Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aquiléia ou Milefólio ou Mil-em-Rama

Nomes Populares

AQUILÉA, MIL-EM-FOLHA, MIL-EM-RAMA, MILEFÓLIO, NO-VALGIMA, IODO OU MERCÚRIO CROMO DA NATUREZA, ER-VA DE CARPINTEIRO, CENTO EM RAMAS.

Nome Científico

Achillea Millefolium L.

Família

Compostas

Sinonímia científica

Aquilegia canadensis

Partes usadas

Folhas, caules e flores.

Planeta

Vênus

Elemento

Ar ou Água

Uso mágico

Fortalece a saúde. Amor, coragem, ritos de exorcismo e poderes psíquicos.

1. Informações complementares

clip_image001[4]a) Origem

Sua origem é: Europa, América do Norte, Norte da Ásia e sul da Austrália. O nome desta erva está ligada ao herói Aquiles, que acreditava-se teria se beneficiado dos poderes curativos da aquiléa desde seu nascimento, quando sua mãe o mergulhou numa infusão para que se tornasse invencível. Segurou-o pelos calcanhares, que se tornaram seu ponto fraco. Além disso, o centauro Quíron teria ensinado a Aquiles a curar seus soldados das feri-das de guerra com a erva.

clip_image001[6]b) Lendas e mitos

Planta utilizada em amuletos de proteção de diversos males como cegueira e ladrões; colocada debaixo do travesseiro faz sonhar com o príncipe; os druidas usavam caules de milefólio para adivinhar o tempo e na China era usado para ler o I-Ching.

c) Características e cultivo

Planta herbácea, perene e rústica, folhas estreitas, aromáticas, muito recortadas e verde acinzentada escura; rica em vitaminas e minerais. As flores são pequenas, esbranquiçadas, por vezes cor de rosa; os cachos de cheiro pungente aparecem do Verão ao Outono. Planta perene, invasora, solo bem drenado, permeável e ensolarado, progride em solos pobres; planta sub-tropical e de altitude, plantar com 40cm entre as plantas, e com 70cm a 1m entre fileiras.

2. Propriedade

a) Medicinal

As folhas são ricas em vitaminas e minerais. Combate dor de cabeça e má digestão (infusão das folhas); cólica menstrual, hemorroida, úlcera gástrica e gastrite (infusão das flores); coadjuvante no combate a cálculos renais, calmante, cardíaco, coadjuvante no combate a cálculos renais, calmante, cardíaco, para hemorragias do nariz, facilita a menstruação, cólicas, intestino e rins, ajuda combater enurese nas crianças; bom para circulação.

* Infuso: 5gs em 100ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.

* Macerado: 5gs em 100ml de vinho branco por 10 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia.

* Ferimentos: aplicar infuso com gaze ou aplicar as próprias folhas e flores frescas, limpas e esmagadas sobre as lesões.

b) Cosmética

Loções para pele oleosa, para combater a calvície e a queda de cabelos. O vinagre é um rinse bom e deixa a pele do corpo e do rosto macia e aveludada. Adstringente de tratamento e limpeza. Xampu para fortificar.Contra hemorroidas, fazer banho de assento por 7 dias e toma-se o chá mais fraco.

c) Utilização

* Uso caseiro: carrinho de mão cheio de composto orgânico tem decomposição acelerada com apenas uma folha de aquiléa; melhora a resistência de plantas vizinhas e intensifica a ação medicinal das plantas vizinhas; atrai joaninhas e outros insetos benéficos.

* Aromaterapia: para eliminar impurezas, estados de depressão e cansaço.

Cuidado

Efeitos colaterais: Não deve ser usado durante a gravidez. Não indicado o uso interno prolongado para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário