Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Borragem

Nome científico

Borago officinalis L.

Família

Borragináceas

Sinonímia popular

Foliagem, borracha-chimarrona.

Parte usada

Folhas, sumidades floridas.

Propriedades terapêuticas

Depurativa, anti-reumática, antitussígeno, laxativa, antiinflama-tória, emoliente, expectorante, diurética, lenitiva, sudorífera.

Princípios ativos

Mucilagem, tanino, nitrato de potássio, sais (potássio, calcio), a-lantoína, óleo essencial, saponina, óleo fixo, ácido sa-licílico, Vitamina C.

Indicações terapêuticas

Gota, afecções respiratórias (bronquites, tosses), escassez de uri-na, reumatismo, transtornos menstruais, furúnculo.

Planeta

Júpiter

Elemento

Fogo

Uso mágico

Coragem e aumento do poder psíquico.

clip_image001

1. Informações Complementares

* Nome em outros idiomas:

nglês: Borage, bee-bread

Alemão: Borretsch, Gurkenkraut, Borgel, Herzblume

Espanhol: Borraja

Francês: Bourrache officinalle

Italiano: Borrana, borràgine

a) Origem

Mediterrâneo.

2. Dosagem Indicada

a) Depurativo

* Infusão: em 1 litro de água fervente colocar em infusão 20g de cada uma das seguintes ervas: borragem, agrião, dente-de-leão, fumaria, chicória-silvestre, cerefólio. Coar, adoçar e beber o líquido na dose de 3 a 4 cálices ao dia, a começar pela manhã em jejum.

* Vinho depurativo: colocar um punhado de sumidades floridas frescas de borragem em 1 litro de vinho de boa qualidade, deixar macerar por cerca de uma semana, coar e consumir em calicezinhos antes das refeições.

* Gota, furúnculo:

- Cataplasma: cozinhar um punhado de folhas secas de borragem em pouquíssima água. Quando esta tiver evaporado, estender as folhas sobre uma gaze, espremê-la para fazer sair todo o líquido, e aplicar o cataplasma bem quente sobre a parte dolorida.

* Reumatismo:

- Decocção: em 1 litro de água, ferver por meia hora 10 g de folhas secas de borragem, filtrar, adoçar com mel e beber 3 a 4 xícaras ao dia.

* Tosse:

- Decocção: 40g de folhas em 1 litro de água, ferver por um quarto de hora, coar, adoçar e beber em 2 ou 3 vezes durante o dia.

- Infusão: 15g de folhas e flores de borragem em 1 litro de água. Deixar macerar por três quartos de hora. Filtrar, adoçar com mel e beber o líquido em xícaras, na dose de 1 xícara a cada 2 ou 3 horas. Esta infusão é emoliente e refrescante e é benéfica nas tosses secas e persistentes.

3. Propriedades

a) Uso medicinal

Seu uso medicinal data da Idade Média, quando se acreditava que exercia um efeito mágico sobre o corpo e a mente. Utilizado hoje apenas pela medicina popular, pois a medicina científica aconselha apenas seu uso externo devido a recente descoberta da presença de alcaloides tóxicos nas suas folhas.

Na medicina tradicional de hoje é considerada emoliente, depurativa, sudorífica, diurética e laxativa. É também considerada anti-inflamatória. Suas flores são empregadas na forma de infusões como expectorante e contra certas afecções do fígado e coração. Indicada contra tosse, reumatismo.

Hoje se sabe que a borragem estimula as supra-renais, favorecendo a produção de adrenalina, o hormônio que prepara o corpo para situações de tensão.

As folhas carnosas e ásperas podem empregar-se como tônico da supra-renal, no caso de stress, ou sequelas de terapia com esteroides.

O óleo extraído das sementes pode ser empregado como alternativa ao óleo de prímula, para transtornos menstruais e reumáticos.

Para aumentar a sudorese, empregam-se as flores, e as folhas para uma ação diurética.

Uma atividade refrescante lhe é atribuída. Uma folha fresca abaixará a temperatura da boca, desta forma é útil em febres.

Cultivada em hortas, esta erva é muito apreciada pois suas folhas são empregadas por séculos em saladas. Pelo fato de possuir potássio, é indicado para pessoas que precisam de uma dieta sem sal. Pode ser usado externamente como compressa em pele irritada ou inflamada.

b) Uso culinário

Muito utilizado em saladas, suas folhas são saborosas. A borragem confere às saladas um sabor fresco, ligeiramente salgado e parecido com o do pepino, além de melhorar seu aspecto. Tempera-se com coentro e cebola.

Suas flores de muito graciosas que são pode-se fazer um confeito muito bonito. Mergulha-se a flor na clara de ovo e depois no açúcar de confeiteiro e deixa-se secar.

Desde a Antiguidade suas flores são adicionadas ao vinho e podem também entrar na composição de bebidas alcoólicas, dando-lhe um efeito estimulante.

Charles Dickens, autor inglês do século XIX, era apaixonado por este ponche, e oferecia a seus amigos americanos a sua receita particular, quando estes o visitava.

PONCHE CHARLES DICKENS

Ingredientes:

2 copos (500ml) água

1/2 copo (120ml) açúcar

2 colheres de sopa (30ml) de raspas de limão

1/4 copo (60ml) flores de borragem

2 copos (500ml) de sherry - vinho de Xerez

1 copo (240ml) brandy - conhaque

4 copos (1 litro) cidra de maçã

Preparo:

Despeje a água fervente sobre o açúcar, raspas de limão e borragem. Deixe agir por 10 minutos. Coe e adicione o conhaque, o Xerez e a cidra.

FLORES DE BORRAGEM CRISTALIZADAS

Ingredientes:

1 copo (240ml) flores de borragem

1/2 colher (chá) (2,5ml) água fria

1 clara de ovo e açúcar granulado

Preparo:

Lave as flores de borragem e remova o excesso de umidade com papel toalha. Misture a clara de ovo e água, bata bem. Mergulhe as flores na mistura e então no açúcar. Coloque em papel manteiga para secar. Acondicione não por muito tempo em vasilha muito bem fechada, longe de umidade.

4. Curiosidades

As flores fornecem um corante azul muito bonito. Uma bebida refrescante pode ser feita com borragem no verão. Ela frequentemente cresce em regiões próximas a apiários, pois tem uma quantidade de néctar que as abelhas apreciam muito. Excelente planta melífera.

As flores azuis podem ser desidratadas com sílica, para depois serem coladas em grinaldas de flores naturais desidratadas. Seu nome vem da antiga língua dos celtas, Borrach que significa coragem. Há literatura que considera este nome proveniente do latim Borra.

Os relatos antigos dizem que esta planta tem a capacidade de espantar a melancolia e trazer coragem, além de fazer as pessoas felizes e trazer um coração confiante.

Os romanos também apreciavam muito a borragem. Plinius, um naturalista romano (23 a 79 DC) disse:

"Eu, borragem, trago sempre a felicidade".

Tabernaemontanus escreveu em seu livro de plantas medicinais na Idade Média:

-"Hoje em dia, tomando-se cinco folhas de borragem, afasta-se toda a sujeira do sangue".

Cuidado

Toxicologia: Novas descobertas sobre sua composição química, como alcaloides isopirrolizidínicos, supinina, licopsamina, intermedina, ambilina e thesuinina tornam, segundo alguns estudiosos, esta planta imprópria para consumo.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, divulgada após a descoberta destes alcaloides no confrei, todas as plantas que contenham estes alcaloides só devem ser usados em aplicações locais, isto é , externamente. Estes tem ação tóxica e sua ingestão pode levar ao aparecimento tardio de cirrose hepática ou câncer do fígado. Este alcaloide está em maior quantidade nas folhas frescas do que nas folhas secas.

Deve-se tomar um cuidado ao fazer preparações com a borragem. Deve-se filtrar muito bem para que se eliminem os pelos, visto que engolidos, podem causar irritações no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário