Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fitoterapia–de Volta às Raízes

Informação

FITOTERAPIA - DE VOLTA ÀS RAÍZES

A Fitoterapia é o tratamento de enfermidades do corpo através das plantas medicinais, pois nelas se encontram a maioria dos princípios fundamentais em termos de matéria prima para a produção de remédios alopáticos e homeopáticos.

Site: http://aluisionestelar.ning.com/group/fitoterapiadevoltaasrazes

 

O Que É Fitoterapia?

A fitoterapia é o tratamento de enfermidades do corpo através das plantas medicinais, pois nelas se encontram a maioria dos princípios fundamentais em termos de matéria prima para a produção de remédios alopáticos e homeopáticos dentre outros.

As plantas medicinais possuem as propriedades de absorverem as variadas modalidades de energias oriundas do meio ambiente, quer seja do magnetismo solar ou lunar. Em consequência da absorção dessas modalidades de energias, os vegetais apresentam duas propriedades fundamentais, que são: Metabolismo Primário e Secundário.

Metabolismo Primário - Responsável pelas funções vitais do organismo do Reino vegetal.

Metabolismo Secundário - Produz substancia também conhecidas como princípios ativos das plantas medicinais.

Os medicamentos produzidos pela ciência oficial, tendo como base os princípios Galênicos, ao isolar os princípios ativos das plantas, dos demais componentes, rompe-se o equilíbrio biológico, e os medicamentos sintetizados, produzem efeitos colaterais conhecidos como iatrogênicos, na maioria das vezes desfavoráveis à saúde e ao bem estar do ser humano, levando em consideração que o principio ativo de uma planta, é apenas um fator isolado de sua atividade curativa, e não um conjunto de fatores como é observado em fitoterapia.
O Brasil é o maior celeiro de plantas medicinais, porém, só o brasileiro não despertou para essa realidade. A Natureza é uma mãe,mestra e serva, uma farmácia divina, sempre disponível para todos nós. Nossos antepassados usavam as plantas medicinais como terapêutica natural.
Há muito tempo não se houve falar nas plantas medicinais, a tal ponto que os jovens quase não conhecem esses remédios. No Brasil a tradição cultural dos índios dos caboclos e dos africanos, corre o risco de desaparecer por causa da imposição dos hábitos e costumes cultural de outros Países e de interesses econômicos das industrias química de remédios. Até o principio do século os medicamentos ou remédios eram elaborados principalmente a partir das ervas, sob a forma de extratos, tinturas e elementos minerais,isto fazia com que o Brasil se colocasse em equilíbrio tecnológico com outros Países industrializados, pois possuía e possui uma flora riquíssima, podendo dispor dela com auto-suficiência para a produção de medicamentos. Na década de 1930 com o advento da segunda guerra mundial, que infelizmente o Brasil teve que participar, houve a necessidade da fabricação de remédios em larga escala, desenvolvido por síntese química, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios que permaneceram em uso até os dias atuais.

TERAPEUTICA FITOTERÁPICA (Chás)

INFUSÃO - Adicionar agua fervente sobre as ervas ou flores num recipiente, abafar, aguardar de 10 a 15 minutos, deixar esfriar, coar e tomar.

DECOCÇÃO - Colocar as ervas num recipiente, adicionar agua e ferver entre 5 a 10 minutos, esfriar e coar antes de ingerir (talos, cascas e raízes…)
Existem ainda outros tipos de preparados conhecidos como: Maceração, Cataplasmas, Compressas, Pastas, Gargarejos, Unguentos etc..

FORMAS FARMACEUTICAS EM FITOTERAPIA

O conteúdo dessa informação não oferece soluções para problemas complexos, na maioria das vezes causados pela própria ciência oficial de saúde,mas sim,para orientar pessoas interessadas em enfrentar as situações de enfermidades mais comuns, propiciada pela terapêutica dos princípios ativos contidos nas plantas medicinais,através de seus Extratos, Tinturas, infusões e outros, que devem ser empregados de acordo com a causa da doença que se deseja combater.
Os compostos químicos das Plantas medicinais, que é a parte terapêutica conhecidas como princípios ativos, podem estar concentrados nas raízes, folhas, flores, rizomas, talos, caules e sementes.

FITOTERAPIA E MEDICAMENTO

Extratos Medicinais - São extratos fluidos que possuem seus princípios ativos solubilizados nas partes das ervas.

Extratos oleosos - São conhecidos também como Óleos medicinais e são obtidos pela transferência dos princípios ativos das plantas medicinais para certos óleos fixos.

Pomadas - São formas farmacêuticas de uso externo, constituídas principalmente de substancias graxas (Vaselina, glicerina...), e tem como objetivo lubrificar e proteger a pele.

Pós - Os pós medicinais em fitoterapia e homeopatia , são formas farmacêuticas, usados em feridas profundas das pernas, no couro cabeludo, em brotoejas, assaduras e pruridos.

COSMÉTICA E FITOTERAPIA

Sabonete em barra - Feito com base glicerinada, é utilizado na higiene e limpeza, possui pH levemente alcalino; de aroma suave pode ser usado por todo tipo de pele.

Sabonete líquido - Sabonete medicinal, feito à base de de coco purificado, água boricada, alcanolamidas graxas de coco e ervas medicinais.

Shampoos - São preparações sintetizadas através de compostos destinados à higiene e limpeza dos cabelos e couro cabeludo, sendo portanto antissépticos e antisseborreicos pela ação dos princípios ativos das ervas medicinais incorporados aos mesmos através de extratos glicolicos.

Tônicos capilares - São tinturas de ervas medicinais que atuam no couro cabeludo através de seus princípios ativos,desde quando antes do tratamento se faça uma limpeza com shampoo e passe uma escova para acelerar a corrente sanguínea na raiz dos fios.

Condicionadores - São produtos que apresentam características bactericidas e antissépticas, neutralizando as cargas elétricas provenientes das lavagens com shampoos ou sabonetes, evitando assim a repulsão que se verifica entre os fios e em consequência auxiliam a manutenção do penteado.

Extrato Glicólico - São formas farmacêuticas usadas como tônico capilar, hidratantes e também em shampoos,sabonetes,condicionadores e outros medicamentos de uso tópico.
Cremes- São misturas de substâncias graxas ou uma emulsão pastosa que se aplica na pele para hidratação e amaciamentos das zonas em tratamento. Não é aconselhável usar o creme durante o sono em qualquer horário, pois tanto o cérebro quanto o rosto recebem maior fluxo de sangue nesta hora. Possuem grande eficácia no caso de celulite,gordura localizada, previnem e retardam a fragilidade dos vasos capilares, destroem células mortas e formam novas células, retardam o envelhecimento, amaciam a pele, cicatrizam ferimentos, combatem herpes, psoríase, micoses, picadas de insetos.

Bolívar Campos Lima; Fito terapeuta diplomado em Química com especialidade em Fitoquímica.

http://fitoterapia-produtosnaturais.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário