Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carqueja

Nome científico

Baccharis trimera (Lees.) de Candolle.

Família

Asteraceae (Compostas).

Sinonímia popular

Carqueja amarga, cacaia amarga, tiririca-de-babado, tiririca-de-bêbado, Bacanta, cacaia amatga, vassoura.

Sinonímia científica

Baccharis genistelloides, Cacalia amara.

Parte usada

Folhas, hastes.

Propriedades terapêuticas

Antianêmica, antibiótica, emoliente, anti-inflamatória.

Princípios ativos

Flavonóides, lactonas, polifenóis, taninos, esteroides, saponinas, terpenos, resinas e pectinas.

Indicações terapêuticas

Gripe, estômago e intestinos, anemia, cálculos biliares, diarreias, enfermidades do baço, bexiga e fígado.

Outra espécies

Baccharis genistelloides Pers.

Planeta

Júpiter

clip_image001[4]1. Informações Complementares

a) Origem

Sua origem remonta aos Andes peruanos.

b) Lendas e Mitos

Na Argentina a população rural credita-lhe a capacidade de combater a impotência masculina e a esterilidade feminina. Outra crença diz que a infusão dessa planta faz as cabras concebe-rem mais rapidamente.

c) Características e Cultivos

Subarbusto rudetal, perene, de até 80cm de altura, hastes ramificadas, eretas, lenhosas na base. Ramos trialados, folhas nulas, alas membranáceas, seccionadas, glabras e verdes, flores amarelas nascem agrupadas, formando bolas.

clip_image001[6]2. Propriedades

a) Medicinal

Tônico amargo, combate diabetes, bom para distúrbios do fígado, estoma-go, vesícula, intestino solto, pois age como estimulante de secreção gástrica. Coadjuvante de regimes de emagrecimento e cura de chagas ulceradas de pele.

Planta amarga indicada na gripe com muito proveito e nas doenças do fígado, estômago e intestinos. Nas diversas dispepsias que trazem má digestão e debilidade e no mau funcionamento do intestino, ora como diarreia, ora como prisão de ventre, a Carqueja produz sempre bom resultado.

Na diabetes ou glucosúria faz diminuir o açúcar até sua completa eliminação, ficando o organismo apto para uma perfeita nutrição.

Em formas de chás, nos casos de anemia, cálculos biliares, diarreias, enfermidades do baço, da bexiga e do fígado.

b) Uso Culinário

Substitui o lúpulo na cervejaria caseira, serve também para aromatizar licores e refrigerantes. Ótimas para água do chimarrão.

3. Mais sobre Carqueja

A carqueja é diurética, depurativa e muito rica em ferro e estimulante para a digestão. É útil em casos de anemia, enfermidades do fígado, icterícia e má digestão. É constante nas fórmulas de plantas naturais usadas para regimes de emagrecimento e um chá muito indicado para períodos de desintoxicação.

a) Modo de uso

Infusão: 2 colheres de sopa de ramos em 1/2 litro de água fervente, tomar 1 xicara  a cada 8 horas.

Cuidado

Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário