Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Batata

clip_image002[4]Uso mágico: Saúde.

Rica em carboidratos, a batata fornece energia. É indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento, pois também tem proteínas e vitaminas. Bastante versátil, ela acompanha os mais diversos pratos, entre eles carne assada, bacalhau, sopa e serve até como ingrediente de massas.

A batata é rica em vitaminas C, que é antioxidante e do complexo B, principalmente a B6, que elimina toxinas e em potássio, contribuindo assim para a regulação e o controle da pressão arte-rial e contrações do músculo cardíaco. Consumir alimentos ricos em potássio contribui tanto em pessoas saudáveis como em hipertensos.

O potássio ainda ajuda a acabar com a retenção de líquidos no organismo e auxilia contrações musculares.

A vitamina C é importante para fortalecer as defesas do organismo. Sua carência pode causar cansaço, dores nas articulações e deixar o corpo mais propenso a infecções. As vitaminas do complexo B também fortalecem o sistema imunológico, além de prevenirem anemia e fortalecerem o sistema nervoso, afastando o estresse e a depressão.

O legume ainda possui quercetina, um flavonoide que previne o câncer de mama. O alimento neutraliza o excesso de ácido no estômago e, por isso, é recomendado para quem sofre de gastrite, desde que não seja frito. A batata frita, perde grande parte dos seus nutrientes.

É importante salientar que não se deve consumir batatas verdes ou com germinação, pois elas possuem substâncias tóxicas.

clip_image0021. Batata-doce

A batata-doce fornece tantos carboidratos quanto os outros tipos de legumes. Ela possui as mesmas características da batata inglesa, exceto pelo fato de possuir maior concentração de betacaroteno (provitamina A), por isso sua diferença de coloração.

O betacaroteno é um importante antioxidante capaz de prevenir tumores. No organismo, transforma-se em vitamina A e protege a saúde dos olhos e da pele, aumenta a imunidade e fortalece cabelos e unhas.

A forma mais comum de preparar a batata-doce é assá-la. Conservar a casca é uma forma de preservar seus nutrientes, mas é preciso lavar bem todos os tipos de batata. Usar uma escovinha e esfregar toda a casca, enxaguando em água corrente. A batata-doce também pode ser usada no preparo de doces e purês.

2. Utilização medicinal

a) Contra a pressão alta

Em uma panela, aquecer 1 e ½ litro de água e adicionar 3 batatas médias com casca. Cozinhar até amaciar, retirar do fogo e escorrer. Descascar as batas e espremê-las (com espremedor ou garfo). Adicionar 1 xícara (chá) de leite desnatado, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho bem picados e 1 pitada de sal. Misture até obter um purê liso e fofo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário