Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Arnica

Nomes Populares

ARNICA OU ARNICA MONTANA

Nome Científico

Arnica montana L.

Partes usadas

Folhas e flores.

Família

Asteraceae

Propriedades terapêuticas

Anti-séptica (antimicrobiana) e cardiotônica.

Indicações terapêuticas

Calvície, contusões, varizes, dores reumáticas, hemorroidas, bolhas nos pés, dor de dente, gengivite e torcicolo. Internamente é utilizada em casos de hipertensão, aterosclerose, fadiga, estresse físico e mental.

Planeta

Vênus

1. Informações complementares

A arnica montana é um remédio básico para a sobrevivência.

Ela é também regeneradora de tecidos, antibiótico natural. Usada para inflamações de pele (espinhas, arranhões, pancadas etc.), em cirurgias (partos/qualquer), se tomada durante 15 dias antes e uma semana após, permite um cicatrização rápida, sem edemas ou manchas roxas.

Em traumatismos físicos por acidentes é fantástica. Se passada rapidamente quando de pancadas sérias, evita que inflame e faz com que o edema roxo suma em dois tempos, e de quebra não dá dor.

Machucados, feridas (spray), massagem, cirurgia plástica, enfim, cortou, bateu, inflamou, inchou, costurou, dá-lhe arnica, a "the best".

É melhor que mercúrio e aspirina.

a) Origem

Erva originária da Europa Central era conhecida por suas propriedades curativas e utilizada contra doenças das vias urinárias, coqueluche, desinteira.

b) Uso Medicinal

Também é uma planta venenosa, deve ser preparada com cuidado. Sua tintura só é usada externamente em casos de contusões, mas não deve-se repetir as aplicações, pois pode causar inflamações de pele.

É bastante utilizada externamente na calvície, contusões, varizes, dores reumáticas, hemorroidas, bolhas nos pés, dor de dente, gengivite e torcicolo.

Internamente é utilizada em casos de hipertensão, aterosclerose, fadiga e estresse físico e mental. Apresenta as propriedades anti-séptica (antimicrobiana) e cardiotônica.

* Tintura: colocar 20gs de flores e raízes em 100gs de álcool à 60 graus e deixar macerar por 10 dias. Filtrar e guardar em garrafa bem fechada. Antes de usar diluir o preparado em 1/2 litro de água. Aplicar sobre torsões ou contusões, desde que não haja ferida aberta.

Cuidado

O uso em excesso poderá produzir eritema e queimação (uso tópico), além de náuseas, vômitos, tarquicardia, hepatotoxidez e depressão (uso interno).

Efeitos colaterais: Uso interno pode aumentar atividade cardíaca e depressão. Externamente pode provocar vermelhidão e ardor de peles e mucosas mais sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário