Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Maracujá

Nome científico

Passiflora alata Dryand; Passiflora incarnata

Família

Passifloraceae

Parte usada

Folha

Propriedades terapêuticas

Diurético, depurativo, sedativo, anti-inflamatório, calmante, antitérmico, vermífugo, antiespasmódico.

Princípios ativos

Alcaloides indólicos (harmana, harmina, harmol, harmalina), flavonoides (vitexina, isvitexina, orientina, 0,55g % de apigenina), glicosídeos cianogênicos, álcoois, ácidos, gomas, resinas, taninos.

Indicações terapêuticas

Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, doenças espasmódicas, nevralgias, asma.

Planeta

Vênus

Elemento

Água

Uso mágico

Sono, paz, harmonia, paixão e fortalecer as amizades.

1. Informações Complementares

a) Origem

O maracujá é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas do Brasil.

b) Histórico

A primeira referência ao maracujá, no Brasil, foi em 1587 no trata

do descritivo do Brasil como "erva que dá fruto". Foi NIC. MONARDIS quem, em 1569, descreveu a primeira espécie do gênero Passiflora, a saber, P. incarnata L., mas sob o nome de Granadilla.

Devido as suas propriedades terapêuticas, tem valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas têm efeito diurético.

Possui valor ornamental devido as suas belas flores. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores.

Na década de 70, a comercialização do produto baseava-se apenas no mercado "in natura". Nos anos 80, as indústrias extratoras de suco estimularam a expansão da cultura e o mercado do produto industrializado. Na década de 90, a cultura apresenta sua maior expansão em terras paulistas, já que tem sido a alternativa agrícola mais atraente para a pequena propriedade cafeeira.

Representa uma boa opção, pois o retorno do capital investido é rápido e permite ao produtor dispor de um capital de giro durante quase o ano todo, variando esse período de acordo com o local de produção, podendo ser de doze meses no Estado do Pará, dez meses na Bahia, sete a nove meses em São Paulo e assim por diante.

O maracujá é uma boa fonte de carboidratos. Contém vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. É rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Ele tem propriedades depurativas, sedativas e anti-inflamatórias. Suas sementes atuam como vermífugos. Por essas características, está incluído na monografia da Farmacopeia Brasileira.

Acredita-se popularmente que o chá de suas folhas, além de atuar como calmante, é também um antitérmico eficaz e que ajuda no combate às inflamações cutâneas, mas essas duas ações não têm confirmação científica, sendo apenas parte de crendices populares.

c) Propriedades farmacológicas

Devido às frações alcaloídicas e flavonoídicas, o maracujá age como depressor inespecífico do sistema nervoso central, resultando em uma ação sedativa, tranquilizante e antiespasmódica da musculatura lisa.

A passiflorina é similar à morfina e é um medicamento de grande valor terapêutico como sedativo e que apesar de narcótico, não deprime o sistema nervoso central.

O seu uso diminui por instantes a pressão arterial e ativa a respiração, deprimindo a porção matriz da medula.

Possui efeitos analgésicos o que justifica seu emprego nas nevralgias.

Os efeitos calmantes da planta, especialmente em quadros insones e ansiosos, foram confirmados pelo Ministério da Saúde.

Existem vários maracujás e a composição de cada um pode ser diferente. Há o edulis, o incarnarta, o corulea L, etc. (mais ou menos 600 espécies). Podem ter (e quase todos tem ): alcalóide indóico (passiflorina ,harmina, harmanol, harmol, harmalina), flavonosídeos (vitexina, isovitexina, isoorientina, orientina, lucelina, saponarina, quercitina, crisina), esteróis (Dr. Luiz Carlos Leme Franco).

2. Dosagem indicada contra inquietações nervosas, irritação frequente e insônia.

Maracujá (Passiflora edulis

a) Parte usada

Folhas.

b) Preparo e dosagem

* Infusão: na dose de 4 a 6 xícara de chá, toma-se 1 a 2 xícaras à noite.

No site do Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) há mais informações sobre maracujá: descrição, clima, solo, formação de mudas, plantio, tratos culturais, pragas, doenças, rendimento.

MOUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes:

200ml de leite condensado, creme de leite e suco de maracujá. Guardar um pouco da semente para decorar.

Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao congelador até que fique consistente. Decorar com as sementes reservadas.

Cuidado

Contra indicações: Pessoas com hipotensão.

Efeitos colaterais: Deve-se controlar o uso das folhas em forma de chá, pois existem riscos de intoxicação cianídrica, consequente ao uso de doses exageradas.

Interações: Pode haver potencialização dos efeitos com álcool, anti-histamínicos e do sono induzido pelo pentabarbital e também dos efeitos analgésicos da morfina.

Pode provocar um bloqueio parcial do efeito das anfetaminas. Pode ser associado com a valeriana e lúpulo nos casos de insônia.

fonte das fotos: (1) plantamed.com.br; (2) fullpics.com ; (3) cybercook.terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário