Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Arroz

clip_image002Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Uso mágico: Fertilidade, prosperidade e proteção contra energias nocivas.

O arroz polido (ou branco) é o mais comum no Brasil (re-presenta cerca de 80% do consumo total). Ele não é muito nutritivo, por isso precisa ser acompanhado de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes. Aliás, a mistura de arroz e feijão é ótima, pois fornece proteínas de alto valor biológico e energia. O importante é estarem juntos, nunca separados. A proporção deve ser de 3:1, ou seja, 3 colheres (sopa) de arroz e 1 colher (sopa) de feijão.

O arroz fornece boa quantidade de carboidratos. A dose diária do nutriente, recomendado pelos nutricionistas deve ser de 50 a .60% do total de calorias ingeridas.

O carboidrato é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, pois é a única fonte de energia para o cérebro.

Os carboidratos do arroz são do tipo complexo, diferentes dos presentes em doces. Os complexos são absorvidos pelo organismo lentamente, por isso promovem saciedade e impedem os picos de glicose. Esses picos desequilibram a insulina e prejudicam os diabéticos. Porém, se a pessoa pretende perder peso (ou não ganhar), preferir consumir alimentos ricos em carboidratos durante o dia e evita-los à noite, período em que o metabolismo do corpo cai e ele passa a gastar menos energia.

O arroz integral é rico em vitaminas E e do complexo B. Assim como o arroz branco, possui fósforo, magnésio, ferro e zinco. Ainda oferece o aminoácido metionina que, combinado com a lisina, presente no feijão, formam proteínas importantes para o organismo, que não produz esses aminoácidos.

Esses grãos simples são recomendáveis após distúrbios intestinais, como a diarreia. O arroz é um alimento de fácil digestão e auxilia na recuperação da mucosa intestinal, suavizando e regulando o sistema digestivo.

1. Informações Complementares

a) Principais tipos de arroz

* Polido: é o arroz branco, o mais consumido no Brasil. Possui poucos nutrientes, pois é obtido do beneficiamento e polimento do arroz integral, mas oferece carboidratos e proteínas. É bom consumi-lo com outros alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes e as verduras, para suprir a necessidade do organismo. O polimento se dá no atrito em máquinas.

* Parbolizado: também conhecido como vaporizado, o arroz parbolizado é submetido a um tratamento hidrotérmico, ou seja, ainda com casca, ele passa rapidamente por tanques de água quente, vapor e depois é secado, descascado e polido. Esse processo faz com que as vitaminas e os minerais presentes na película que cobre o arroz se concentrem no interior do grão. Por isso, possui vantagens se comparado ao arroz polido.

* Integral: possui a película responsável pela cor escura dos grãos integrais. Apenas sua casca é retirada, por isso, é rico em fibras, vitaminas e minerais. Seu preço de mercado é mais alto que o arroz polido.

Por manter a integridade do grão, encontra-se maior concentração de fibras, vitaminas e minerais que não se encontra no arroz branco. O arroz integral é rico em magnésio, responsável por absorver o cálcio, prevenindo a osteoporose. Os grãos também possuem fósforos, potássio, zinco e fibras.

b) Utilização

* Medicinal

- Alívio da diarreia: refogar, 1 colher (sopa) de cebola ralada com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentar 1 xícara (chá) de cenoura picada por mais 2 minutos. Colocar 1 xícara (chá) de arroz branco lavado e 2 xícaras (chá) de água. Cozinhar em fogo baixo até o arroz amaciar e comer 1 prato (sobremesa).

* Culinário

ARROZ MARAVILHA

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de óleo de milho

1 cebola picada

3 dentes de alho amassados

1 cenoura ralada

½ xícara de vagem picada

1/25 pimentão vermelho pequeno picado

1 peito de frango cozido e desfiado

5 e ½ xícaras (chá) de água fervente

2 xícaras (chá) de arroz integral

Sal a gosto

½ xícara (chá) de castanha-do-para picada

3 colheres (sopa) de salsa picada

Preparo:

Em uma panela, aquecer o óleo e refogar a cebola e o alho. Adicionar a cenoura, a vagem, o pimentão, o frango e refogar por 3 minutos. Juntar a água fervente, colocar o arroz e acrescentar o sal. Abaixar o fogo, deixar a panela semitapada e esperar o arroz cozinhar por completo. Misturar as castanhas, a salsa e servir em seguida.

Dicas:

- Para que o arroz integral cozido fique mais macio, os grãos podem ser deixados de molho na água antes de serem preparados.

- Não refogar o arroz junto com o alho. Cozinhar o arroz com óleo e água e só depois fritar o alho, à parte, para misturar com o arroz no final. Qualquer prato feito assim fica com um gosto especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário