Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Artemísia

Nome Popular

ARTEMÍSIA, ERVA DE SÃO JOÃO.

Nome científico

Artemisia vulgaris L.

Família

Compostas

Partes usadas

Folhas e flores

Propriedades terapêuticas

Antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrífugo.

Indicações terapêuticas

Dor de cabeça, enxaqueca, artrite, diarreia, perturbação gástrica, insônia.

Gênero

Masculino

Elemento

Fogo, Ar ou Terra

Planeta

Vênus, Sol ou Marte

Uso mágico

Feitiços protetores, cura da febre e outras enfermidades. Ótimo incenso de exorcismo. O chá aumenta a coragem e dá poder. Sonhos proféticos, conhecimentos, poderes psíquicos, realizações de projetos, força, e projeção astral.

1. Informações complementares

Planta vivaz, de até 1 metro de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçadas na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramadal, com folhas entresmescladas. Floresce no verão.

2. Propriedade

a) Uso Medicinal

Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarreia, inflamação dos intestinos, nevralgia, icterícia, verminose. Possui propriedades diuréticas, sedativas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e vermífugas (lombrigas e oxiúros). Chá é excelente antiepilético.

Antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrifugo, para dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarreia, perturbações gástricas e insônia.

* Infuso: 2 col. de sopa da erva para 1 litro de água. Tomar no máximo três xícaras por dia.

* Fricções: do suco, das folhas pode ajudar nas artralgias e dores reumáticas.

O texto refere-se à ARTEMÍSIA com nome científico Chrysanthemum parthenium Bern.

b) Uso mágico

Colha na véspera do Solstício de Verão, jogue-a na fogueira e atravesse sua fumaça para purificar. Fumigações mantêm a casa protegida e previne contra pesadelos. Confeccionar bonecas com folhas de artemísia e pendura-las acima das portas e das janelas afastam entidades e influências negativas. A artemísia é considerada uma erva sagrada mágica, usada para purificações, proteção e para despertas e ativar a percepção psíquica em vários lugares do mundo, em várias tradições.

3. Dosagem indicada

a) Infusão

2 a 3 folhas e 3 a 4 flores em 1 xícara de chá com água; tomar 1 xícara. por dia.

b) Outros usos

Planta ornamental, repelente de insetos.

Cuidado

Efeitos colaterais: Para lactantes não é recomendado, pois suprime a lactação. Não é indicado também para mulheres grávidas e menstruadas.

Toxicologia: Não deve ser utilizado durante a gravidez, pois exerce forte ação sobre o útero, podendo causar aborto

Nenhum comentário:

Postar um comentário