Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Litha

 

LITHA 21/22 DE DESEMBRO


O Solstício de Verão constitui uma das festas mais antigas, emanada das celebrações pagãs.
A jornada marca o máximo poder do deus solar, o dia mais longo do ano antes de seu declínio e "morte" no solstício do inverno.
Outros nomes usados para este tempo na Roda do Ano (HN) são: Alban Heruin (calendário Druida); Alban Hefin (Tradição Anglo-saxão); Bênção do sol, Dia de Acópio (Gales); Whit Sunday, Whitsuntilde, Vestália (Antiga Roma); A Festa de Epona (antiga Gália); Dia de todos os Casais (Grécia) e dia de São João.
Na tradição Italiana de Aradian Strega este Sabbath (as bruxas Strega as chamam de Treguendas no lugar de Sabbaths) é conhecida como a Festa dell'Estate (festa de verão).
Os escandinavos celebram esta festa em uma data posterior e a chamam Thing-Tide. Na Inglaterra este é o dia de Cerridwenn e seu caldeirão.
Na Irlanda, este dia está dedicado a Deusa-Ninfa Aine de Knockeine. E finalmente, no norte da Europa se celebra o "Dia do Homem Verde".
Nesse Sabbath, nós wiccanos consideramos a Deusa grávida por ter co-habitado com o Deus em Beltane. O deus sol é celebrado porque está em sua zênite no céu e celebramos a aproximação da paternidade.
O ritmo eterno do sol é o mesmo da vida humana, e o mesmo que mês a mês repete a lua.
Esta data é especial para ritos de passagem, portanto, devemos celebrar as futuras mamães e os bebês que virão. De acordo com o calendário pagão, o verão começa em Beltane e termina em Lammas/Lughnasadh.
Esse é o apogeu do tema que desde Imbolc vem se preparando: o fim da escuridão, da esterilidade e o começo de uma época mais fértil, onde tudo se renova, ao calor do amor e da paixão dos Deuses.
O nome Litha é relativamente moderno e provavelmente é derivado da palavra saxona que significa "o oposto de Yule". Os símbolos mais importantes deste Sabbath são a ESPADA (símbolo do Deus Sol) e o caldeirão (símbolo da Deusa em sua plenitude).
A noite do solstício de verão, aqui no Hemisfério Sul, é um dos momentos mais místicos do ano, quando no ar pairam todo gênero de magia e encantamentos. As ninfas correm pelos campos e por onde passam surgem flores. Gnomos, elfos e todos os tipos de fadas e elfos andam soltos por toda a parte e por isso, é um excelente momento para praticarmos magia feérica.
Os duendes Puck e Pan (para nós o curupira e o caapora) gostam de dar sustos e fazer brincadeiras com os incautos que se atreverem a aventurar-se por lugares solitários e silvestres nessa noite encantada. Um dos elfos muito conhecido que faz uma mágica aparição nesta época é Santa Claus.
Ele é um elfo encantador, com seu trenó cheio de presentes e suas renas mágicas que voam pelos ares.
Todos seus ajudantes também são elfos e seus pais eram seres feéricos. Os dias e noites do solstício de verão estão repletos de grande poder e magia. São tempos para realizar rituais que vicejam prodigamente na estação, quando a vida é mais fácil e há tantas horas de luz diurna que podemos realizar todas as nossas tarefas com tempo de sobra para repousar e divertirmos.
É uma época de férias e de grandes festivais ao ar livre, para dormir, cozinhar e comer a céu aberto. É uma época que nos faz recordar nossa infância, cheia de brincadeiras, uma época para buscarmos nossa criança interior e nos esquecermos de nossos aborrecimentos cotidianos.

TSARA DO CIGANO PABLO

fonte do texto e fotos: http://irmandadepaga.blogspot.com/2009/12/evohe-litha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário