Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfarroba

Nome científico

Ceratonia siliqua L.

Família

Fabaceae

Parte usada

Vagem

Princípios ativos

Açúcar (sacarose, glucose, frutose, manose), fibra (celulose e hemicelulose), gordura, proteína, elevado teor de cálcio e fósforo, ta-ninos (compostos polifenólicos).

Indicações terapêuticas

Antidiarreico para crianças. Utilizado como substituto do chocolate, seja por causa da cafeína ou do açúcar.

1. Informações complementares

* Nome em outro idioma

Inglês: carob.

a) Origem

Nativa da costa do Mediterrâneo.

b) Descrição e características

A alfarroba (do árabe al karrub, a vagem), é o fruto da alfarrobeira. Usado na forma de chá numa composição com erva-mate e menta.

Pensa-se que as suas sementes foram usadas, no antigo Egito, para a preparação de múmias. Foram, aliás, encontrados vestígios de suas vagens em túmulos.

Pensa-se que a alfarrobeira terá sido trazida pelos gregos da Ásia Menor. Existem indícios de que os romanos mastigavam as suas vagens ainda verdes, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado. Como outras, a planta teria sido levada pelos árabes para o Norte de África, Espanha e Portugal.

A semente da alfarrobeira foi, durante muito tempo, uma medida utilizada para pesar diamantes. A unidade quilate (carat) era o peso de uma semente de alfarroba. Era considerada uma característica única da semente da alfarroba, o seu peso sempre igual. Hoje em dia, contudo, sabe-se que seu peso varia como qualquer outra semente.

c) Outros usos

Do fruto da alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente, donde é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.

Mas a semente representa apenas 10% da vagem e o que resta - a polpa - tem sido essencialmente utilizado na alimentação animal quando, devido ao seu sabor e características químicas e dietéticas, bem pode ser mais aplicado em apetecíveis e saborosas preparações culinárias.

A farinha de alfarroba é a fracção obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem. Contém, em média, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo. Por outro lado, as características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) levam a que a farinha de alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente em crianças.

d) Uso alimentar

Utilizada por quem não pode ou não quer comer chocolate, seja por causa da cafeína ou por causa do açúcar, tem aparência idêntica e sabor bem mais suave.

BOLO DE ALFARROBA

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral peneirada

2 colheres (sopa) de farinha de alfarroba

1 colheres (sobremesa) de fermento

1 colher (café) de baunilha

4 ovos

1 xícara de óleo de girassol

1 xícara de frutose

1/2 xícara de leite magro

1 xícara de nozes picadas

Preparação:

Misture as gemas, o óleo, a frutose e o leite.

À parte junte a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento. Misture com os primeiros ingredientes. Acrescente a baunilha e as nozes picadas. Por último acrescente as claras batidas em castelo. Leve ao forno médio (200º) cerca de 30 minutos.

e) Curiosidade

A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, que mede em torno de 10 a 20 cm de comprimento e demora em torno de um ano para amadurecer. Dentro dessa vagem encontram-se de 10 a 16 sementes, ou quilates, que na antiguidade eram utilizados pelos mercadores para avaliar o peso das joias, em razão do seu pouco peso e uniformidade, de onde vem as palavras "karat" e "kilat".

Atualmente essas sementes também são utilizadas na indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa da vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário