Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Poder da Cura da Camomila

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar


por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Reiki Master – Aromaterapeuta

A Camomila é uma erva aromática muito popular no Brasil e no Mundo. Existem várias espécies como a Anthemis nobilis (inglesa também conhecida com romana), a Matricaria chamomilla (alemã). É uma planta perene da família botânica das compostas. A inglesa renasce sozinha após o inverno porque suas raízes nunca morrem e sobrevivem a esta estação, embora perca as folhas, é uma planta rasteira e delicada com florezinhas que lembram minúsculas margaridas. Já a alemã não é rasteira e forma um arbustinho cheio de flores que dura apenas uma estação, precisa ser semeada por 2 ou 3 anos e após isto renasce com facilidade. O caule ereto é muito ramificado, suas folhas são recortadas, suas flores brancas raiadas com cetro amarelo. Também chamada de Oeil-du-Soleil (olho do sol) na França. A palavra camomila deriva do grego chamaimelon que significa “macieira rasteira” por causa do odor penetrante.
Os Egípcios curavam malária com o chá de suas flores, era considerado sagrado e era oferecido ao Deus Sol, Rá. Era uma das 9 ervas sagradas dos Saxões. Posteriormente, foi consagrada a Santa Ana, a mãe da Virgem Maria. É conhecida como a "médica das plantas" porque tem o poder de curar as plantas vizinhas.
Dioscorides dizia que era imbatível para dor de cabeça a cosmética é utilizada há mais de quatro mil anos, até hoje é utilizada como segredo para mulheres loiras um rinse com camomila conserva o louro e a beleza dos cabelos. Pode ser usada em compressas em olhos inchados, suaviza olheiras e acalma a pele.
No Brasil foi trazida há mais de cem anos por imigrantes europeus. Como planta medicinal seu uso em chá auxilia e trata de problema de digestão e vermes, seu uso contínuo pode diminuir dores musculares. Muito boa nos casos de tensão pré-menstrual, insônia, problemas nervosos, adoçado com mel combate gripes e resfriados.
É calmante e restaurador de forças. No entanto, conforme recomenda a Tabela de Drogas Vegetais da Anvisa utilizar 3 gr. (1 colher de sopa) para 150 ml. de água com a indicação de tomar 3 a 4 xícaras ao dia nos casos de cólicas intestinais e quadros leves de ansiedade. No uso em chá devemos tomar cuidado com super dosagem que pode provocar alergia.
Suas flores bonitas e cheirosas são utilizadas no recheio de travesseiros contra insônia. Existe uma espécie que produz uma tintura usada para tingir algodão com a cor laranja ou verde escuro quase marrom.
Dizem possuir poderes mágicos para atrair dinheiro, quando plantada em torno da casa afasta inveja, “olho gordo”.

O óleo da camomila na pele alivia queimaduras, bolhas, inflamação, psoríase, alergias, melhora sua elasticidade. O óleo é feito das suas flores, é bom para os diversos problemas do feminino: menstruação escassa, dolorida, hemorragia uterina, prurido vulvar, menopausa seu nome em alemão quando traduzido significa “erva mãe”.
No corpo físico, como já mencionamos alivia dores musculares associadas a desequilíbrio do sistema nervoso; indicada para problemas reumáticos (articulação inflamada), entorses, dores de cabeça e nascimento de dentes (primeira dentição) problemas do feminino como a menopausa e tpm; problemas intestinais como síndrome do colo irritável, diarreia, cólicas, gases e icterícia.
Segundo, Culpeper conforta a cabeça e o cérebro, tradicionalmente utiliza-se para problemas nervosos, histeria, é sedativa e antidepressiva, antialérgica, anti-inflamatória, cicatrizante.
Dr. Valnet relata que o óleo da camomila é estimulante da leucocitose e bom para o inchaço do baço; e nos casos de pedras nos rins.
Em óleo tem as mesmas funções enquanto chá da erva, já mencionadas acima.
É um óleo de baixa toxicidade muito utilizado em crianças (em bebês usar diluído).
Pena ser um óleo caro! Evitar durante os primeiros 4 meses da gravidez. Em grandes doses, pode tornar-se hipnótica ou soporífera, mas nunca depressiva.
No emocional e mental evita pesadelos durante o sono, relaxa, harmoniza, antidepressiva, combate à raiva e medo, stress. Facilita a comunicação com nossa criança interior levando cura, perdão e conforto, combate a ansiedade. Fortalece os laços de amor entre pais e filhos, indicada para inquietação, irritação, impaciência, estados de raiva, cólera, humor variável. Excelente nos casos de problemas emocionais que se manifestam somatizando fisicamente em problemas de pele.
O óleo essencial da camomila azul é feito com a camomila alemã matricaria camomila, muito utilizado na cosmetologia e tem mais poder anti-inflamatório do que a romana, pois possui grande concentração de azuleno.
No aspecto espiritual auxilia nas meditações, promove paz.

Como Essência Floral: temos a Matricaria no Sistema dos Florais de Minas para aquela personalidade entusiasmada que se entrega a ajudar o próximo envolvendo o coração em tudo que faz muito embora fique nervosa e apreensiva e se e ressente, pois, não recebe contra partida. Geralmente, se sobrecarrega de trabalho, irritam-se com demonstrações de egoísmo. Alia a condição materna de superproteção e nervosismo. O nervosismo e apreensão se deve a perspectiva de perfeição. Esta essência desperta o conceito mais luminoso de entrega e amor ao próximo, amplia a capacidade de nutrição cósmica, e é coadjuvante no tratamento de problemas psicossomáticos que envolvam parto, dentição, nutrição, proteção que necessitem ser equilibradas ou potencializadas.
Esta essência também existe no sistema da Califórnia – FES com o nome de Chamomile (espécie utilizada Matricaria variedade recutita) e no Francês Camomile com a seguinte vertente: confere calma emocional, relaxamento daquelas tensões emocionais sentidas principalmente localizadas no estômago. Indicada para pessoas que se encolerizam com facilidade, tem dificuldade em descansar (insônia), favorece a digestão, eliminação de gases, nos casos de “dor de barriga” (diarreia) e rompantes emocionais; indicada principalmente para crianças hiperativas. É um equilibrador emocional. Integra e alinha o corpo mental.

fonte do texto e foto: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/09/o-poder-da-cura-da-camomila.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário