Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Naturopatia

Você pode estar praticando um tratamento natural e nem sabe!

Texto: Equipe Aline Pastori

Naturopatia, ou medicina natural, é o tratamento de desequilíbrios através dos recursos naturais, que exploram todos os recursos que natureza dispõe para recuperar, prevenir e promover saúde. O objetivo da naturopatia é evitar, minimizar e eliminar fatores causadores de doenças e os males do corpo e da alma, sem provocar efeitos colaterais prejudiciais.

As terapias naturais existem desde a antiguidade, basta ver os achados históricos, tanto em peças que comprovam a utilização de elementos da natureza para a cura - por exemplo, o pote para macerar erva -, como escritos que registram informações sobre o tema. Outro exemplo é a Medicina Chinesa e a Ayurvédica, que conseguiram perpetuar ao longo da história até os dias atuais.

No passado as terapias naturais eram amplamente utilizadas e eram, na verdade, o único recurso de que as pessoas dispunham. Além disso, outro aspecto importante das terapias naturais é a visão integralista do ser humano, uma maneira de compreender o "ser" pela relação corpo-mente-ambiente e buscar a saúde integral nessa relação. Essa visão também já existia desde os tempos remotos. Pensadores como Hipócrates, Platão, Cícero, Areteo e Galeno, trabalhavam com a ideia de saúde integral em seu estudos e escritos.

A partir da idade média houve uma separação da relação corpo-mente-ambiente, e a ciência teve seu progresso dentro do modelo cartesiano mecanicista - que dividiu o corpo em partes e estudou a fisiologia e anatomia de maneira mecânica e independente das emoções -, e teve de fato grande contribuição para a medicina com relação à tecnologia, criando equipamentos para auxiliar na manutenção da saúde e em pesquisas mais precisas.

Porém, a ciência deixou de ser completa porque abandonou a "essência" que integra o corpo e permite a vida: "a alma". Percebido que houve essa falha no progresso das ciências que estudam o ser humano, de algumas décadas para cá vem surgindo novos estudos acerca das terapias naturais e integralistas (muitas vezes usa-se o termo "terapias holísticas" para falar da visão integral). Essas terapias e ciências tem se difundindo cada vez mais e ganhando força novamente na história da humanidade. Lembrando que o melhor caminho é aquele que tende ao equilíbrio.

O ideal é que as contribuições das ciências médicas e as contribuições das terapias naturais sejam grandes aliadas na busca pela melhoria da qualidade de vida da humanidade.

Diversas são essas terapias que exploram a cura pelo natural, e o campo para descoberta de novas terapias também é extenso e rico. Terapias como a Aromaterapia, Terapia Floral, Massoterapia, Hidroterapia, Watsu, Auriculoterapia, Arteterapia, Musicoterapia, Geoterapia, Cristaloterapia, Fitoterapia, Talassoterapia, Dietoterapia, Psicoterapia, Meditação, Yoga, entre outras; bem como as medicinas milenares Chinesa e Ayurvédica e as medicinas mais recentes como a Medicina Antroposófica; compõem o campo das ciências naturais, ou seja, que buscam a cura pelo natural e menos agressivo para o organismo.

Terapia natural em casa

Para que você possa melhorar a sua saúde e qualidade de vida!

Escalda pés relaxante:

  • Prepare 10ml de sabonete líquido com 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
    Coloque água morna em uma bacia limpa até a altura dos tornozelos. A temperatura morna da água promove relaxamento muscular, e a pressão hidrostática estimula o retorno venoso e a drenagem linfática;
  • Adicione bolinhas de gude no fundo da bacia. As bolinhas ajudam a destensionar a musculatura rígida e estimulam pontos de reflexologia nos pés;
  • Coloque os pés na água e acrescente vagarosamente o um pouco de sal grosso espalhando bem, que ajudará no reequilíbrio iônico do corpo. O sal na água cria um meio eletrolítico equilibrado descarregando a energia de tensão acumulada no organismo, já que nosso sistema nervoso é uma rede de estímulos elétricos;
  • Espalhe o sabonete líquido com os óleos essenciais de lavanda (que promove relaxamento) e de alecrim (que estimula a circulação sanguínea);
  • Permaneça no escalda pés de 15 a 20 minutos.

Pronto! Nesse escalda pés você uniu a Hidroterapia (que são terapias que utilizam as propriedades terapêuticas da água), a Aromaterapia (que utiliza as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais) e a Reflexologia (que trabalha estimulando as zonas reflexas do nosso organismo através dos pés, nesse caso, equilibrando as funções orgânicas). Você pode ainda incluir a Fitoterapia, utilizando algumas ervas medicinais no escalda pés, por exemplo, a camomila que é um calmante.

Texto: Equipe do Instituto Aline Pastori. Se desejar saber mais sobre estas ferramentas e se tornar um profissional acesse www.institutoalinepastori.com.br.

Fonte do texto: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-zen.php?id_not=4222

Nenhum comentário:

Postar um comentário