Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Equinácea

Compilado por Geni Mafra Souza (de seus estudos, conhecimentos, pesquisas e usos)


PARA ESSES TEMPOS de GRIPES e VIROSES...

A EQUINÁCEA ! Você Conhece?

A bela e curativa Equinácea

Um estudo americano divulgado a alguns anos atrás, confirmou que a equinácea, planta originária da América do Norte, é de fato um potente medicamento contra infecções virais como gripe e resfriados.
Dados da pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostraram que a erva pode reduzir em até 58% as chances de se contrair uma gripe, por exemplo. A planta também diminuiu o tempo de duração de um resfriado em 1,4 dia.
Os autores concluíram ainda que, se ingerida preventivamente, a equinácea pode reduzir em até 65% a incidência de infecções virais.
Previna as infecções com a Equinácea
A equinácea é um dos fitoterápicos mais estudados e utilizados do mundo. Porém, seus efeitos medicinais nunca foram totalmente aceitos pela comunidade científica. Agora, com esse novo estudo, feito a partir da análise dos resultados dos 14 maiores trabalhos sobre as propriedades terapêuticas da planta, ficou validado cientificamente o que muitos acreditavam apenas por causa da sabedoria popular.
A equinácea é realmente uma planta miraculosa, estimula e revitaliza o sistema imunitário ajudando o corpo a combater vírus e infecções, com a vantagem de ser compatível com antibióticos.





Equináceas coloridas

Existem nove tipos de equinácea, mas apenas três – a echinacea angustifolia, a purpurea e a pallida –, possuem os mesmos constituintes químicos, concentrados principalmente na raiz.Existem atualmente mais de 800 produtos (entre eles muitos remédios) à venda a base de equinácea.


Conhecendo melhor a Equinácea purpurea
Nome científico: Echinacea purpurea L. Moench
Família: Asteraceae ( mesma família das margaridas ( mais de 20.000 espécies) bem-me-quer, gérbera, crisântemos, girassóis)
Origem: América do Norte
Nomes Populares: purpúrea, flor-de-cone, púrpura, rudbéquia. Igelkopf (alemão), echinacea (francês, ingles)
Propriedades Terapêuticas: Antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antibiótico, imune estimulante, anti-séptica, depurativa, fortificante, anti-herpes, antimicrobiana e até afrodisíaca!
Parte Utilizada: raízes, rizoma.

O índio cherokee conhecia a equinácea


História
Os índios americanos utilizam-na há milhares de anos para curar picadas de serpentes, dores de garganta, dores de dentes e infecções várias.
O termo “equinácea” deriva do grego que significa ouriço caixeiro, devido ao aspecto do cone central da flor.
Habitat
A Equinacea angustifolia e a Equinacea purpurea são ambas cultivadas tanto na América do Norte como do Sul, Europa, Nova Zelândia, Austrália para fins terapêuticos.
Nas regiões centrais na América do Norte ainda se pode encontrar em estado selvagem correndo grandes riscos de extinção devido ao seu uso e abuso.
Existe ainda a Equinacea pallida também com propriedades medicinais, mas menos eficaz.
Podem atingir mais de um metro de altura.
Floresce durante os meses de Verão, sendo as suas flores muito atrativas para borboletas e insetos.

Equinácea Púrpura

Utilização e Propriedades
Utiliza-se tanto as flores como as raízes, sendo estas últimas mais eficazes deixando até um certo formiguamento na língua especialmente quando tomada sob a forma de tintura.
A equinácea é um purificador do sangue, sendo portanto utilizada para curar vários tipos de doenças como:
_ problemas cutâneos, frieiras, herpes, abcessos, acne e furúnculos, mas ainda dores de garganta, gripe, amigdalites, gengivas inflamadas, congestão nasal, rinite alérgica, sinusite, problemas respiratórios, tosse, bronquite, infecções urinárias e fúngicas, asma ligeira, mordeduras e picadas.

Também para as Alergias a Equinácea

Devido às resinas que a constituem, tem ação antibiótica, anti-séptica e anti-bacteriana, estimulando a resposta do sistema imunológico aos problemas de pele e do aparelho digestivo.
Os óleos voláteis ajudam a combater espasmos e a aliviar a dor.
A inulina (um tipo de açúcar) encontrada na raiz ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias intestinais.


Equináceas no Japão

 
Os flavonoides que se encontram nas folhas, fortalecem os vasos sanguíneos e dissolvem os radicais livres que são moléculas responsáveis pelo envelhecimento das células e o aparecimento de algumas doenças cardíacas.
Para tratar problemas de infecções agudas:
A equinácia é mais eficaz em forma de tintura (tomar 20 a 30 gotas ou uma ou duas colheres de chá, diluídas em muito pouca água, três ou quatro vezes por dia). Esta tintura é geralmente feita a partir da raiz da planta, e pode encontrar-se à venda em qualquer farmácia do ramo.
As tinturas administradas a crianças têm de ser muito diluídas, não são aconselhadas a grávidas nem a pessoas com problemas gástricos.
Existe ainda a equinácia em forma de cápsulas, chá ou xaropes para combater dores de garganta e tosse.

Para uso externo
Existem pasta de dentes e pomadas à base de equinácea utilizadas como cicatrizante e desinfetante de feridas e cortes; também cremes de pele muito eficazes no combate a acne.

 
Equinácea rósea

 
CUIDADOS
_ Não deve ser utilizadas por mulheres grávidas e que amamentam.
_ Usar cuidadosamente em portadores de Diabetes Mellitus pois Echinácea é muito rica em glicídeos, podendo alterar a glicemia;
_ Recomenda-se que o uso não ultrapasse oito semanas consecutivas.
_ Precaução com doentes que apresentam asma ou alergia à plantas da família da margarida (Asteraceae).


Vai um chá de Equinácea aí?

 
CONTRA INDICAÇÃO
_ Não é recomendável sua administração a pacientes com doenças autoimunes, pois pode agravar essas condições;
_ AIDS (Síndrome da Imunodeficiência adquirida): a Echinacea purpurea causa aumento da liberação de Inter leucinas e fator de necrose tumoral, que aumentam a replicação do vírus HIV. Por isso é possível que sua administração na AIDS venha a causar mais malefícios que benefícios, o que leva a maioria dos autores a contra indica-la em infecção por HIV
_ Tuberculose: devido ao seu estímulo imunológico
_ Gravidez e amamentação.
_____  ***  _____

fonte do texto e fotos: http://magiadailha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário