Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Barbatimão

Outros sinônimos populares

Ibatimô, verna, barba-de-timan, picarana.

Nome científico

Stryphnodendron barbatimam Mart.

Outros sinônimos científicos

Mimosa barbadetiman Vell., Stryphnodendron barbadetiman,

Mimosa virginalis Arruda.

Família

Leguminosas, (sub-família Mimosoideas).

Sinonímia popular

uabatimô, casca da virgindade, paricarana.

Sinonímia científica

Acácia adstringens Mart.

Parte usada

Cascas.

Propriedades terapêuticas

Adstringente das gengivas, hemostática, emética, depurativa, anti-séptica, antidiarreica, vulnerária, tônica, antileucorreica, antiblenorrágica, antiescorbútica, antiasmática

Princípios ativos

Substâncias tânicas (20 a 30%), açúcar solúvel, mucilagens, flavonoides, corante vermelho, alcaloides não determinados.

Indicações terapêuticas

Úlceras, leucorreia, catarro uretrais e vaginais, blenorragia, diarreia, hemorragia.

Planeta

Sol

Elemento

Fogo

Uso mágico

Purifica os ambientes.

clip_image002

1. Informações complementares

a) Origem

Árvore nativa do cerrado brasileiro, podendo ser encontrada desde o Amapá até o Paraná.

b) Princípios ativos:

Substâncias tânicas (20 a 30%), açúcar solúvel, mucilagens, flavonoides, corante vermelho, alcaloides não determinados

2. Dosagens indicadas

a) Pele oleosa

Coloque 1 colher (sobremesa) de casca picada em 1 xícara (chá) de água. Ferva por 5 minutos. Espere esfriar, coe e acrescente o suco de meio limão e 1 colher (chá) de mel. À noite, aplique na pele do rosto, com um chumaço de algodão,deixando agir por 20 minutos. Após lave com água morna.

b) Hemorragias uterinas

Coloque 1 xícara ( chá ) de casca picada, 1 xícara (chá) da raiz de algodoeiro e 1 xícara (chá ) de quiabo ainda não maduro, em 1 litro de água. Ferva durante 15 minutos e coe em tecido fino. Faça 1 ou 2 lavagens ao dia com esse líquido. Não obtendo melhora procure orientação médica.

c) Inflamação da garganta, corrimento vaginal, diarreias, hemorragias

Coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1 xícara (chá ) de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 3 dias e coe em tecido fino. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

d) Feridas ulceradas

Coloque 1 colher (sopa) de casca picada e 2 folhas fatiadas de confrei em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na ferida, com um chumaço de algodão, 2x ao dia.

e) Corrimento vaginal

Colocar 2 colheres (sopa) de casca picada em ½ litro de água fervente. Esperar amornar, coar e acrescentar 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Fazer banhos locais, de 1 a 3 vezes ao dia, até que o sintoma desapareça.

3. Propriedade

a) Uso medicinal

As cascas de barbatimão têm grande poder adstringente. Externamente, reduzidas a pó, empregam-se no tratamento de úlceras e, em banhos e injeções, atuam contra a leucorreia, catarro uretrais e vaginais. Internamente utiliza-se seu decoto nas afecções escorbúticas, na blenorragia, na diarreia, na hemorragia, nas hemoptises e também na leucorreia.

4. Curiosidades

O nome deriva do termo indígena Iba Timo que significa a árvore que aperta. É uma planta utilizada na indústria de curtumes e outrora muito procurada por prostitutas, daí o nome casca da virgindade, que até hoje lhe é aplicada.

A casca do bartimão produz matéria tintorial vermelha, ou seja, serve para escrever. Por isso, foi muito utilizada na indústria em tempos passados.

Cuidado

Contra-indicações: Não foram encontradas referências sobre efeitos tóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário