Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Babosa

Nomes Populares

ERVA BABOSA, CARAGUATÁ, ALOÉ.

Nome Científico

Aloe vera L Brum. F ou Aloe sucotrina L.

Família

Liliáceas.

Partes usadas

Dela se aproveitam as folhas; do seu suco dessecado (polpa) é reduzida a pó e seiva.

Outras espécies

Aloe barbadensis.

Propriedades terapêuticas

Emoliente, resolutivo, antioftálmica, vulnerária, vermífuga.

Indicações terapêuticas

Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolho e lêndea, inflamação, queimadura, eczema, erisipela, retite hemorroidal, entorse, contusão, dor reumática.

Gênero

Feminino

Elemento

Água

Planeta

Lua, Vênus ou Júpiter.

Uso mágico

Atrai beleza, proteção, sucesso, paz, sorte e amor.

clip_image0011. Informações Complementares

a) Origem

África meridional.

Planta arbustiva, de folhas carnosas, perene, encontrada originalmente nas partes secas da África, especificamente no Cabo Colônia e nas montanhas da África tropical.

b) Lendas e Mitos

A babosa é uma daquelas ervas que são companheira antiga da humanidade. Cleópatra já se beneficiava das propriedades rejuvenescedoras dos aloés sobre a cútis e o cabelo, para sua beleza. Mulçumanos, maometanos e judeus a usavam pendura-das nas pontas como proteção para todos os males. Perto de Meca era plantada ao lado dos túmulos para dar paciência aos mortos.

clip_image001c) Características e cultivo

A planta tem folhas triangulares, grossas, suculentas, orladas de es-pinhos em serrilha. Cultivo em terra com humus; aguenta período de seca. As flores são de um vermelho intenso, reunidas em cacho.

2. Propriedades

a) Medicinal

Tem propriedades cicatrizantes, emolientes e resolutivas sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelos, etc., quando aplicada topicamente.

O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas tópica-mente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc.. A polpa é antioftámica, vulneraria e vermífuga (uso interno).

A folha despida de cutícula é um supositório nas retites hemorroidais. É utilizada externamente em entorses, contusões e dores reumáticas.

b) Cosmética

Aplicado seu sumo diretamente sobre os cabelos e pele torna-os sedosos, eliminando

manchas.

Aplicada em massagem no couro cabeludo ajuda a debelar a caspa e queda de cabelo.

clip_image001[4]c) Utilização

Apesar da recente divulgação da babosa para uso in-terno, graças ao frei que divulga sua utilização para graves doenças, a erva só deve ser usada externamente.

* Uso mágico: traz boa sorte para dentro de casa e repele energias negativas. Um pano vermelho com algumas gotas do sumo da babosa colocado no carro evita acidentes e roubos.

clip_image0023. Dosagem indicada

a) Anti-helmíntico

* Suco: uso interno do suco fresco, como anti-helmíntico.

b) Queimaduras

* Cataplasma: aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.

c) Retites hemorroidais

* Supositório: em retites hemorroidais.

d) Laxante

* Resina: é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol, quando bem seco pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.

e) Contusões, entorses e dores reumáticas

* Tintura: usam-se 50g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e água. A tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorses e dores reumáticas.

f) Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas

Lavar as folhas frescas, tirar a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada.

Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 mi-nutos e coe com uma peneira. Lave a cabeça e, em seguida, aplique a gosma no couro cabeludo, massageando ligeiramente. Deixe agir por 1 hora. Enxágue a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passar o pente fino em seguida. (Plantas que Curam, Dr. Sylvio Pannizza).

g) Para aliviar as dores das varizes

Aplicar sobre as varizes cataplasmas com a polpa da folha fresca da babosa, renovando de 2 em 2 horas, até desaparecerem as dores.

Cuidado

Efeitos colaterais: A babosa tem forte ação purgante, laxativa, e pode provocar a menstruação em doses elevadas. Pode ainda provocar nefrite se consumida internamente.Contra indicada internamente para mulheres grávidas, durante os períodos menstruais, e por aquelas que sofrem de inflamações uterinas ou ovarianas. Contra indicada também por quem sofre de hemorroidas e cálculos da bexiga.

Toxicologia: Não deve ser ingerida por mulheres durante a menstruação ou gravidez. Também deve ser evitada nos estados hemorroidários. Não usar internamente em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário