Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Receitas de Hidromel

Texto desenvolvido e pesquisado por Brydea.

O Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, sendo utilizados, em geral na sua produção, uma proporção de uma parte de mel por duas de água, mas pode variar conforme a receita ou a região de produção. Consumida desde a antiguidade, a sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.

Os nossos ancestrais dedicavam esta bebida aos Deuses e era utilizada de forma cerimonial. Varias culturas antigas eram consumidoras desta bebida os celtas, os saxões e os vikings. No Walhalla, "paraíso" dos guerreiros Vikings, as Valquírias saudavam os recém chegados com cornos abundantes de hidromel. Ja no "paraíso" celta, corre um rio de hidromel. Os Gauleses consideravam-na como a bebida de forca, jovialidade e alegria. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias e na Grécia clássica, chamava-se "melikraton" e, pelos romanos, era conhecida pelo nome "agua mulsum", ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel.

O mel era visto acima de tudo pelas suas propriedades curativas e afrodisíacas.

Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.

O hidromel pode ser bebido enquanto aperitivo principalmente depois das refeições, ajuda na digestão. Podem-se fazer coquetel, ou utilizar na cozinha em alternativa ao vinho. Tónico e fortificante totalmente natural ajuda nas lavagens de bocas ou nas dores de garganta, já para não falar da sua vertente alegre para bons convívios em ambientes de festas.

Uma coisa é certa esta Bebida feita das dádivas da Terra era sem duvida um presente dos Deuses em todo o mundo antigo....

Seguem-se algumas receitas retiradas ao longo do tempo em diversos sítios da Internet... espero vir a acrescentar mais receitas pois Hidromel existem muitas e muitas receitas possíveis.

HIDROMEL SUAVE

  •  
  • - 1 litro de água, de preferência mineral (não deve ser da torneira)
  • - 1 chávena de mel
  • - 1 limão cortado
  • - 1/2 colher de chá de noz-moscada
  •  
  • Ferva todos os ingredientes. Enquanto ferve, retire a "nata" com uma colher de pau. Quando não estiver mais a soltar"nata" acrescente:
  •  
  • - Uma pitada de sal
  • - Sumo de meio limão
  • Coe e deixe ficar frio.

- * -

Hidromel II

Ingredientes:

- 2kg de mel novo

- 50l de água

- 1 punhado de alecrim

- 1 punhado de tomilho

- 1 punhado de louro

- 1 punhado de roseira brava

- 2 ou 3 punhado de malte moído

- tostadas com levedura

- 45g de cravos

- 45g de noz-moscada

- 45g de macis

Procedimento:

Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel. Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterilizados antes do uso.

- * -

Hidromel com chá

Ingredientes:

- 1 litro de chá mate

- 1 limão grande

- 1/2 copo de mel

Modo de fazer:

Enquanto o chá estiver quente, adicionar algumas lascas de limão.

Deixar amornar e coar.

Adicionar o mel e o sumo de limão.

Colocar gelo à vontade.

- * -

Hidrómel rápido

Para 2 Litros

-1.2 kg de mel;

-2.5 l de agua mineral;

-2 c. de café de levedura de cerveja ou de padeiro; ou

-1/2 c de café de gengibre em pó;

-1/2 c de café de pimenta;

-1/2 c de café de cardamomo em pó;

-4 cravos-da-índia moídos;

No recipiente ferva o mel até ficar liquido e escoe-o. Acrescente a água quente, dilui-lo bem e ferver outra vez até ele reduzir um quarto. Quando estiver verta o todo para um jarro até ele ficar morno e acrescente a levedura tendo o cuidado de misturar bem. Meta todas as especiarias dentro de um saquinho de linho bem atado e largue-o dentro do jarro e cubra-o com um pano. Meta em cima do radiador mesmo na cozinha mas tenha o cuidado de por de baixo do jarro um prato fundo para o caso de vir por fora. Ao fim de 2, 3 dias engarrafar e deixar em local fresco e escuro. Lembre-se que quanto mais tempo mais ele fica apurado.

- * -

Hidromel Russo

Ingredientes para 15 Litros de água:

6 kg de mel,

3 c de levedura de cerveja,

15 g de canela,

15 g de cardamomo em pó

25g de gengibre

Preparação:

Numa recipiente bastante grande ferva o mel e escoe-o. Depois acrescente a agua as especiarias e deixe ferver até que o líquido tenha reduzido mais ou menos um quarto. Retire então o recipiente do lume e espere que amorne para acrescentar a levedura diluída em um pouco de água. Deixe repousar uma noite ou um dia inteiro. Depois escoe de novo e mude-o para um barril bem lacrado e deixe repousar desta vez por 15 dias num sítio fresco. Passado 15 dias engarrafe o hidromel e guarde-o deitado num lugar fresco e espere 2 meses antes de o saborear.

fonte do texto e foto: http://murmuriosdasbrumas.blogspot.com.br/2011/05/receitas-de-hidromel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário