Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Banana

Nome científico

Musa paradisiaca

Família

Musaceae

Princípios ativos

Ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina.

Indicações terapêuticas

Cãibras, fadiga, alterações nos batimentos cardíacos, vários tipos de alergia, TPM, prisão de ventre, diarreia infantil.

clip_image001

1. Informações complementares

a) Origem  

Não se conhece exatamente a origem e classificação botânica da banana.

Consideram-na oriunda da Ásia meridional, Índia, onde é cultivada há milênios; outros, da América tropical. Nossos índios já a cultivavam na época do descobrimento do Brasil.

clip_image003

b) As mais conhecidas são:

* Banana-ouro: tem casca amarela e fina, com polpa também amarela. Mede de 5 a 7 cm. É ligeiramente encurvada. Conhecida no Norte e Nordeste do país com o nome de “inajá”, é uma das mais cultivadas.

* Banana-prata: tem casca de cor amarela e polpa creme, medindo de 10 a 15 cm. É a mais popular.

* Banana nanica e caturra: tem casca amarela e polpa brancacenta (creme). Em outras regiões, recebe o nome de banana d’água e nanicão. O tamanho varia de 12 a 20 cm. É a mais cultivada, principalmente em São Paulo.

* Banana-maçã: tem casca fina e amarela, polpa branca, macia e perfumada. Mede de 5 a 10 cm. Por ser mais digestiva, é a mais indicada pelos pediatras para recém-nascidos.

Observação:

Apesar do texto acima, as bananas d’água e caturra e nanica são diferentes. A banana d’água serve para cozinhar e é a mais indicada para fazer doces, além de ser maior e ter a casca mais verde e polpa mais amarelada, inclusive se faz compota da casca. Diferente das outras, fica ótima em feijoada. A banana caturra é maior que a prata e menor que a d’água, tem casca amarela e menos doce que as outras, não é muito indicada para doces e serve mais para comer in natura. A banana nanica é menor, mais maior que a maçã. É doce, tem casaca amarela e polpa branca, serve para comer in natura e fazer doces.

Além dessas, existe a banana roxa (totalmente roxa), existente mais na região norte do país (Brasil).

2. Nutrientes e Propriedades Terapêuticas

Encontrada em quase todos os lugares do mundo, ela é uma fruta muito apreciada e saborosa. Trata-se, sem sombra de dúvidas, de uma das frutas mais populares e nutritivas entre todas as conhecidas do planeta.

Suas propriedades químicas diferem pouco de uma variedade para outra. E ela é conhecida, também, como uma das frutas mais higiênicas, pois ao descascá-la não é necessário pegar na polpa. Esta sua forma simples e altamente prática é, inclusive, colocada pelos especialistas que criam móveis e outras centenas de objetos de nosso uso diário como o “exemplo perfeito de design”.

O mais importante é conhecer o seu conteúdo nutricional e ver o que ela nos oferece de especial no fortalecimento do corpo humano e combate ou prevenção à enfermidades.

A banana é muito rica em minerais e tem grande quantidade de ferro, que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, principalmente em grávidas e crianças. Ela tem magnésio, que ajuda a combater muitas espécies de alergia – inclusive a febre do feno.

Segundo pesquisadores da Alemanha, a ingestão de três bananas médias fornece cerca de 180mg de magnésio. Mas o seu forte é uma grande quantidade de potássio, mineral necessário para contração muscular, evitando cãibras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos.

A banana é fonte essencial de energia e, sendo de fácil acesso e tornando a refeição ligeira, passou a ser o alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos.

É bastante famosa por conter potássio, que fortalece os ossos, previne cãibras e melhora os batimentos cardíacos. Uma banana média chega a ter 30% das necessidades diárias de potássio de uma pessoa.

O potássio ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.

A banana ainda possui o cálcio tão necessário para fortalecimento dos ossos, dentes e as células do nosso corpo.

Além disso tem boa concentração de fibras e ferro, e como tem frutose e amido, fornece energia ao organismo.

a) Vitaminas

As vitaminas encontradas nesta fruta são: A (beta caroteno), necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a diminuir o tempo de duração das doenças.

Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares, e a B6.

b) Outros benefícios

Ela é ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de síndrome da tensão pré-menstrual (a TPM). A banana maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa, vinda da Inglaterra, informa que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo, do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.

Alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.

A banana é, também, ótima para combater a diarreia infantil, sendo o remédio provido pela Natureza para facilmente curá-la. Sendo assim, a dieta à base de banana, comumente recomendada pelos pediatras, é adequada – diz o professor William B. Greenough III, da Johns Hopkins University e presidente da Fundação Internacional para a Saúde da Criança.

3. Utilização

a) Inflamação no estômago

Cozinhar 2 bananas-nanicas em 1 litro de água. Coar e tomar 3 xícaras (chá) por dia.

4. Uso Culinário

Balas de banana

Ingredientes:

8 bananas nanicas (caturra) maduras amassadas

16 colheres (sopa) de açúcar

1 colher de manteiga

1 colher de chocolate em pó

Preparo:

Esta é uma receita de doce para as crianças, uma opção mais nutritiva que muitos doces convencionais. Leve tudo ao fogo baixo até dar o ponto, que é uma massa firme, porém macia. Despejar tudo em uma superfície untada com manteiga e por fim cortar os pedaços e passar no açúcar refinado.

5. A bananeira

É uma árvore formada por folhas cujas bainhas supostas formam uma espécie de tronco, que não passa de um pseudotronco. O fruto forma cachos e, conforme a espécie, há cachos com mais de 200 frutas.

a) Uso medicinal da bananeira (Fonte: Purdue University)

Todas as partes da bananeira têm aplicações medicinais. As flores são usadas na bronquite, disenteria e em úlceras. As flores cozidas são dadas aos diabéticos. A seiva adstringente da planta é empregada em casos de histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragia, disenteria e diarreia aguda, sendo também aplicada em hemorroidas, picadas e mordidas de insetos e outros animais.

As folhas novas são utilizadas em compressas para queimaduras e outras afecções da pele. As cinzas adstringentes da casca verde e das folhas são utilizadas no tratamento da disenteria e diarreia e também em úlceras malignas. As raízes são administradas em desordens digestivas, disenteria e em outras doenças. A mucilagem da semente da banana é utilizada nos casos do catarro e diarreia na Índia.

b) Curiosidade

* Espécies alimentícias: a banana pertence ao gênero Musa, que compreende 40 espécies. Destas, apenas três espécies são alimentícias: Musa paradisíaca L.; Musa sapientum; e Musa cavendish

Nenhum comentário:

Postar um comentário