O material necessário é simples: semente de boa qualidade, vidro de boca larga, tule e elástico para o processo no ar, bandeja com terra ou uma vasilha com água. Com o material na mão vamos lá!
* 1ª ETAPA COMUM A TODAS AS SEMENTES: lavar bem a semente e deixar de molho dentro de água por 8h.
* 2ª ETAPA: Escorrer a água e lavar bem a semente por 5 vezes;
* 3ª ETAPA: Colocar o vidro com a semente úmida num local inclinado (45º) de maneira que possa pegar ar, escorrer o excesso de água e ficar na sombra;
* 4ª ETAPA: Lavar bem (5 vezes) pela manhã e a noite, retornando ao local inclinado;
* COLHEITA: estão prontas para comer quando estiverem com o “narizinho para fora” (em torno de 24h).
Algumas sementes devem ser consumidas sob a forma de “Brotos”, devido à presença de substâncias tóxicas no início do processo de germinação. Por isso continua-se o processo no Ar até aparecerem as duas primeiras folhinhas, quando ficam prontas para o consumo.Consulte a lista acima.
Amêndoa germinada"Germinação na água"
* 2ª ETAPA: Após a primeira etapa comum, as sementes que germinam na água continuarão imersas, com o cuidado de trocar a água 2 vezes por dia.
* COLHEITA: estão prontas para comer quando estão com o “narizinho para fora” Isso pode durar horas ou dias dependendo se possuem cascas finas ou grossas.
Brotos de Girassol " Brotos na terra"
* 2ª ETAPA: Após a primeira etapa comum, as sementes irão inicialmente germinar no AR. Com isso garantimos a germinação de todas as sementes o que acelera o processo de cultivo;
* 3ª ETAPA: Com o “narizinho para fora” as sementes serão espalhadas numa bandeja com furos embaixo e com 3 cm terra. Cubra as sementes com pouca terra peneirada e regue. Coloque num local sombreado no inicio e depois de crescidas, no sol. Regue regularmente sem encharcar;
* COLHEITA: os Brotos estão prontos para comer quando aparecem as duas primeiras folhas ou no caso das gramas, com 15cm de comprimento.
Compreendendo a germinação:
Segundo Aurélio, “semente é a estrutura que conduz o embrião. Provém do óvulo fecundado e está incluída nos frutos. No sentido figurativo, é o germe, causa, origem, sêmen”. Ou seja,reúne a potencialidade total daquele ser vivo que aguarda o momento de vir a ser. Enquanto aguarda, utiliza sua força para esperar mantendo-se no metabolismo mínimo (basal) e depois, ao encontrar as condições que precisa (água e luz), inverte o rumo dessa força para crescer numa grande explosão e mostrar ao mundo para que veio. Cada semente então, terá sua particularidade: o tempo que demora para germinar, o tamanho, a textura, o tempo que conserva a capacidade de germinar, época em que foi colhida, a graciosidade, o sabor e o saber.
O que está acontecendo no interior da semente quando ela germina?
É difícil detectar a vida no interior da SEMENTE , quando em dormência. Mas ela respira... O embrião espera pela água, luz, temperatura ideal, estação do ano... durante tempos variados. A maçã espera duas semanas e a planta de Lótus mais de 2000 anos, por exemplo.
Segundo os biólogos, a ÁGUA desperta a semente! Aspirada pela MICRÓPILA (boca), a água penetra e logo desativa os “inibidores de crescimento”, responsáveis pela dormência. Começa a inversão metabólica e os “hormônios de crescimento” entram em ação! Este hormônio se espalha e chega ao NUCELO, próximo à casca da semente, onde vai ativar o “Sistema de Mensagem” do código genético da planta (DNA). Aqui certos genes são ativados para dar as “instruções hereditárias” necessárias à construção de toda a planta e as informações como se comportar diante das chuvas, ventos, calor, frio.... Os genes ativados começam a “Transcrição” da informação do DNA. Essa informação será transportada pelo “RNA mensageiro” para todas as áreas necessárias da semente. Com isso o RNA vai desencadear o processo de produção de proteínas específicas, seguindo a sequência do código genético. As primeiras são as PROTEASES e AMILASES, que vão digerir as “Reservas Nutritivas” guardadas no interior da semente destinada a alimentá-las no início da germinação. Tudo acontece muito rapidamente!!! Com o alimento necessário, na forma que possa ser usada para o crescimento, o “polo germinativo” entra em ação: a “Radícula” cresce e sai da casca através da Micrópila procurando a terra para formar a raiz e a “Plúmula” rompe a casca para formar o caule e as folhas, orientadas para o Céu.
E assim começa uma nova história, numa grande explosão vital!...
Observações importantes:
Ao germiná-las é preciso que preste bastante atenção a esse ser vivo que se desenvolverá diante de seus olhos. Cada semente irá apresentar um desenvolvimento próprio e se tiver passado do seu tempo de germinar, será visitada por fungos e entrará em processo de decomposição, sem condições de ser consumida.
Ao comprar procure sempre observar se a data da embalagem da semente é recente e se apresenta sinal de envelhecimento. Se comprar no varejo, experimente a germinação antes de levar grande quantidade. Algumas sementes somente encontraremos em lojas especializadas ou através de fornecedores.
Algumas sementes sem germe (descascadas) não irão germinar, mas ao colocá-las na água desencadearão seu "potencial germinativo", como o caso da aveia e da cevadinha.
O molho pode variar de algumas horas (lentilha rosa) ou até dias (24, 48 h ou até dias, trocando a água diariamente) como as castanhas, coco, nozes, aveia e avelãs.
fonte: site Semente Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário