Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bucha

Nomes Populares

BUCHA, BUCHA DOS PESCADORES, BUCHA DOS PAULISTAS, FRUTA DOS PAULISTAS, QUINGOMBÔ GRANDE, ESPONJA VE-GETAL, ESFREGÃO, PEPINO BRAVO.

Nome Científico

Luffa cylindrica;

Luffa operculata - buchinha do norte

Família

Cucurbitáceas

Partes usadas

Frutos

1. Informações Complementares

a) Características e Cultivos

Trepadeira de até 5 metros, de folhas grandes, ásperas e verde escuras, que lembram a forma de uma mão aberta. Flores grandes amarelas. Fruto de até 50 cm de comprimento, cilíndrico, amarelo quando maduro e castanho escuro quando seco. Clima tropical, mas em regiões com 900 a 1200 metros de altitude, verões suaves (22 a 25 graus) e boa ventilação, tem mostrado boa produção. Prefere solo argilo-arenoso, fértil, bem drenado e com acidez fraca. Deve ser plantado na primavera. Exige fertilidade e se dá bem com adubação orgânica.

b) Origem

Ásia, África e nordeste do Brasil.

2. Propriedades

a) Medicinal

A polpa do fruto da luffta cylindrica madura é usada pelo povo como purgativa e vermífuga. Infusão com 8gs para um copo de água fervida. Caules e folhas têm seu uso popular nas perturbações do fígado, prisão de ventre e anemia.

A polpa do fruto da luffa operculata é usada popularmente para combater a sinusite: coloque meia buchinha do norte seca, sem pele e sem sementes em um litro de água, fervendo por dois minutos. Deixe amornar tampado, coe, acrescente 1 colher sopa de sal de cozinha, mexa bem e pingue duas gotas em cada narina a cada quatro horas por no máximo quatro dias.

b) Utilização

* Uso caseiro: o fruto da bucha dos paulistas é bastante utilizado como esponja para banho.

Cuidado

Efeitos colaterais: A buchinha do norte em altas doses é extremamente tóxica, causando

hemorragias e acidentes fatais. Sua utilização não deve se prolongar por mais que o indicado e deve ser interrompido seu uso imediatamente em caso de dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário