Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Leiteiro

Peschiera fuchsiaefolia

leiteiro.jpg (178991 bytes)Família: Apocynaceae

Nomes populares: leiteiro, leiteira.

Características: Planta lactescente de 4-6 m de altura, com tronco revestido de casca lisa de 25-30 cm de diâmetro. Folhas simples, opostas, de 8-12 cm de comprimento por 2-3 cm de largura.

Ocorrência: Rio de Janeiro, São Paulo e norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua.

leiteiro madeira.jpg (82511 bytes)

Utilidade: A madeira deve ser empregada para tabuado em geral, caibros, vigotas e, para lenha e carvão. A árvore apresenta qualidades ornamentais, principalmente pela forma e densidade da copa. Pode ser empregada na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Apresenta intensa regeneração a partir da brotação de raízes (rizomas), chegando em muitos casos a constituir-se em séria infestante de pastagens.

Seus frutos são avidamente procurados por pássaros que consomem o arilo vermelho que envolve as sementes. Por essa razão, não pode faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos planejados para recuperação de áreas degradadas de preservação permanente.

leiteiro flor.jpg (183131 bytes)

Fenologla: Floresce durante os meses de outubro-novembro. A maturação dos frutos ocorre no período maio-junho.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que pode ser facilmente observado pela exposição do arilo de cor vemelho-viva das sementes. Em seguida deixá-los ao sol para completar a abertura; após a retirada das sementes deixá-las secar à sombra. Não há necessidade de retirar o arilo mucilaginoso que envolve as sementes. Um quilograma de sementes assim preparadas contém aproximadamente 13.500 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 10 meses.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar logo que colhidas e, sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso; cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 30-40 dias e, a taxa de germinação geralmente é superior a 80%.

leiteiro semente.jpg (104682 bytes)

O desenvolvimento das mudas é rápido, o mesmo correndo com as plantas no campo que atingem facilmente 3,5 m aos 2 anos.

fonte do texto e fotos: http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/leiteiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário