No início do período de estiagem suas folhas mudam gradativamente a coloração verde para a vermelha antes da abscisão e queda.

Utilidade
A madeira é emprega em obras internas, caixotaria e pasta de papel. A árvore é muito cultivada em todos os estados nordestinos para a produção de frutos. Estes são comestíveis e muito apreciados pelas populações nordestinas, que o consomem ao natural, ou misturado com leite (imbuzada), ou sob a forma de doces diversos. São facilmente encontrados nos mercados locais e também da capital paulista. A planta produz ótima sombra para o sertanejo, bem como para o gado. As flores são melíferas.

fonte: www.clubedasemente.org.br/umbuzeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário