Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Calêndula

Nomes Populares

CALÊNDULA, MAL-ME-QUER, MARAVILHA.

Nome Científico

Calendula officinalis L.

Família

Compostas

Partes usadas

Flores e folhas.

Propriedades terapêuticas

Cicatrizante, antisséptico, sudorífico, analgésico, colagogo, antinflamatório, antiviral, antiemético, vaso-dilatador, tonificante da pele.

Indicações terapêuticas

Ferimento.

Planeta

Sol

Gênero

Masculino

Elemento

Fogo

Uso mágico

Profetizar, favorecer assuntos legais e todos os negócios, principalmente os de ordem legal. Aumentar poderes psíquicos, ver criaturas mágicas, atrair o amor, desenvolver a clarividência e renovar energia pessoal. Saúde e sonhos proféticos.

1. Informações Complementares

a) Origem

Erva de origem europeia, Mar Mediterrâneo, vulgar nos jardins públicos.

clip_image001

b) Lendas e Mitos

Seu nome deriva da crença de que parece estar sempre em Flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas). Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento. Os hin-dus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarne-ciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.

Uma das lendas que a envolvem diz que a menina que

clip_image002

pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros.

Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qual-quer mal. Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7hs, pode aguardar chuva.

c) Características e Cultivos

Planta anual e rústica, de 30 a 80cm de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde, carnudo e duro, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo, amarela. Planta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de ervas daninhas, e com bom teor de umidade (mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).

2. Propriedades

a) Medicinal

Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes. Anti-ictérica, antiscorbútica, anti-oftalmica, excitante, emenagoga, antispasmódica. Cicatrizante e antisséptico (uso externo). Sudorífico, analgésico, colagogo, antinflamatório, antiviral, antiemético, vasodilatador e tonificante da pele (contra acne).

Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieiras.

* Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas de pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após.

A infusão da flor é boa para a digestão; também a infusão é recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas.

* Pomada e tintura (uso externo): feitos com folhas e flores, usar sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes por dia. A tintura, diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante, utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura.

- Infusão: 2 colheres de sopa de flores em 1/2 litro de água (emanagogo) ou 2 colheres de sopa de flores em 1 xícara de chá de água (contra acne). No primeiro caso toma-se 1 xícara de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação e no segundo caso toma-se 1/2 xícara de chá de manhã e 1/2 xícara à noite.

- Cataplasma: folhas e flores tenras, socadas e empastadas, são aplicadas sobre ferimentos, com um pano limpo.

b) Cosmética

Excelente em loções para o rosto, como a receita a seguir:

1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã

c) Utilização

* Uso caseiro: para complemento de jardins externos e para arranjos.

* Uso culinário: suas pétalas devem ser retiradas para ornamentar pratos e saladas (o talo não é utilizado por ser muito duro). Usar as lígulas (pétalas) para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos. As pétalas também podem ser misturadas à água quente para fazer chás.

* Uso terapêutico: pode ser usada interna e externamente. Acelera a cura de ferimentos, é relaxante e atua como anti-inflamatório e anti-séptico.

* Uso mágico: coloque uma flor de calêndula embaixo do travesseiro durante a noite para induzir a sonhos proféticos.

3. História

Conhecida no sul da Europa, a calêndula chegou somente no final da Idade Média no resto da Europa. Nessa época também já tinha lugar na cozinha para colorir pratos como arroz, sopas e leite. Foi usada para decorar túmulos, pois era considerada o "símbolo da vida" - afinal, floresce da primavera até o final do outono, quando nenhuma outra planta mostra sua beleza no continente. Mais tarde conheceu-se seu uso terapêutico. Também é usada na ornamentação de jardins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário