Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ipê-Branco-do-Brejo

Tabebuia dura

ipê-branco-do-brejo.jpg (173629 bytes)Família: Bignoniaceae

Nomes populares: ipê-branco-do-brejo, ipê-branco-do-cerrado

Características: Altura de 4-7 m, com 15-25 cm de diâmetro. Folhas compostas 4-5 folioladas; folíolos coriáceos, glabros, de 10-16cm de comprimento por 4-8 cm de largura.

Ocorrência: São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, em terrenos brejosos do cerrado.

Utilidade: A madeira é empregada apenas para caixotaria e para confecção de brinquedos e artefatos leves. A árvore apresenta características ornamentais que a recomendam para o paisagismo. Pelo pequeno porte pode ser utilizada na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas.
ipê-branco-do-brejo madeira.jpg (95499 bytes)

Como planta pioneira adaptada à terrenos brejosos, é ótima para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente localizadas em beira de rios e várzeas inundáveis.

ipê-branco-do-brejo flor.jpg (161080 bytes)

Fenologia: Floresce duas vezes por ano, nos meses de julho-setembro e fevereiro-abril. Os frutos amadurecem em setembro-novembro e março-maio.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 42.000 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é muito curta, não ultrapassando 60 dias.

Produção de mudas: As sementes devem ser postas para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo solo argiloso rico em matéria orgânica. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado, mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 6-12 dias e, a germinação geralmente é abundante. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses.

ipê-branco-do-brejo semente.jpg (101218 bytes)

O desenvolvimento das plantas no campo é, contudo, mais lento, raramente ultrapassando 2,5 m aos 2 anos.

fonte do texto e foto: http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/ipe-branco-do-brejo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário