Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ervas da Cozinha

COENTRO
(Coriandrum sativum)

O nome vem do grego Koriandron que significa percevejo. Provavelmente originária da Europa meridional, é encontrada espontaneamente na Espanha. No Brasil é bastante consumida no nordeste, principalmente como tempero de peixes.

Suas flores são brancas ou roxeadas e formam um tipo de guarda-chuva. Produz frutos que depois de secos e quebrados revelam duas sementes.É um ótimo estimulante, particularmente do aparelho digestivo, combate diarreias e gases intestinais. Seus frutos - as sementes - entram na fabricação de licores finos, na perfumaria, na farmácia, na composição de água de melissa. Pode ser preparado sob a forma de infusão, alcoolato, óleo essencial, pó e tintura para combater doenças gastrointestinais e purificar o sangue.

Mas cuidado : quando consumido em grandes doses,pode ser venenoso.

ESTRAGÃO
(Artemísia drunculus)

É uma planta herbácea, perene, da família das Composta, a mesma da losna, artemísia, bardana, tupinambur e camomila, entre outras. É originária da Europa Oriental, Mongólia e Sibéria. Na França é muito cultivado por suas qualidades aromáticas e condimentares, sendo considerado o "pai" de todas as ervas, pois realça-lhes o sabor.

Tem folhas estreitas e compridas, podendo florescer em cachos de pequenas flores, mas dificilmente produz sementes. Suas raízes se espalham e soltam rebentos que formam a touceira. O sabor de suas folhas lembram de anis, um gosto picante e aromático, muito agradável.Na medicina natural o estragão é usado no alívio da cólica menstrual.

LOURO
(Laurus nobilis)

Os gregos antigos associavam o louro ao deus Apolo e usavam as folhas da planta para coroar os seus guerreiros. Depois, aqueles que se destacavam em competições esportivas é que passaram a receber a coroa.

O louro ou loureiro pertence à família das lauráceas e é originário do Oriente Médio, na Ásia.

Tem folhas em forma de lanças, verde-escuras e brilhantes na parte superior e verde-claras e opacas na inferior,com 5 a 10 cm de comprimento. As flores são amarelas. Os frutos são bagas ovais que, quando maduros tornam-se negros. Têm propriedades anti-sépticas, estimulantes, sudoríferas, sedativas, além de combaterem a má digestão e o reumatismo.

ORÉGANO
(Origanum vulgare)

Antes que os italianos se apropriassem do orégano, os gregos o adoravam como tempero.

Faziam vinhos aromáticos com as folhas e chegaram a batiza-lo de "alegria da montanha". Depois se tornou uma das marcas registradas de toda a cozinha mediterrânea . O orégano ou orégão é uma erva aromática e medicinal nativa da Europa Ocidental e da Ásia; no Brasil só é cultivada. As folhas são ovais e pontiagudas, verde-escuras e as flores avermelhadas, agrupam-se em tufos. No Brasil existem regiões onde o orégano vive vários anos, mas não produz flores, devido às condições climáticas. A planta toda emana um forte aroma característico e intenso.Tem propriedades estimulantes, digestivas, expectorantes e diuréticas, mais acentuadas no óleo das flores.

SÁLVIA
(Salvia officinalis L.)

A sálvia, também chamada de salva-das boticas, é um pequeno arbusto da família das labiadas, originário da Europa. As folhas são alongadas e arredondadas nos cantos, recobertas pôr pelos finos e macios.

As flores, em tons de violeta, rosa ou branco, surgem agrupadas em espigas e são melíferas. Apresenta um aroma agradável e característico, com sabor quente, picante e um pouco amargo.

O chá é indicado para distúrbios gastrointestinais pois tem propriedades antiespasmódicas, além de anti-sépticas, cicatrizantes, hipoglicemiantes, diuréticas, hemostáticas, digestivas e anti-reumáticas.

usada nas inflamações de garganta, como tônico-estimulante, anti-depressivo e contra o esgotamento físico.

SEGURELHA
(Satureja hortensis)

A segurelha ou segurelha-de-verão é uma planta anual originária da Europa e pertencente à família das labiadas (como a hortelã, poejo, alfavaca, manjericão, tomilho, manjerona, alecrim, orégano etc.).

O nome vem do latim "satureia" que significa sátiro. As folhas são pequenas, pontudas e verde-acinzentadas. As flores também são de tamanho reduzido e nas tonalidades branca, rosada ou lilás.

Outra variedade dessa planta, a segurelha-de-inverno (Satureja montana) é semelhante a ela, mas é perene. Estimula o metabolismo, abre o apetite e tem ação tônica, fortalecendo o organismo.

TOMILHO
(Thymus vulgaris)

O tomilho ou timo é uma planta perene nativa da Europa e aclimatada no Brasil.

Foi usada como incenso nos templos da Grécia antiga, onde era considerado sinônimo de graça, elegância e coragem. E também como ingrediente das substâncias usadas pelos egípcios para embalsamar corpos.

As pequenas folhas tem a forma de ponta de lança e são verde-cinzentas em um dos lados.

Na medicina natural, usa-se toda a planta florida e atua principalmente no aparelho respiratório e no digestivo.

O chá combate cólicas, gases, diarreia e corrimento vaginal, atuando como anti-séptico. É ingrediente de vários licores de ervas dos Alpes, onde é usado como calmante para a tosse. O banho com as folhas cozidas é indicado no reumatismo e gota (fricção) e para crianças raquíticas, debilitadas e também para pessoas nervosas.

Na Europa, vários preparados à base de tomilho, são comercializados como remédios para a tosse, aditivos para banhos e emulsões.

MANJERICÃO
(Ocimum basilicum)

O manjericão é uma planta da família das labiadas, que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes. A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu, também chamado de manjericão doce. No Brasil, essa espécie não deve ser confundida

com outras, também conhecidas como manjericão ou alfavaca. O manjericão-doce é originário da Ásia (Índia) e África (Egito). No Brasil, a planta, tem folhas largas e aromáticas e dá flores brancas: usamos apenas as folhas. O nome vem do grego BASILIKON e quer dizer "erva rainha". É costume colocar ramos dessa erva nas gavetas e armários para perfumá-los e repelir insetos. Na bruxaria dizem que espanta pragas e maus espíritos. São também da família das labiadas a hortelã, alecrim, melissa, poejo, orégano, tomilho, alfavaca, manjerona, entre outras.

Como planta medicinal o manjericão combate vômitos, cólicas intestinais e diarreias; ativa os órgãos sexuais, a menstruação e combate a esterilidade. Age sobre o aparelho urinário ativando os rins e aliviando o ardor à micção. Atua nos estados gripais aliviando tosses, bronquite e rouquidão. Usa-se o chá de folhas de manjericão em gargarejo para as dores de garganta; em bochechos ajuda a cicatrizar aftas; o chá é diurético,aliviando a disúria. É tônico e anti-séptico.

MANJERONA
(Origanum majorana L)

A manjerona ou amáraco, é uma planta herbácea da família das labiadas, a mesma da hortelã, alecrim, orégano,

tomilho, poejo, manjericão, melissa e alfavaca entre outras. É originária da África e do Oriente Médio.

Era o símbolo da felicidade para os gregos e foi muito usada em sua culinária.. As folhas são pequenas, as flores se aglomeram em espigas formando um pequeno buquê em tons de rosa, branco ou lilás.

O óleo essencial, extraído das plantas floridas, é utilizado como aromatizante pelas indústrias de bebidas e alimentos. A manjerona é estimulante do aparelho digestivo, combate as cólicas, gazes e gastrite.

O chá de manjerona combate a úlcera estomacal e alivia as cólicas menstruais. Em compressas e cataplasmas acalmam as dores reumáticas agem como anti-inflamatório nas pancadas e torcicolos. A inalação com manjerona ajuda a eliminar o muco das gripes, prevenindo a sinusite.

ANETO
(Anethum graveolens L.)

É uma planta herbácea. As sementes de endro ou aneto possuem um odor agradável e forte, fresco e picante. O sabor é quente. As folhas são anisadas sem o sabor queimado das sementes.

Diurético, combate cólicas e a hiperacidez estomacal. Age também contra a insônia. É um dos principais remédios naturais contra a flatulência. Nas inflamações do olho, recomendam-se compressas do chá das sementes.

ALECRIM
(Rosmarinus officinalis)

O alecrim é um arbusto aromático da família das labíadas. Seu nome latino rosmarinus significa "o orvalho que vem do mar" porque as praias do Mediterrâneo cheiravam ao alecrim que crescia espontaneamente em suas areias.

Como chá alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo. Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário