Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Abacaxi

Nome popular

ABACAXI, ANANÁS

Nome científico

Ananaz sativus

Plantação

Abacaxizeiro

Família

Bromeliáceas

Sinonímia científica

Ananaz sativus Schult, Bromélia ananáz Linneo

Parte usada

Fruto

clip_image0021. Informações complementares

a) Origem

Nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos índios Guaranis. tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e Caribe muito antes da chegada dos europeus.

clip_image002[4]b) Cultivo

Prefere solo rico em nutrientes, não suportando os encharcados. O plantio é feito no início das chuvas desenvolvendo-se bem em locais com temperaturas de 16° a 20°C e livres de geadas. Produz 20 kg por planta ao ano. Frutifica o ano todo.

c) Características da planta

Planta de pequeno porte, podendo atingir 80cm de altura. Folhas longas e duras, dispostas espiraladamente, partindo da base, for-mando uma roseta. Flores pequenas, de coloração rósea a roxo purpúrea, surgem aglomeradas em uma haste, formando uma espiga que se desenvolverá originando a fruta do abacaxi.

clip_image002[6]d) Fruto

O conjunto dos pequenos frutos forma. - a estrutura de forma ovoide do abacaxi. Na sua porção superior forma-se uma "coroa" de folhas duras, de coloração verde intensa denominadas brácteas. A haste interna do abacaxi é envolta pela suculenta polpa que é comestível.

e) Conservação

O abacaxi para de amadurecer quando colhido, portanto escolha frutas que tenham aroma doce. Os abacaxis grandes têm valor nutricional muito maior do que os menores, pois a relação polpa - casca é bem maior.

2. Informações gerais

O abacaxi é, seguramente, uma das frutas tropicais mais populares do mundo, sendo muito utilizada no preparo de coquetéis de espírito festivo, tais como a mundialmente famosa pina colada, feita com suco de abacaxi e rum.

clip_image002[8]O abacaxi não é fruta calórica, mas seu conjunto contém altas porcentagens de vitaminas, A, B e C, assim como carboidratos, sais minerais e fibras. Além disso, dos restos do abacaxizeiro pode-se extrair a bromelina, uma enzima que ajuda a decompor proteínas, resultando dessa extração um bagaço consistente que pode ser utilizado como ração animal. Mais de 800 pesquisas foram realizadas a respeito da ação dessas enzimas e mostram que elas podem ajudar a curar, a reduzir inflamações e a melhorar a digestão.

a) Composição média por 100 gramas

Vitamina A

4,0 mg

Vitamina 131

51,0 mg

Vitamina B2

17,0 mg

' Vitamina C

10,9 mg

Niacina

0,245 mg

Calorias

52,0 Kcal

Glicídeos

13,70 g

Proteínas

0,40 g

Lipídios

0,20 g

Cálcio

18,0 mg

Fósforo

8,0 mg

Ferro

0,5mg

 

clip_image002[10]3. Propriedades

Diurético, ao abacaxi é responsável por eliminar as toxinas do organismo, melhorar o funcionamento do intestino e a digestão graças bromelina, uma enzima digestiva que ajuda no processamento das proteínas e é anti-inflamatória. Também auxilia no tratamento da anemia e contribui para que a pele e os cabelos fiquem mais macios e brilhantes. A fruta possui ainda vitaminas A e C, carboidratos, proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro e fósforo, reforçando as defesas do organismo e combatendo o envelhecimento precoce.

a) Benefícios Naturais -

Diminui o tempo e grau das inflamações. A ação anti-inflamatória do abacaxi não é compreendida; uma teoria é que as enzimas bromelina bloqueiam as prostaglandinas que fazem parte do inchaço. Essas enzimas têm sido usadas com grande sucesso para tratar artrite reumatoide e para acelerar a cicatrização de tecidos como resultado de ferimentos, úlceras diabéticas e cirurgia em geral. As enzimas bromelina estão presentes no abacaxi cru ou no suco da fruta, embora de maneira mais diluída do que as enzimas usadas na pesquisa.

Como as enzimas do abacaxi agem especificamente para decompor as proteínas, ajudam a facilitar a digestão.

Suas enzimas limitam a tendência para formar coágulos de sangue, e estudos sugerem que elas podem melhorar a circulação nos indivíduos com artérias estreitas, ou que sofrem de angina.

As enzimas do abacaxi são destruídas com o cozimento da fruta e a pasteurização do suco, mas a fruta fresca e o suco da fruta fresca as retêm.

b) Medicinal

Facilita a digestão. O suco do fruto não maduro é diurético e antelmintico, porém em grande quantidade é abortivo e causa irritação no estômago e intestino.

* Reduzir o mau colesterol: no liquidificador, bater 2 copos (200ml) de água filtrada, 1 xícara (chá) de acerola, 2 rodelas de abacaxi e o suco de 1 limão. Coar e tomar 1 copo (200ml) 2 vezes ao dia, durante 3 semanas.

* Antioxidante: bater no liquidificador, 2 rodelas finas de abacaxi, 1 folha de couve lavada, ½ maçã sem casca e sem sementes e 1 copo (200ml) de água filtrada. Coar e tomar em seguida.

Cuidado:

Essa fruta têm grande concentração de frutose, ou seja, o açúcar natural das frutas e por isso pode aumentar o nível de açúcar do sangue. Por isso, não deve ser ingeridas com muita frequência por pessoas diabéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário