Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brócolis

Espécie de couve rica em fibras e cálcio. É indicada em dietas naturais e na prevenção de doenças como a osteoporose.

O brócolis só tem vantagens, pois reúne diversos nutrientes que o corpo precisa para se proteger de infecções. Entre eles estão o cálcio, ferro, potássio, vitamina A, B3 e C e o betacaroteno. Com tudo isso, o legume é capaz de cuidar dos olhos, gengiva, ossos e sangue. Ele beneficia músculos e nervos, cuida dos órgãos reprodutivos, inibe tumores e combate a pressão alta (relaxando as artérias e melhorando o fluxo sanguíneo). Os brócolis, são vegetais crucíferos, fonte de sulforafano. Esse fotoquímico tem ação preventiva contra o câncer de próstata, mama, pulmões e bexiga. Assim, para as mulheres, além de ser bastante nutritivo, esse alimento previne o câncer de mama. Os foslatos presentes no brócolis são substâncias essenciais para as grávidas, pois proporcionam o bom desenvolvimento do bebê.

Também é indicado para combater a prisão de ventre, prevenir a osteoporose, regular a pressão arterial e afastar doenças cardiovasculares. É pouco calórico, rico em fibras e possui 3g de proteína em cada 100g, além de folatos e flavonoides. Também auxilia em dietas de emagrecimento. Uma xícara (chá) de brócolis cozido tem apenas 40 calorias.

Os flavonoides ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) e fortalecem o sistema imunológico. Consumir brócolis pelo menos 3 vezes por semana, diminui os riscos de câncer de próstata em até 45%.

1. Utilização

a) Culinária

Adquirir brócolis com flores mais verdes.

Pode ser conservado na geladeira, em sacos plásticos perfurado por até 4 dias.

Pode ser congelado, mas primeiro precisa ser levado e mergulhado em água fervente por 2 minutos. Escorrer, deixar esfriar e colocar em um saco plástico, retirando todo o ar, antes de levar ao congelador. O congelamento não altera a quantidade nem a qualidade dos nutrientes presentes no alimento.

Seu preparo deve ser feito com pouco água. Também pode ser cozido no vapor, usando a própria água do vegetal e preservando seus nutrientes.

b) Medicinal

* Fim da má digestão: cozinhar ½ prato (sobremesa) de buquês e talos de brócolis em ½ litro de água. Deixar esfriar, coar e tomar 1 copo (250ml) dessa água após as principais refeições refeições (almoço e jantar). Aproveitar o brócolis cozido para a salada ou como ingrediente de farofas e sopas.

* Prevenção do câncer: cozinhar ½ maço de brócolis no vapor, com 1 colher (chá) de sal. Retirar do fogo e colocar em um refratário untado com margarina ligth. Regue o brócolis com 2 colheres (sopa) de azeite e colocar por cima 2 claras batidas em neve. Polvilhar com 2 colheres (sopa) de ricota ralada e levar ao forno por 15 minutos ou no microondas por 3 minutos. Servir quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário