Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Beldroega

Nome científico

Portulaca oleracea L.

Família

Portulacáceas

Sinonímia popular

Salada-de-negro, caaponga, porcelana. Ora-pronobis, bredo-do-porco, verdolaga, beldroega-pequena, beldroega-da-horta, onze-horas.

Sinonímia científica

Portulaca marginata Kunth. Portulaca oleracea subsp. Sylvestris (DC.) Thell. Portulaca oleracea var. opposita Poelln. Portulaca retusa Engelm.

Parte usada

Planta inteira.

Propriedades terapêuticas

Diurética, laxante, vermífuga, antiescorbútica, sudorífera, cole-rética, depurativa, emoliente, anti-inflamatória, antipirética e na-tibacteriana.

Princípios ativos

Ácido oxálico, sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato) (1% na planta fresca e 70% na planta seca), derivados da catecolamina (noradrenalina, DOPA e dopamina, em altas concentrações), ômega 3.

Indicações terapêuticas

Depurativa do sangue, disenteria, enterite aguda, mastite, hemorroidas, cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras, úlceras, inflamação dos olhos.

Planeta

Lua

clip_image001

1. Informações complementares

a) Origem

A literatura é um pouco confusa quanto a sua origem. Tem-se

referência de que ela seja nativa da China, Japão, Índia, África e partes da Europa. Outras trazem referências de que as espécies desta família são originárias principalmente da América ocidental e andina.

* Nome em outros idiomas

Alemão: Portulak

Espanhol: Verdolaga

Francês: Poupier

Inglês: Purslane

Italiano: Portulaca

Árabe: Bakli, Farfhin

Grego: Glystiritha

Armênia: Perper

b) Outra espécie

* Portucala sativa.

c) Outros princípios ativos

Mucilagem, saponina, vitamina C (700mg por 100g da planta fresca), proteína, alcaloides (0,03%), glicosídeos, esteróis, óleo essencial, resinas, ácidos orgânicos, ômega 3 (é a planta conhecida mais rica em ômega 3 encontrado em óleos de peixes).

2. Propriedades

a) Uso medicinal

A Beldroega é considerada uma planta refrescante. A beldroega tem valiosos minerais, vitaminas, e grande quantidade de ácido salicílico. Em infusões é tônica e depurativa do sangue.

É empregada internamente contra disenteria (principalmente infantil), enterite aguda, mastite e hemorroidas. As folhas são utilizadas contra cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras e úlceras.

Suas folhas tem propriedades diuréticas e refrescantes. Aplicadas sobre as feridas favorecem a cicatrização e, em decocções, combatem as inflamações dos olhos. Colocando-se folhas de beldroega debaixo da língua ajuda a acalmar a sede.

As folhas também podem ser aplicadas como compressas para acalmar hematomas e inflamações nos olhos.

As sementes são vermífugas poderosas e excelentes emenagogas. O suco é particularmente efetivo, internamente ou externamente no tratamento de doenças de pele.

Indígenas das Guianas usam-na contra diabetes, para problemas digestivos e como emoliente e, externamente, como unguento para problemas musculares.

Estudos clínicos têm mostrado que esta planta é rica fonte de ácido graxo Ômega 3, substância importante na prevenção de infartos e no fortalecimento do sistema imunológico. Devido a presença de catecolaminas em seu extrato aquoso verificou-se também uma ação relaxante na musculatura.

b) Uso culinário

As folhas jovens tem um sabor refrescante e podem ser consumidas em saladas ou cozi-das ao vapor. As folhas mais velhas podem ser usadas para enriquecer sopas e ensopados. Os talos podem ser consumidos picados para saladas no inverno.

SALADA REFRESCANTE DE VERÃO

Ingredientes:

1 alface grande

1 maço pequeno de folhas de beterraba

8 folhas jovens de borragem

3 folhas jovens de tília

4 folhas picadas de melissa

um maço caprichado de folhas de beldroega

1 pepino finamente picado

molho de vinagrete

Preparo:

Lave bem e seque todos os ingredientes, rasgue as folhas se necessário. Misture tudo e adicione o molho de vinagrete.

Adicionar folhas de beldroega no espinafre refogado lhe confere um sabor extra.

Sanduíches feitos com fatias finas de pão preto, queijo cremoso e folhas de beldroega são uma excelente indicação para uma refeição leve e saudável.

A beldroega é ingrediente importante em uma sopa tradicional francesa Bonne Femme.

3. Dosagem indicada

a) Diurético (infusão)

Colocar, em uma xícara de água fervente, uma pitada de folhas de beldroega. Passado 15 minutos, filtrar e adoçar o líquido, bebendo-o em duas vezes.

4. Curiosidades

Todas as partes desta planta vem sendo usadas na medicina tradicional há séculos em todo o mundo, sendo de 500 AC seu primeiro registro na literatura na China.

É uma planta muito apreciada pelos coelhos.

Outra variedade, a Portulaca grandiflora, é muito apreciada por ser ornamental.

Seu nome genérico Portulaca provém do latim portula que significa pequena porta, referindo-se a maneira de como sua cápsula abre. Seu nome específico Oleracea refere-se a seu uso na cozinha.

Na Idade Média era considerada uma planta que protegia dos maus espíritos e com um poder "antifeitiço". Há registro de que um herbalista do século XVI disse que a beldroega esfria o sangue e provoca o aumento de apetite.

Nome científico: Portucala sativa

Planeta: Lua

Uso mágico: Para proteção, amor e felicidade, sono e sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário