Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfavaca ou Manjericão

Nome popular

ALFAVACA, ALFAVACA CHEIROSA, MANJERI-CÃO GRANDE, ERVA REAL, MANJERICÃO DOS COZINHEIROS.

Nome científico

Ocimum basilicum L.

Família

Labiadas.

Sinonímia popular

Manjericão.

Sinonímia científica

Petit basilic (Fr.).

Propriedades terapêuticas

Estimulante.

Indicações terapêuticas

Banhos aromáticos.

Parte usada

Folhas e flores.

Gênero

Masculino.

Elemento

Fogo.

Planeta

Marte.

Uso mágico

Atrai proteção, amor, riqueza (se levado na carteira), coragem e fertilidade. Relações curativas, clarividência e cura dos males.

clip_image001_thumb

1. Informações complementares

Ocimum minimum (Linneo) Planta cultivada nos jardins. Folhas numerosas, agudas e obtusas. Flores pequenas, brancas. Cheiro aromático. Também conhecida por alfavaca cheirosa.

a) Origem

O nome deriva do grego ‘basileus’ que significa: rei.

Originário da Índia.

b) Lenda e Mitos

É a erva das fábulas Na Idade Média acreditava-se que um ramo de alfavaca num recipiente espantava escorpiões.Oriundo da Índia, o manjericão grande é venerado como planta imbuída de essência divina (consagrada a Krishna e Vishnu), por isso os indianos o escolheram para fazerem sobre a erva os juramentos em tribunal; além disso ela é colocada no peito dos mortos para servir de passaporte para o paraíso. Encontrou-se manjericão grande em volta do túmulo de Cristo depois da ressurreição, por isso algumas igrejas ortodoxas o usam para preparar a água benta e têm vasos embaixo dos altares. Em Creta, o manjericão simbolizava o amor banhado com lágrimas e na Itália é usado como prova de amor.

Plantadas nos túmulos, os hindus acreditavam ser o passaporte para o paraíso. Em Minas gerais era usado nos velórios por causa do seu cheiro.Na Itália oferece-se o manjericão como prova de fidelidade à pessoa amada. No Haiti acompanha a deusa pagã do amor, Erzulie, como uma poderosa proteção e as camponesas mexicanas muitas vezes trazem-no no bolso para atraírem o olhar de algum eventual apaixonado.

c) Características e cultivo

Herbácea anual de até 60 cm de altura, caule pubescente, finamente estriado, ramoso, verde claro a avermelhado na base, folhas grandes, serradas, ovada e verde-clara, com cheiro forte e ardente, mas fresco. As flores se reúnem num fascículo circular em número de seis, e são pequenas, aromáticas e esbranquiçadas, desabrochando no final do verão. A espécie Citriodorum tem aroma de limão e a Purpurascebs tem folhas enrugadas e púrpuras, com flores rosa pálido.Gosta de solos leves e ricos em matéria orgânica, em terrenos ensolarados e bem drenados, bem irrigados quando seco. Propagação por semeadura ou estaquia de galhos. Deixar 30cms entre as plantas. Funciona bem a auto-semeadura em locais que não são muito frios.

d) Outras características

Manjericão de folha miúda ou de santa cruz : o. minimum

Manjericão de folha crespa: o. crispum

Manjericão de folha roxa: o. purpureum

Alfavacão : o. graissimun.

2. Propriedades

a) Utilização

* Uso caseiro: afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono

* Uso mágico: simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão. Utilizado em exorcismo e para assegurar fidelidade do companheiro. Acredita-se que confira o dom de voar.

* Uso culinário: as folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Tempera bem carnes assadas. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Adicionar no último minuto a pratos cozinhados. No caldo de verduras, dá mais sabor e força às sopas e carnes.

SOPA DE ERVILHAS SECAS E MANJERICÃO GRANDE

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo vegetal

1 cebola grande picada

1 dente de alho esmagado

250gs. de ervilhas seca, de molho à véspera

1 colher de chá de purê de tomate

1 colher de sopa concentrado de caldo de legumes

1 batata grande cortada em cubo

2 litros de água

3 colheres de sopa de folha de manjericão grande

sal e pimenta preta

Guarnição - 1 copo de natas

8 folhas de manjericão grande

Preparo:

1. Aquecer o óleo numa panela grande e fazer um refogado com cebola e o alho durante 5 minutos. Juntar-lhe as ervilhas escorridas, o purê de tomate, o concentrado, a batata e a água.

2. Deixar levantar fervura, adicionar folhas de manjericão grande e os temperos, tapar e cozer durante 40 minutos, até ervilhas amaciarem.

3. Arrefecer um pouco e desfazer no triturador. Servir quente. Guarnecer com um pouco de natas e uma folha de manjericão grande.

PESTO

Amasse 1 e ½ xícara de manjericão fresco e 2 dentes de alho. Acrescente ¾ xícara de parmesão e ¼ xícara de queijo romano (Purê grosso). Despeje aos poucos 3/4 xícara de azeite até adquirir consistência da manteiga. Pode-se juntar pinhões.

b) Medicinal

As folhas são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Bom para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Auxilia na boa circulação, pele, dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajuda fazer a digestão. Afasta fadiga. Bom para aftas. Dá excelente pomada anti-bacteriana.

* Para Insônia: 1 colher de chá de folha em 1/4 de litro de água fervente, faça um infuso por 5 minutos. Coa e beba à noite antes de deitar.

* Para dor no mamilo de lactantes: infuso de 2 xícaras de água fervente com 2 colheres de sopa de folha por 10 minutos. Coe e aplique compressas.

c) Cosmética

Vinagre de manjericão é excelente hidratante para cabelo e pele. O unguento da erva exerce mesmo efeito sobre a pele, mais suavemente.

Cuidado:

Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário