Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como Germinar as Sementes

clip_image001O material necessário é simples: semente de boa qualidade, vidro de boca larga, tule e elástico para o processo no ar, bandeja com terra ou uma vasilha com água. Com o material na mão vamos lá!

* 1ª ETAPA COMUM A TODAS AS SEMENTES: lavar bem a semente e deixar de molho dentro de água por 8h.

* 2ª ETAPA: Escorrer a água e lavar bem a semente por 5 vezes;
    * 3ª ETAPA: Colocar o vidro com a semente úmida num local inclinado (45º) de maneira que possa pegar ar, escorrer o excesso de água e ficar na sombra;
    * 4ª ETAPA: Lavar bem (5 vezes) pela manhã e a noite, retornando ao local inclinado;
    * COLHEITA: estão prontas para comer quando estiverem com o “narizinho para fora” (em torno de 24h).
      Algumas sementes devem ser consumidas sob a forma de “Brotos”, devido à presença de substâncias tóxicas no início do processo de germinação. Por isso continua-se o processo no Ar até aparecerem as duas primeiras folhinhas, quando ficam prontas para o consumo.Consulte a lista acima.

Amêndoa germinada"Germinação na água"
    * 2ª ETAPA: Após a primeira etapa comum, as sementes que germinam na água continuarão imersas, com o cuidado de trocar a água 2 vezes por dia.
    * COLHEITA: estão prontas para comer quando estão com o “narizinho para fora” Isso pode durar horas ou dias dependendo se possuem cascas finas ou grossas.

clip_image004Brotos de Girassol " Brotos na terra"
* 2ª ETAPA: Após a primeira etapa comum, as sementes irão inicialmente germinar no AR. Com isso garantimos a germinação de todas as sementes o que acelera o processo de cultivo;
    * 3ª ETAPA: Com o “narizinho para fora” as sementes serão espalhadas numa bandeja com furos embaixo e com 3 cm terra. Cubra as sementes com pouca terra peneirada  e regue. Coloque num local sombreado no inicio e depois de crescidas, no sol. Regue regularmente sem encharcar;
    * COLHEITA: os Brotos estão prontos para comer quando aparecem as duas primeiras folhas ou no caso das gramas, com 15cm de comprimento.

Compreendendo a germinação:
Segundo Aurélio, “semente é a estrutura que conduz o embrião. Provém do óvulo fecundado e está incluída nos frutos. No sentido figurativo, é o germe, causa, origem, sêmen”. Ou seja,reúne a potencialidade total daquele ser vivo que aguarda o momento de vir a ser. Enquanto aguarda, utiliza sua força para esperar mantendo-se no metabolismo mínimo (basal) e depois, ao encontrar as condições que precisa (água e luz),  inverte o rumo dessa força para crescer numa grande explosão e mostrar ao mundo para que veio. Cada semente então, terá sua particularidade: o tempo que demora para germinar, o tamanho, a textura, o tempo que conserva a capacidade de germinar,  época em que foi colhida, a graciosidade, o sabor e o saber.

O que está acontecendo no interior da semente quando ela germina?
É difícil detectar a vida no interior da SEMENTE , quando em dormência. Mas ela respira... O embrião espera pela água, luz, temperatura ideal, estação do ano... durante tempos variados. A maçã espera duas semanas e a planta de Lótus mais de 2000 anos, por exemplo.
Segundo os biólogos, a ÁGUA desperta a semente! Aspirada pela MICRÓPILA (boca), a água penetra e logo desativa os “inibidores de crescimento”, responsáveis pela dormência. Começa a inversão metabólica e os “hormônios de crescimento” entram em ação! Este hormônio se espalha e chega ao NUCELO, próximo à casca da semente, onde vai ativar o “Sistema de Mensagem” do código genético da planta (DNA). Aqui certos genes são ativados para dar as “instruções hereditárias” necessárias à construção de toda a planta e as informações como se comportar diante das chuvas, ventos, calor, frio.... Os genes ativados começam a “Transcrição” da informação do DNA. Essa informação será transportada pelo “RNA mensageiro” para todas as áreas necessárias da semente. Com isso o RNA vai desencadear o processo de produção de proteínas específicas, seguindo a sequência do código genético. As primeiras são as PROTEASES e AMILASES, que vão digerir as “Reservas Nutritivas” guardadas no interior da semente destinada a alimentá-las no início da germinação. Tudo acontece muito rapidamente!!! Com o alimento necessário, na forma que possa ser usada para o crescimento, o “polo germinativo” entra em ação: a “Radícula” cresce e sai da casca através da Micrópila procurando a terra para formar a raiz e a “Plúmula” rompe a casca para formar o caule e as folhas, orientadas para o Céu.
E assim começa uma nova história, numa grande explosão vital!...

clip_image005Brotário

Observações importantes:
Ao germiná-las é preciso que preste bastante atenção a esse ser vivo que se desenvolverá diante de seus olhos. Cada semente irá apresentar um desenvolvimento próprio e se tiver passado do seu tempo de germinar, será visitada por fungos e entrará em processo de decomposição, sem condições de ser consumida.
Ao comprar procure sempre observar se a data da embalagem da semente é recente e se apresenta sinal de envelhecimento. Se comprar no varejo, experimente a germinação antes de levar grande quantidade. Algumas sementes somente encontraremos em lojas especializadas ou através de fornecedores.
Algumas sementes sem germe (descascadas) não irão germinar, mas ao colocá-las na água desencadearão seu "potencial germinativo", como o caso da aveia e da cevadinha.
O molho pode variar de algumas horas (lentilha rosa) ou até dias (24, 48 h ou até dias, trocando a água diariamente) como as castanhas, coco, nozes, aveia e avelãs.

fonte: site Semente Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário