Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Abóbora

clip_image002Rica em glicídios, sua polpa, assada ou cozida, é um emoliente de todo o tubo digestivo, de efeito ligeiramente diurético e inflamatório, sendo indicada para quem sofre de acidez no estômago, prisão de ventre e hemorroidas.

A abóbora tem betacaroteno, presente em grandes quantidades, responsável por varrer os radicais livres do organismo, os causadores de doenças como o câncer (de cólon, por exemplo), e se transforma em vitamina A quando ingerido. A abóbora também possui vitamina C, outro poderoso antioxidante. E ainda tem fibras, que baixam os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea e contribuem para uma boa digestão.

Já as sementes da abóbora possuem ação anti-inflamatória e, nos homens, previnem a hiperplasia da próstata, que é o crescimento da glândula, comum entre homens de 40 a 60 anos.

1. Utilização medicinal

a) Fim da Prisão de Ventre

Em uma panela, colocar ½ xícara (chá) de azeite, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola picada e deixar fritar até dourar.

Acrescentar 500g de abóbora em cubos, 2 cubos de caldo de galinha, 2 litros de água e deixar cozinhar até a abóbora ficar macia. Retirar do fogo, bater no liquidificador e servir em seguida.

b) Acabar com enjoo

Bater no liquidificador 1 colher (sopa) de sementes torradas com 1 copo (200ml) de água filtrada. Coar e tomar 2 vezes ao dia.

III.I. SEMENTES DE ABÓBORA

São riquíssimas em fibras (ganhando até do feijão e da lentilha na quantidade desses substâncias). Seu consumo auxilia na prevenção e tratamento de problemas no intestino.

As sementes podem ser torradas no forno e comidas como petisco. Mas a melhor forma é em forma de farinha. Para isso, colocar as sementes em uma bandeja ou prato e deixar secar naturalmente, de 12 a 24 horas. Levar ao forno até dourar. Colocar no liquidificador e bater até virar uma farinha. Serve para o preparo de bolos, biscoito e pães.

PESTO DE SEMENTES

Rende 4 porções e seu tempo de preparo é de 20mins.

Ingredientes:

1 e ½ xícara de salsa picada

3 dentes de alho descascados

1 colher (chá) de sal grosso

1 xícara (chá) de sementes de abóbora secas, torradas e descascadas

1 xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

No liquidificador, colocar a salsa, o alho, o sal grosso e as sementes de abóbora. Bater na função pulsar até triturar bem. Adicionar o queijo parmesão, o azeite de oliva e bater por mais alguns segundos, até ficar homogêneo. Servir como acompanhamento de saladas, pães e torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário