Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Marroio

Nome científico

Marrubium vulgare L.

Família

Lamiacea

Sinonímia popular

Marroio-branco, marroio-de-frança, marroio-vulgar, marrulho; bom-homem, erva-virgem (Brasil).

Parte usada

Folhas, partes aéreas floridas.

Propriedades terapêuticas

Digestiva, expectorante, colerética, antipirética.

Princípios ativos

Lactonas diterpénicas, ácidos fenólicos, saponósidos, sais minerais, flavonoides, antocianinas, alcaloides.

Indicações terapêuticas

Dispepsias, anorexia, flatulência, afecções brônquicas, gota, hipertensão arterial, tosse, bronquite.

Planeta

Mercúrio

1. Informações Complementares

a) Habitat e distribuição

Planta vivaz lenhosa, nativa da Europa, está hoje naturalizada na América do Norte e do Sul, crescendo em terrenos secos e áridos. Encontra-se frequentemente nos campos incultos e cultivados, caminhos, entulhos e muros em quase todo o Continente e ilhas adjacentes.

b) Constituintes (cont.)

Lactonas diterpénicas amargas [marrubiina (1 a 2%), premarrubiina, marruiol, peregrinol, vulgarol]; ácidos fenólicos (derivados do ácido cafeico, ácido ferúlico); saponósidos; vestígios de óleo essencial; colina; taninos (2 a 3%); sais minerais; flavonoides (O-heterósidos e C-heterósidos de flavonas); antocianinas; alcaloides tipo pirrolidina [betonicina (0,3%].

c) Farmacologia e actividade biológica

Os constituintes amargos são responsáveis pelas propriedades digestivas. Os saponósidos têm propriedades secretolíticas (expectorante e colerética) para além de uma ação antipirética; para além de uma ação antipirética; em relação à colerética contribuem, também, os ácidos fenólicos. Ação diurética ligeira pelos sais.

d) Usos etnomédicos e médicos

Dispepsias hipossecretoras, anorexia, flatulência, disquinesia hepatobiliar. Afecções brônquicas. Estados que beneficiam com boa diurese: infecções urinárias, gota, hipertensão arterial.

e) Principais indicações

Tosse produtiva e bronquite; sintomas dispépticos associados a disfunção hepatobiliar.

Usos aprovados pela Comissão "E" (German Commission E Monographs)do Ministério da Saúde da República Federal Alemã: perda de apetite, dispepsia com enfartamento e flatulência.

2. Formas de administração e posologia

a) Uso interno

Dose média diária: 4,5g

* Infusão: uma colher de sobremesa por chávena, 3 chávenas por dia, como aperitivo antes das refeições.

* Tintura (1:10): 50 a 100 gotas, 1 a 2 vezes por dia.

* : 100 mg por cápsula, 1 a 5 vezes por dia.

Cuidado

Contra-indicações: Dispepsias hipersecretoras.

Efeitos secundários e toxicidade: Trata-se de uma planta com constituintes amargos, pelo que não é bem tolerada quando da existência de gastroenterites ou de síndromas acompanhados de náuseas ou vómitos. Ao se usarem infusões, estas devem ter corretores de sabor. Empregar tratamentos descontínuos, por períodos curtos.

Observações:

Não deve ser confundido com o marroio-fétido (Ballota foetida), que tendo idênticas propriedades terapêuticas, tem, no entanto, um gosto e odor mais desagradáveis.

fonte da foto 1: henriettesherbal.com

fonte da foto 2: plants.usda.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário