Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Amoreira

Nome científico

Morus celsa alba e Morus celsa nigra

Família

Moráceas

Partes usadas

Folhas, frutos, raiz e casca.

Uso mágico

Conhecimento, adivinhação, sabedoria e o desejo.

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Origem

A amoreira tipo alba é originária da China. A tipo nigra é de origem persa.

b) Características e cultivo

Arvore que atinge de 2,00 (alba) a 10,00 (nigra) metros, tronco verrugoso, folhas ovaladas, lisas, verdes brilhantes, dão frutos doces, comestíveis, que amadurecem no verão. Se dá bem em regiões com muito sol, e aguenta invernos rigorosos.

2. Propriedades

a) Medicinal:

Propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes.

* Laxante simples: comer os frutos lavados de manhã em jejum.Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco fresco dos frutos.

* Combate diabetes: infuso com 10 g de folhas em 100 ml de água.

b) Cosmética

* Para dermatose, eczema e erupções cutâneas, sob forma de cataplasma: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas colheres de sopa de água.

Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o liquido. Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. repetir mais duas vezes.

c) Utilização

* Uso caseiro: árvore que atrai pássaros, especialmente beija-flores, que nidificam entre sua fronde. Cultivadas também em função de suas folhas, que alimentam bichos-de-seda.

* Uso culinário: os frutos são utilizados em xaropes, geleias, licores e tortas. Xarope: esmagar os frutos para obter suco; filtrar e pôr em fogo brando; acrescentar açúcar na proporção do dobro do peso do suco. Deixar engrossar até consistência de xarope e guardar em garrafas esterilizadas, bem fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário