Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pêssego-do-Mato

Hexachlamys edulis

pêssego-do-mato.jpg (171156 bytes)Família: Myrtaceae

Nomes populares: pêssego-do-mato, pessegueiro-do-mato, ivaí, ibajaí, ubajaí, cereja-do-rio-grande, cerejeira-do-rio-grande.

Características: Altura de 4-6 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, notadamente pubescentes ao nível das nervuras, de 3-6 cm de comprimento por 2-3 cm de largura.

Ocorrência: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais até o Rio grande do Sul, em formações vegetais abertas situadas na faixa litorânea e na bacia do Paraná (cerrados).

pêssego-do-mato madeira.jpg (101121 bytes)Utilidade: A madeira é empregada para marcenaria comum, para obras internas e cabos de ferramentas. A árvore pode ser aproveitada para o paisagismo, apesar da sujeira provocada por seus frutos. Estes são comestíveis e muito saborosos, sendo consumidos tanto ao natural como na forma de doces, sucos e geléias; são também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros.

Planta pioneira, rústica e fornecedora de abundante alimentação para a fauna, é indispensável nos plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

pêssego-do-mato flor.jpg (150560 bytes)

Fenologia: Floresce a partir do mês de agosto com a planta totalmente despida da folhagem, prolongando-se até setembro. A maturação dos frutos verifica-se em setembro-outubro (no extremo sul do país ocorre um pouco mais tarde).

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida despolpá-los manualmente em água corrente dentro de uma peneira; após a separação das sementes deixá-las secar à sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 425 unidades.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e, mantidos em ambiente semi-sombreado; cobri-las com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.

pêssego-do-mato semente.jpg (98540 bytes)

A emergência ocorre em 30-50 dias e a germinação é superior a 60%. O desenvolvimento das mudas é moderado, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo.

fonte do texto e fotos: http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/pessego-do-mato.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário