Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Coleta e Princípios Ativos

Princípios Ativos - Substâncias que vão atuar como medicinais. Provenientes do metabolismo secundário das plantas e suas funções fisiológicas estão divididas em vários grupos de acordo com suas funções e estrutura química. O óleo essencial é o mais importante sob o ponto de vista econômico, embora signifique apenas 0,1 % das plantas. São líquidos, evaporam sem deixar resíduos, peso específico menor que a água, insolúveis em água, incolores.
Coleta - A época ideal para coleta de folhas, flores e caules é o início da floração. A parte subterrânea (raiz/rizoma) deve ser coletada na estação seca (outono-inverno).
Princípios ativos encontrados nas plantas:
1.Gomas: Formam soluções adesivas se colocadas em água quente.. Propriedade emulsionante e estabilizante
2. Mucilagens: São semelhantes às gomas do ponto de vista químico. Mas com água formam solução coloidal, viscosa e não adesiva.Principal ação é como anti-inflamatória das mucosas, pois forma uma camada protetora, diminuindo as irritações locais. Em contato com água aumentam de volume, e apresentam efeito laxativo. Não deve sofrer ebulição prolongada, pois o calor diminui atividade biológica.
3. Pectina ou substâncias pécticas: São armazenadas em maiores quantidades nos frutos. Produção de geleias e antidiarreicos.
4. Taninos: Substâncias adstringentes (travosas) encontradas na maioria das plantas medicinais. Sua ação manifesta-se pela por uma retração do tecido lesado e precipitado de proteínas, formando uma camada protetora que possibilita o processo de cicatrização associado a uma ação hemostática e antidiarreica. São bastante solúveis em água e álcool. Não dever sofrer processo de fervura prolongado e podem ser usados interna e externamente.
5. Glicosídios: Substâncias frequentes no reino vegetal, composta por uma fração açúcar e outra não açúcar (genina). De acordo com a estrutura da genina, os glicosídios podem ser classificados:
5.1- G.Salicílicos - Os primeiros descobertos foram os salicina, encontrados nas cascas das árvores Salix e Populus, próximas aos cursos de rios em climas frios. Ação anti-reumática e anti-pirética.
5.2 G. cianogéticos - Estão presentes em várias famílias (rosaceae, leguminosae, euphorbiaceae) e quando hidrolisados liberam ácido cianídrico ou prússico, daí a ação de toxicidade.
5.3. G. Cardiotônicos e cardioativos - Grupos de substâncias mais importantes na terapêutica. São encontrados em vegetais e não foi produzido ainda seu equivalente sintético. Trata-se de substâncias capazes de regularizar os distúrbios funcionais do aparelho circulatório, reforçando a atividade cardíaca insuficiente e restabelecendo a distribuição normal do volume sanguíneo nas artérias e veias.
5.4. G. antraquinônicos - Ação purgante ou laxante. Excita os movimentos peristálticos do intestino grosso. Deve ser usada com moderação.
5.5. G. flavonoides - São encontrados em muitas famílias botânicas, usualmente mais concentradas em folhas e flores. Ação: diurética, anti-inflamatória, antiespasmódica, ação tônica sobre o coração e circulação venosa.
5.6. G. sulfurados - Encontrados em algumas famílias ( crucíferas, tropaeoláceas e liliaceas) e se caracterizam por conter enxofre em suas moléculas. Ação anti-séptica e estimulante estomacal, consumidos em saladas. Aplicação tópica pode causar irritação e vasodilatação.
5.7. G. cumarínicos – Substâncias difundidas no reino vegetal.
6. Saponina: Substância orgânica que faz espuma quando agitada com água e se parece com sabão. Tóxicas se injetadas diretamente na corrente sanguínea.
7. Alcaloides: È amarga e tóxica.
8. Lactonas sesquiterpênicas: Substâncias amargas encontradas quase sempre na família das compostas. Algumas são citostáticas, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Reações alérgicas e dermatites estão associadas a essas substâncias.
9. Óleos essenciais: Substâncias líquidas, oleosas, voláteis e aromáticas.
10. Resinas: Produtos das secreções de células resiníferas, presentes em algumas plantas das famílias das coníferas e leguminosas, que exsudam mediante incisões.
11. Óleo-resina: Substâncias naturais de consistência espessa, produtos de secreção da planta. Constituídas por óleos essenciais e resinas. São antissépticas das vias respiratórias ou alucinogênicas, como no caso da cannabis.
12. Componentes minerais: Encontrados em quase todas as plantas e indispensáveis aos processos vitais humanos, com ação reconstituinte e oxidante. São indispensáveis para a atividade da maioria das enzimas.
13. Vitaminas: Vitaminas hidrossolúveis do grupo B (B1, B2, B6, B12, C, P) e lipossolúveis do grupo A (A, D, E, K).

Nenhum comentário:

Postar um comentário