Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aneto

Nomes populares

ANETO, ENDRO, DILL - A ERVA CALMANTE, FUNCHO BASTARDO, ANEGA.

Nome científico

Anethum graveolens

Família

Umbelíferas

Partes usadas

Folhas e flores.

Planeta

Mercúrio

Elemento

Ar

Uso mágico

Amor, dinheiro e prosperidade.

1. Informações complementares

a) Origem

A origem do nome Dill, provém da antiga palavra nórdica que significa “dormir”. Vem

do mediterrâneo e sul da URSS, África e Ásia.Egípcios descreveram como calmante, na Idade Média era preferido na proteção contra a bruxaria; conhecida na Nova Inglaterra como meeting seeds, semente das assembleias, pois durante os longos sermões as mães davam às crianças.Na Grécia faziam coroas para os heróis.Nos tempos bíblicos era usada no pagamento de taxas com o hortelã e o cominho. No séc. XIII serviam após comidas pesadas para assentar.

b) Lendas e mitos

Saquinho perto do coração com as sementes afasta o olho gordo e atrai bons fluidos. Símbolo do amor eterno e verdadeiro.

c) Características e cultivo

Planta anual e rústica, com 20 a 60 cm de altura. Folha aromática, plumosa, com segmentos filiformes e azul esverdeados. O aule é oco, estriado, ramificado e azul-esverdeado. As flores são muito pequenas, fortemente aromáticas e amarelas, dispostas em umbelas, desabrochando em meados do verão. Clima temperado até 600 metros de altitude. Proteger dos ventos. Climas frios vai se colocado com orientação para aquecimento, em local arejado e ensolarado. Solo bem drenado, argilo-arenosos, levemente ácidos;pulgões costumam atacar; companheiro do repolho e alface, mas não aceita cenouras por perto; espaçamento de 15 a 40 cm entre plantas e 30 a 90 cm entre fileiras. Semeadura vai de agosto a novembro. Folhas estão boas para corte de 4 a 6 semanas após a semeadura, com as plantas entre 20 e 30 cm de altura. As flores para se obter as sementes devem ser colhidas quando os frutos se apresentarem castanhos. Não deve ser plantado perto do funcho, pois se hibridam com facilidade.

2. Propriedades

a) Medicinal

Usado em dietas sem sal, pois é rico em sais minerais; combate flatulências, aumenta leite das mães, é um sonífero natural. Aplicado em compressas alivia inflamações oculares. Fervido em azeite e colocado sobre furúnculos quente, alivia a dor amadurecendo-os. Bom para a digestão e para o fígado. Combate cólicas intestinais.

* Infuso: 2gs de sementes em 100ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições.

* Macerado: 4gs em 100ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar como infuso.

* Para cólicas de nenês: chá - com 2 colheres de chá de sementes em infusão de 200ml de água por 15 minutos. Adoce com mel.

b) Cosmética

Clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.

c) Utilização

* Uso caseiro: fazer com a flor saquinhos para gavetas(espanta traças), almofadas e pout-porris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, pout-pourris com lavanda afastam os insetos.

* Uso culinário: sopas, peixes, conservas, legumes, tortas de maçã, pastéis e frangos, manteiga, saladas de batata, queijo-creme, ovos, salmão, carne grelhada, maionese, legumes suaves, molhos para peixes, picles,bolos e pães(sementes); usar as flores para pôr em conservas de pepino e couve flor.Molho de iogurte para temperar salada de pepino fica excelente com aneto.

GRAULAX

Ingredientes:

900gs de salmão feresco

5 colheres de sopa de açúcar

5 colheres de sopa de sal

5 colheres de sopa de folhas de aneto

Pimenta preta

Molho:

2 colheres de mostarda francesa

1 colher de chá de mel claro

1 gema de ovo

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de folhas de aneto picada

Preparação:

Cortar o salmão ao meio no comprimento e retirar todo as as espinhas. Misturar o açúcar e o sal e a pimenta preta. Esfregar o peixe com esta mistura, reservando um pouco. Dispor uma camada de aneto no fundo de um prato e colocar sobre ela meio salmão, com a pele para baixo. Cobrir com mais aneto e pôr em cima a outra metade do salmão. Com a pele para cima. Tapar com o resto do aneto e com uma película aderente e com um outro prato pesado, para exercer alguma pressão. Deixar repousar em local fresco por 24 horas. Fazer o molho numa tigela batendo bem todos os ingredientes, - o azeite e o aneto. Misturar então levemente o azeite, e depois o aneto picado. Retirar o salmão da marinada e raspá-lo. Tirar a pele e servir com o molho e uma guarnição de limão e folhas de aneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário