Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como Utilizar as Ervas

Preparo
Aqui, você vai encontrar os principais métodos de preparo das plantas medicinais. Mas lembre-se: tudo deve ser usado com moderação e preferencialmente sob os cuidados e indicações de um profissional especializado. Não se arrisque inutilmente, tentando a auto-medicação.
(Fontes: "A Flora Nacional na Medicina Doméstica" (Prof. A. Balbach); "Saúde pelas Plantas" (Eliza S. Biazzi), sites diversos)

AZEITE(óleo medicinal)
Pode-se misturar folhas, sementes e flores ao azeite, para obter-se óleo curativo. Tapa-se bem o recipiente em que for colocada a mistura e expõe-se ao sol diariamente, durante cerca de 15 dias. Após esse período, coa-se o conteúdo e o óleo poderá servir para diversos usos, internos e externos.

BANHOS
As plantas podem ser utilizadas em banhos. Prepara-se o banho a partir de decocção. A planta deve ser cozida em água durante 20 a 40 minutos. Depois, coa-se o chá e acrescenta-se à água que será utilizada para o banho.

BOCHECHO
Prática que consiste em lavar a boca com o chá da planta indicada para o problema.

CATAPLASMA DE ERVAS FRESCAS
As ervas são aplicadas ao natural, diretamente à parte dolorida, inchada ou ferida.

CATAPLASMA DE ERVAS SECAS (em saquinhos)
Frias ou quentes, conforme o caso, as ervas são aplicadas diretamente sobre o local dolorido, inchado, ferido ou inflamado. Usa-se, normalmente, para cãibras, nevralgias, dores de ouvidos, etc..

CATAPLASMA EM FORMA DE PASTA
A planta é esmagada até obter-se uma papa, que é colocada sobre o local a ser tratado. Tanto pode ser colocada diretamente sobre a pele, como entre dois panos. Podem ser utilizadas ervas frescas ou secas, umedecidas com água fervente até que atinjam o ponto de pasta. No preparo deste tipo de cataplasma, não se deve usar colheres de metal. Dê preferência às colheres de madeira.

COMPRESSAS
Devem ser feitas usando-se panos bem limpos, brancos, finos. Para preparar a compressa, deve-se usar uma dose de duas a quatro vezes mais forte que aquela usada no preparo de um litro de chá. A planta é cozida e o pano é mergulhado na água do cozimento. Depois, deve ser bem torcido e aplicado sobre a parte do corpo a ser tratada.

CULINÁRIA
Ervas e plantas podem ser consumidas também em forma de saladas cruas, misturando-se várias delas, conforme o sabor e o gosto pessoal. Também se pode consumi-las em forma de sopas, ensopados, guisados, omeletes e muitos outros pratos. Os caldos (preparados por decocção e temperados levemente com sal) são ideais, por exemplo, em casos de convalescença e de enjoos.

DECOCÇÃO
Método para o preparo de chás, em que a planta é colocada em um recipiente e sobre ela é colocada água fria. Depois, é levada ao fogo, para cozimento por tempo que pode variar de 5 a 30 minutos. Flores, folhas e partes tenras devem ser cozidas entre 5 e 10 minutos. As partes mais duras, como raízes, cascas e talos, devem ser picadas e cozidas entre 15 e 30 minutos. Passado o tempo de cozimento, a vasilha deve ser retirada do fogo e permanecer tapada por mais alguns minutos. Depois, coa-se o conteúdo.

EMPLASTO
Consiste na aplicação de plantas quentes, misturadas a um espessante qualquer, para conservar o calor e facilitar a aplicação.

FOMENTO
Trata-se da aplicação das folhas aquecidas, diretamente na pele ou entre panos, para, entre outras finalidades, aliviar dores reumáticas ou nevrálgicas.

GARGAREJO
Prepara-se o chá por decocção e usa-se o preparado diversas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã (ao levantar-se) e à noite (ao deitar-se), enxaguando-se bem a garganta, gargarejando.

INALAÇÃO
A planta deve ser colocada em vasilha com água, para ferver. Ao levantar fervura,aproveita-se o vapor, aspirando-o por meio de um funil de cartolina, previamente preparado. É preciso cuidado, pois os primeiros vapores são muito quentes. Também se pode fazer inalações esmagando-se a planta em uma vasilha e sobre ela jogando água fervente.

INFUSÃO
Faz-se o chá despejando-se água fervente sobre a planta, em uma vasilha, e deixando a mistura repousar, bem tapada, por cerca de 10 minutos. Se a parte utilizada forem talos ou raízes, devem ser picadas bem finas e ficar em repouso por cerca de 20 ou 30 minutos, depois de se acrescentar a água fervendo.

LAVAGENS
Para este fim, as plantas são preparadas por infusão ou decocção, conforme for mais conveniente. Coa-se a mistura muito bem e, depois de atingir temperatura condizente, faz-se a lavagem anal, vaginal ou uretral, conforme o caso, usando-se irrigador com bico próprio ou uma seringa. De preferência, o líquido deve ser injetado logo depois de a pessoa ter evacuado ou urinado. Para adultos, a quantidade de líquido para uma lavagem intestinal é de dois litros.

MACERAÇÃO
Para preparar-se este tipo de chá, coloca-se a planta de molho em água fria, por um período de 10 a 24 horas, dependendo do uso a que se destina a mistura. Folhas, flores, sementes e partes tenras ficam entre 10 e 12 horas. Talos, cascas e raízes brandos, picados, ficam de molho entre 16 e 18 horas. Talos, cascas e raízes duros, picados, ficam de molho entre 22 e 24 horas. Coa-se e usa-se, interna ou externamente.

ÓLEO ESSENCIAL
São as essências concentradas das plantas, obtidas a partir do processo de destilação. Podem ser encontrados em lojas especializadas.

PÓS
Boa forma para se guardar as plantas, preservando suas propriedades curativas por um tempo maior. O ideal é substituir o pó por outro, mais fresco, a cada 6 meses. Pode-se obter o pó moendo-se partes secas da planta (como cascas, caule ou folhas). Para isso, pode ser usado o liquidificador, pilão ou máquina de moer. O pó deve ser guardado em embalagem hermeticamente fechada e em lugar seco e fresco, devidamente identificada.

SUCOS
Os sucos crus de plantas diversas são altamente benéficos. Embora o ideal seja usar a planta fresca, pode-se lançar mão também das plantas secas. Obtém-se o suco triturando a planta com um pilão ou moendo-a em máquinas. Em seguida, coa-se. O suco deve ser preparado na hora de ser tomado.

TINTURA
Para obter-se a tintura de uma planta, corta-se a parte a ser utilizada em pedaços pequenos e, em seguida, mergulha-se em água, álcool de cereais, aguardente ou vinho. Deixa-se de molho até que a tintura fique pronta - num prazo que varia de 3 a 15 dias. Toma-se uma colher de chá, em meio copo com água, 3 vezes ao dia.

TISANA
Prepara-se este tipo de chá colocando-se água numa panela e, quando estiver fervendo, acrescenta-se a planta. Tapa-se o recipiente e deixa-se ferver por mais cerca de 5 minutos e tira-se do fogo. Deixa-se repousar, sempre bem tapado, por mais alguns minutos, e coa-se a mistura. Está pronto o chá.

UNGÜENTO
A planta, fresca, é triturada e misturada com um pilão. Se não houver um pilão à disposição, pode-se passar a planta pela máquina de moer carne. O suco obtido deve ser misturado à gordura vegetal, gordura de coco ou amendoim ou, ainda, à manteiga fresca. Aquece-se em fogo até derreter. À mistura também pode ser acrescentado um pouco de cera de abelha, para que se obtenha um unguento mais espesso. Deixa-se esfriar e o unguento está pronto.

VAPORES
Aplicação utilizada principalmente para combater enfermidades de peito e cabeça. É feita usando-se o chá da planta indicada, sem ser coado e fervendo, na proporção de 50% da capacidade da vasilha escolhida. Esta vasilha deve ser tampada. A aplicação só pode ser feita em lugar seguro, com a pessoa sentada em um banquinho ou cadeira, despida da cintura para cima, e a vasilha com o chá colocada à sua frente. A pessoa deve cobrir a parte do corpo despida com plástico ou cobertor, envolvendo também o recipiente com o chá. Abre-se a tampa da vasilha devagar, na medida em que o calor for suportado, gradativamente, até que se retire completamente a tampa. Deve-se fazer a aplicação por 20 a 30 minutos. Depois desse tempo, retira-se o plástico ou cobertor e resfria-se rapidamente o corpo, com fricção fria.

XAROPE
Muitas plantas de ação peitoral e usadas contra a tosse, bronquite e afecções das vias respiratórias, podem entrar no preparo de xaropes, que são medicamentos líquidos, viscosos, obtidos a partir da mistura de certos sucos e chás, meio a meio, com mel. Prepara-se quente ou frio e toma-se à colheradas.

fonte das fotos e do texto: http://rainhadasfeiticeiras.blogspot.com/2010/04/como-ultilizar-as-ervas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário